-
 Postado originalmente por 5ms
Esse é um problemão à vista. A IBM e a Coca-Cola gastarão o que for necessário para ter o melhor.
Mas e aquelas empresas que vão registrar TLDs para venderem/distribuirem dominios de 2o. e 3o. niveis? Será que todas terão a preocupação de prestarem um bom serviço?
O que acontece se venderem zilhões de dominios e depois quebrarem?
Se eles realmente venderem zilhões, ou elas terão condições de contratar, ou vão quebrar e nisso algum registry bom irá assumir. Os novos sufixos prevêem um (ou mais) operador emergencial (EBERO) que entra em ação caso o serviço fique 4h fora do ar, voltando publicação em até 24h e atualização em até 72h, e a possibilidade de migrar um sufixo para um novo registry.
Me preocupam casos de promoções megalomaníacas (tipo domínio de graça como fez o .info em 2004) ou de sufixos que já declararam que nunca vão cobrar (dot Free); sem uma fonte de receita, esses sufixos podem viver até 3 anos no respirador artifical (o EBERO) mas depois disso, morrem.
-
Pareciam?
Eu sequer fazia idéia do que poderia significar slg.br (sociologo) e quando fui verificar encontrei outros "exóticos" como radio amador, cenografo, teologo, notário, por exemplo. Desculpa aí, mas a lista beira o ridiculo. Não por incluir essas classes, mas por deixar de incluir outras muito mais populares e populosas, como quimicos, geólogos, fisicos.
Essa lista do .br é simlesmente ridícula. Para escola é g12.br, nem dono de escola infantil sabe o que é isso... por que não colocaram um escola.br? Pode ficar geande, mas pelo menos ficaria claro, mas o ideal seria liberar o edu.br para as escolas de ensino fundamental.
-
Pareciam?
Eu sequer fazia idéia do que poderia significar slg.br (sociologo) e quando fui verificar encontrei outros "exóticos" como radio amador, cenografo, teologo, notário, por exemplo. Desculpa aí, mas a lista beira o ridiculo. Não por incluir essas classes, mas por deixar de incluir outras muito mais populares e populosas, como quimicos, geólogos, fisicos.
Uma das características do modelo brasileiro de governança de Internet é que essas definições não são do NIC.br, mas do CGI.br, e muitas delas já existiam quando o NIC.br foi criado; eram regras que o CGI.br ditava para a FAPESP gerir.
O NIC.br hoje tem um pouco (mas não muito) a mais de flexibilidade nisso, mas enquanto era um serviço na FAPESP havia uma gestão muito mais próxima do sistema de domínios. Hoje felizmente o CGI.br tem atuado num nível mais de desenvolvimento da Internet e a gestão propriamente dita com o conselho administrativo (que apesar de ser apontado pelo CGI.br é mais enxuto) e a diretoria do NIC.br.
Então as desculpas, elogios e críticas devem ser endereçadas aos então membros do CGI.br... o NIC.br executa a política então estabelecida.
-
 Postado originalmente por tekobr
Essa lista do .br é simlesmente ridícula. Para escola é g12.br, nem dono de escola infantil sabe o que é isso... por que não colocaram um escola.br? Pode ficar geande, mas pelo menos ficaria claro, mas o ideal seria liberar o edu.br para as escolas de ensino fundamental.
O g12.br foi uma tentativa de remeter ao .k12.xx.us (onde xx é o nome do estado). À época havia resistência em colocar qualquer coisa maior que 3 letras, e acho que o primeiro que quebrou essa regra foi o .coop.br. Algo de 3 letras talvez pudesse ser .fbm.br (fundamental, básico e médio), enquanto .escola.br ou .ensino.br ficaria muito mais legal (IMHO).
O processo global de novos sufixos pode ajudar a quebrar esse paradigma de 3 letras por aqui também.
-
 Postado originalmente por rubensk
elogios e críticas devem ser endereçadas aos então membros do CGI.br... o NIC.br executa a política então estabelecida.
elogios e CGI não cabem na mesma frase. Já cretinos e CGI dá para escrever um livro.
"Once you eliminate your number one problem, number two gets a promotion"
-
 Postado originalmente por rubensk
O g12.br foi uma tentativa de remeter ao .k12.xx.us (onde xx é o nome do estado). À época havia resistência em colocar qualquer coisa maior que 3 letras, e acho que o primeiro que quebrou essa regra foi o .coop.br. Algo de 3 letras talvez pudesse ser .fbm.br (fundamental, básico e médio), enquanto .escola.br ou .ensino.br ficaria muito mais legal (IMHO).
O processo global de novos sufixos pode ajudar a quebrar esse paradigma de 3 letras por aqui também.
Tanto ensino.br como escola.br seriam interessantes, eles bem que poderiam abrir um debate sobre isso.
-
Também acho que deveria ser ensino.br apesar de grande, demonstra diretamente qual a finalidade, enquanto .edu.br dentre outros previamente disponibilizados não são tão claros (minha afirmação é mais direcionada a leigos pois um leigo você fala "po entra no .edu então o cara vai falar ahm ?, mais se vc diz po accessa o .escola ai ele no minimo vai enteder ou perguntar, po isso é na internet ?).
Os mesmos também devem ser bloqueados e somente quem tem a papelada necessária teria como adquirir o mesmo para evitar pessoas de má fe de registrarem os mesmos para picaretagem dessa forma todo mundo poderia acessar .escola.br como tranquilidade.
EDIT: OPA meu número de posts rola festa em ...
Última edição por prixone; 19-01-2012 às 23:24.
Permissões de Postagem