Muitos dos maiores sites e provedores de Internet (ISP) do mundo se comprometeram a habilitar permanentemente o IPv6 (próxima geração do Internet Protocol) em seus produtos e serviços a partir de 6 de junho. Empresas como AT&T, Comcast e Time Warner estão entre os 7 provedores globais que confirmaram o prazo, juntamente com alguns dos mais famosos sites do mundo, incluindo Facebook, Google, Yahoo e o Bing (da Microsoft).

Todas essas companhias anunciaram que atenderão a esse deadline como participantes de um evento chamado World IPv6 Launch (Lançamento Mundial do IPv6), que está sendo organizado pela Internet Society.

“O fato de que companhias líderes em vários mercados estão fazendo comprometimentos significativos para participar do World IPv6 Day Launch é mais um indicativo de que o IPv6 não é mais uma experiência de laboratório; ele está aqui e é um importante passo na evolução da Internet”, afirmou a CTO da Internet Society, Leslie Daigle.

Os provedores participantes do World IPv6 Launch concordaram em habilitar o IPv6 para que pelo menos 1% dos seus assinantes residenciais usem o IPv6 para acessar sites habilitados para o novo padrão. Outros provedores participantes incluem a japonesa KDDI, a francesa Free Telecom, a australiana Internode e a holandesa XS4ALL.

O IPv6 é o substituto do IPv4, o principal protocolo de comunicações da Internet, que está ficando sem espaço para endereços. O IPv6 não é compatível com o IPv4, por isso as operadoras de rede e sites precisam atualizar hardware e software para suportá-lo. As operadoras de rede podem tanto trabalhar com ambos, no que é chamado de modo dual-stack, ou fazer a “tradução” entre IPv4 e IPv6, o que poderia adicionar latência (lentidão) e custos extras.

fonte: IPv6: provedores e sites se comprometem com in