Resultados 1 a 5 de 5
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010

Os 450 mil servidores da Amazon

O número de servidores utilizados pela Microsoft, Google, IBM, Apple, Rackspace, Softlayer, Akamai, OVH, Amazon é um assunto que sempre atrai a atenção dos leitores e provoca discussões porque muitas vezes é uma informação mantida em segredo. Qualquer artigo com estimativas tiradas de alguma cartola é garantia de aumento de tráfego nos sites de noticias. Na última adivinhação da vez, o número de servidores da Amazon, tenho certeza que os sites aqui da terrinha publicaram a tradução de textos redigidos no exterior e ... bola pra frente -- tal qual aquelas previsões de final de ano apresentadas pelo Fantástico, o assunto já encheu linguiça e vendeu anúncios.

Acontece que o mágico que realizou a estimativa surpreendeu-se com a repercussão e resolveu expôr a metodologia que usou, visando receber criticas e contribuições, assim como postou algumas adivinhações intermediárias.

Estou postando aqui uma das tabelas. O que vocês acham desses números de São Paulo?

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    1.600 servidores? 25 racks?

aonde fica isso tudo?
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Sobre a localização, o Cresci postou o seguinte em outro tópico:

Citação Postado originalmente por cresci Ver Post
    3. Uma das zonas de disponibilidadde fica na TIVIT SP e a outra na CTBC Campinas. O POP deles parece que é no Terremark (porque tem redundância de subida para Miami lá). Além de estarem no PTT, têm trânsito de vários outros carriers (incluindo a própria Terremark e Global Crossing que eu já tenha visto).
    Sobre os números em SP, essa é a razão do tópico.

A metodologia assume uma suposta regra de utilização de IPs para determinar o número de racks e extrapola o número total de servidores assumindo 64 por rack (4 blades 10u). Nos comentários do artigo original, levanta-se a questão da Amazon ter alocados cerca de 1 milhão de IPs, o que daria uma média de 2 IPs por servidor. O autor do artigo responde o seguinte:

For the record, AWS has 1,589,248 public routable IP addresses. I assume most of them are reserved for EC2, as S3, SimpleDB etc. only need a few publicly routable IP addresses. Our data shows a lot of racks have between 30 and 80 instances, then a lot with fewer than 10 instances.
    Para mim, motivo suficiente para considerar 450 mil servidores uma estimativa temerária.
    Última edição por 5ms; 16-03-2012 às 13:40.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Outros comentários pertinentes:

secabeen says:
    March 15, 2012 at 5:40 am

In public lectures by AWS employees they have clearly described their infrastructure as 1U-based. Heat dissipation is a big part of their costs, and blade servers trade heat for space, which is a bad trade, as space is cheap compared to heat management. I’d assume that their infrastructure is not dense.

MikeD says:
    March 15, 2012 at 9:15 pm

Let’s try it from a power angle… 322k servers running @ 250W each (extremely conservative) means the Virginia facility would need at least 80MW just to run the servers. So we’re talking 100MW+ to run the entire facility (cooling, power loss, etc).

If you assume a more moderate power draw… say 350W per blade, that’s 130MW+ facility.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Em um determinado datacenter cujo nome não sei se posso dizer, e do qual fui cliente e estive presente fisicamente dentro, a Amazon era minha vizinha e tem um cage de servidores edge da CDN deles naquela determinada cidade (não tem EC2 naquela localidade). Neste cage em específico eram racks de 36U cheios com de 32 servidores, todos de 1U.

Minha instance na Amazon SP indica um Intel E5645. Logo, um Dual processor desses (não tem razão deles colocarem monoprocessado) consome de 1.5A idle a 2.5A full power, logo, média de 2A, que é igual a 240W.

Permissões de Postagem