A Canonical está concentrando esforços na nuvem e como parte dessa estratégia anuncia hoje, 26, a atualização do Ubuntu Linux. O Ubuntu Server 12.04 LTS (Long Term Solution) contará com a última versão do OpenStack para a cloud, tornando mais fácil o uso do sistema operacional na nuvem e a entrega de cargas de trabalho.

“A camada de nuvem automatiza a carga de trabalho", explica Steve George, vice-presidente de produtos e comunicação da Canonical. Segundo a empresa, usuários receberão suporte da empresa [para atualização e correções de segurança] para o produto por até cinco anos.

O OpenStack, que pode ser usado para nuvens públicas ou privadas, é baseado em código aberto e oferece uma alternativa para soluções de cloud proprietárias de empresas como VMware e Microsoft, afirma George. De acordo com a empresa, a nova versão também suporta servidores ARM. "Somos o primeiro fabricante a trazer um sistema operacional para o mercado que tem suporte para a arquitetura ARM", disse George.

"A integração mais profunda e o suporte para o OpenStack é significativo na versão Ubuntu 12,04, e isso está ajudando a integração, certificação e suporte de fabricantes, como Dell, IBM e Cisco”, diz o analista Jay Lyman, da consultoria 451 Research.

A Canonical também está oferecendo a versão 12.04 para desktops, informa a companhia.

link: Ubuntu Server 12.04 chega com recursos para nuvem - Internet - IDG Now!