Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 20
  1. #1
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Procurando...
    Posts
    4,106

    Um marco para a Internet: hoje é Dia Mundial do IPv6

    A indústria online está se preparando para o que parece um momento divisor de águas na história da internet, que foi marcado para hoje, dia 6 de junho - a data do lançamento mundial do IPv6.

    Nesse dia, os provedores de internet, fabricantes de roteadores e companhias web ao redor do mundo irão ativar permanentemente a sexta versão do esquema de endereçamento de IP em seus produtos e serviços, numa tentativa de começar uma transição global para o novo protocolo de internet.

    Provedores como AT&T, Comcast e a rede educacional britânica Janet irão habilitar o IPv6 para uma quantidade suficiente de usuários para que pelo menos 1% de seus assinantes residenciais possam utilizar o protocolo. Enquanto isso, fabricantes de equipamentos de rede domésticos como Cisco e D-Link irão ativar o IPv6 com padrão através de seus roteadores, e companhias como Facebook, Google e Bing irão habilitar permanentemente o protocolo em seus sites.

    "Internet das coisas"
    O IPv6 tem sido visto como essencial para o crescimento contínuo da internet, já que o protocolo atual, o IPv4 permite apenas 4.3 bilhões de endereços de IP, um número próximo da exaustão, devido à explosão de dispositivos conectados à web. Em comparação ao protocolo atual, o IPv6 suporta 3,4 trilhões de endereços. Além de acompanhar o crescimento da internet por um bom tempo, o novo protocolo também poderá permitir a chamada “Internet das Coisas”, dando condições para que seja possível que cada aparelho eletrônico possua um endereço de IP e compartilhe conteúdo com outros dispositivos, tudo isso sem intervenção humana.

    Em fevereiro de 2011, a Icann (Autoridade para Atribuição de Números da Internet, em tradução livre) enviou a última leva de endereços de IPv4 para os Registros Regionais de Internet (RRIs, em inglês), que são responsáveis pela distribuição dos endereços de IP para empresas e provedores de conexão. Quando esses estoques acabam, o que já aconteceu na Ásia, por exemplo, os RRIs não terão outra escolha senão começar a distribuir endereços IPv6. O protocolo antigo e o atual podem coexistir, entretanto não podem se intercomunicar, o que significa que funcionarão em paralelo por algum tempo, para evitar rupturas na rede. No entanto, isso depende muito da NAT (Transferência de Endereço de Rede, em tradução, processo responsável por reescrever endereços de IP), que limita a performance da Internet.

    Voo de teste
    Em junho do ano passado, o IPv6 foi testado, e gigantes como Facebook, Google e Yahoo habilitaram o novo protocolo em seus principais serviços por 24 horas. O experimento foi um sucesso, apesar de que um pequeno número de pessoas reportou que o carregamento de página estava mais lento. Contudo, um ano depois, a Internet Society decidiu que a indústria estava pronta para ativar o IPV6 permanentemente.

    A relutância para ativar o IPv6 pode ser devido em partes ao investimento requerido, tanto em termos de custos operacionais quanto em atualizar os equipamentos físicos como modems de banda larga de set top boxes. Porém, grande parte das companhias têm comprado aparelhos nos últimos anos que suportam tanto protocolos IPv4 quanto IPv6.

    Daniel Karrenberg, cientista-chefe da Ripe NCC, RRI do Reino Unido, afirma que não espera problemas em grande escala em serviços de Internet por causa do lançamento mundial do IPv6, já que muitos problemas do teste realizado em 2011 já foram resolvidos. Por exemplo, durante esse experimento foi diagnosticado que algumas redes parecem suportar o IPv6, quando na verdade não o fazem, pois alguns sistemas operacionais estão programados para tentarem se conectar através do IPv6 em um primeiro momento, antes de voltarem para o IPv4, o que causou atrasos consideráveis para alguns usuários.

    link: Um marco para a Internet: hoje
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

  2. #2
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    14,999
    Um momento divisor de águas na história dos que dividiram e levaram comissão e os que ainda não dividiram e querem levar.

    É só botar o pé no mundo real para descobrir o total descaso dos data centers com conectividade IPv6. Enquanto problemas nas conexões IPv4 recebem atenção imediata, IPv6 é outra estória, para ser resolvida após 10h de downtime, ou muito mais.

    Comentário de um provedor após 30h de dowtime das conexões IPv6:


    It does look like IPv6 is like an addon feature for them at the moment rather than something they need to make sure is up and working all the time. That's a view I've seen at other datacenters too.
    Aí você pensa: puts, 30 horas fora do ar perdeu um monte de acessos.

    Depende. Eu realizei vários experimentos e a demanda, na maioria absoluta, é de cache nameservers tentando obter endereços IPv6 de auth ns. Você então pode achar que esses cache ns querem os IPv6 auth ns para obter resolução IPv6 de hostnames, o que simplesmente é raro acontecer. O que eu tenho observado é o cache ns pegar o endereço IPv6 do auth ns e usá-lo para submeter uma query IPv4 através da conexão IPv6. Acesso de conteudo usando IPv6 ainda é insignificante no mundo todo.
    Última edição por 5ms; 23-07-2012 às 20:30.

  3. #3
    Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    403
    No Brasil algum provedor domestico já oferece IPv6 aos utilizadores nativamente? Em Portugal muitas promessas mas até ao momento nada ainda.
    Sampling Line - Serviços e Internet, Lda.
    PTServidor - Alojamento Web, Domínios, Lojas, VPS, Radios, Dedicados, Housing/Colocation
    Blog PTServidor | Registrar Oficial FCCN|MS Partner|R1Soft

  4. #4
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    14,999
    Citação Postado originalmente por asturmas Ver Post
    No Brasil algum provedor domestico já oferece IPv6 aos utilizadores nativamente? Em Portugal muitas promessas mas até ao momento nada ainda.
    O Rubens postou esse link em outro tópico: Terra::IPv6 | Bem vindo ao blog IPv6 do Terra

    Lá você encontra esse post de janeiro/2012


    Trânsito IPv6
    Posted on 19/01/2012 by ruy.neto

    Visando garantir disponibilidade e performance nos acessos IPv6 o Terra ativou recentemente trânsito IPv6 com a operadora Telefonica através de 2 circuitos de 10Gb em São Paulo. Outra alternativa para os interessados em garantir o acesso em v6 é utilizar a operadora Algar Telecom (CTBC) via acesso tunelado ou nativo (via PTT – por exemplo). Mais informações no site http://ipv6.algartelecom.com.br
    Contudo, não sei dizer se existem usuários domésticos no Brasil com acesso nativo e também não sei dizer se os modems domésticos que as operadoras instalam na forma de comodato são compativeis ou precisam de atualizações de software.

  5. #5
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    14,999
    Acabei de receber do monitoramento:

    [NOC7] New York Ping6 NY4 Up (Downtime: 3 h 8 m 21 s): OK

    E o IPv4? 100% uptime

    Até colocar os servidores com IPv6 sob monitoramento eu achava que o problema com o IPv6 era apenas de rotas ruins, falta eventual de conectividade entre carriers, packet loss, mas o buraco é mais embaixo.

  6. #6
    Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    403
    Ainda existe um longo caminho a percorrer quanto ao IPv6... O unico problema é o IPv4 não durar tanto tempo assim..
    Sampling Line - Serviços e Internet, Lda.
    PTServidor - Alojamento Web, Domínios, Lojas, VPS, Radios, Dedicados, Housing/Colocation
    Blog PTServidor | Registrar Oficial FCCN|MS Partner|R1Soft

  7. #7
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    1,608
    Acho que o mundo inteiro vai empurrar essa migração com a barriga e quando encontrarmos problemas como este do 5ms, teremos que pagar valores adicionais p/ ser resolvido. :P
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

  8. #8
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Posts
    1,036
    Uma amostra de conteúdos populares na Internet:

    rubens:~ Rubens$ host UOL - O melhor conte
    UOL - O melhor conte has address 200.147.67.142
    UOL - O melhor conte has address 200.221.2.45
    UOL - O melhor conte has IPv6 address 2804:49c:319:430::100
    rubens:~ Rubens$ host iG - Not
    iG - Not has address 187.31.64.25
    rubens:~ Rubens$ host globo.com - Absolutamente tudo sobre not
    globo.com - Absolutamente tudo sobre not has address 186.192.82.163
    rubens:~ Rubens$ host Google
    Google is an alias for www-cctld.l.google.com.
    www-cctld.l.google.com has address 74.125.234.247
    www-cctld.l.google.com has address 74.125.234.248
    www-cctld.l.google.com has address 74.125.234.255
    www-cctld.l.google.com has IPv6 address 2800:3f0:4001:807::1018
    rubens:~ Rubens$ host Bing
    Bing has address 131.253.13.32
    rubens:~ Rubens$ host www.terra.com.br
    www.terra.com.br has address 200.154.56.80
    www.terra.com.br has IPv6 address 2001:12c0::aaaa:200:154:56:80

    (Notar que a globo.com tem IPv6, mas ela só responde o AAAA v6 se fizer a pergunta em v6)
    Última edição por rubensk; 24-07-2012 às 16:50.

  9. #9
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    14,999
    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    (Notar que a globo.com tem IPv6, mas ela só responde o AAAA v6 se fizer a pergunta em v6)

    O usuário com IPv6 pode consultar um cache ns que poderá consultar o IPv4 auth ns do Globo.com ...

  10. #10
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Posts
    1,036
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    O usuário com IPv6 pode consultar um cache ns que poderá consultar o IPv4 auth ns do Globo.com ...
    Que é o que todos os outros portais fazem, mas a Globo.com prefere só responder com quad-A se a consultar via v6. Não é a prática usual, mas é a deles.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •