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    Seja um chefe extraordinário com a ajuda dessas 8 dicas

    1) Negócios são um ecossistema, não um campo de batalha

    Chefes comuns enxergam os negócios como um conflito entre empresas, departamentos e grupos. Eles procuram formar exércitos para comandar, demonizam concorrentes, chamando-os de “inimigos” e tratam os clientes como um território a ser conquistado.

    Chefes extraordinários enxergam os negócios como uma simbiose, em que quanto mais diversificada a firma é, mais chances ela tem de sobreviver e conquistar o sucesso. Naturalmente, eles criam times que se adaptam rapidamente a novos mercados e que conseguem formar parcerias com outras empresas, clientes e até mesmo concorrentes.

    2) Uma empresa é uma comunidade, não uma máquina

    Chefes comuns consideram sua empresa uma máquina e seus empregados, engrenagens. Eles criam estruturas rígidas com regras igualmente severas para tentar manter o controle.

    Chefes extraordinários enxergam sua empresa como um conjunto de esperanças e sonhos individuais, todos conectados por um propósito maior. Eles incentivam seus funcionários a se dedicarem a seus desejos e, posteriormente, aos da comunidade e da empresa, por extensão.

    3) Gerenciamento é serviço, não controle

    Chefes comuns querem que seus funcionários façam exatamente o que as pessoas mandam eles fazerem. Eles estão atentos a qualquer indício de insubordinação e criam um ambiente onde a iniciativa de cada um é esmagada pela obrigação de obedecer ao chefe em todos os momentos.

    Chefes extraordinários traçam um panorama geral e depois se comprometem a conseguir os recursos necessários aos seus funcionários para que eles consigam cumprir as tarefas. A decisão não é tomada só pelas pessoas que comandam a empresa e cada time faz suas próprias regras. O chefe só intervém em casos de emergência.

    4) Meus empregados são meus companheiros, não meus filhos

    Chefes comuns veem seus funcionários como pessoas inferiores e imaturas que simplesmente não podem receber a confiança de ninguém se não estiverem sob supervisão.

    Chefes extraordinários tratam os funcionários como se cada um deles fosse a pessoa mais importante da empresa. Como resultado, os empregados de qualquer nível cuidam de si mesmos.

    5) A motivação vem da visão, não do medo

    Chefes comuns enxergam o medo – de ser demitido, do ridículo, da perda de privilégios – como uma estratégia crucial para motivar pessoas. Assim, empregados e gerentes ficam paralisados e são incapazes de correr riscos.

    Chefes extraordinários inspiram pessoas a verem um futuro melhor e como elas farão parte disso. Funcionários trabalham mais porque eles acreditam nos objetivos da empresa, realmente apreciam o que estão fazendo e (obviamente) terão participação nas recompensas.

    6) Mudança significa crescimento, não retrocesso

    Chefes comuns enxergam a mudança como uma ameaça, algo a ser encarado apenas quando a empresa já está à beira do desespero.

    Chefes extraordinários veem a mudança como uma parte inevitável da vida. Eles não valorizam a mudança por si mesma, mas sabem que o sucesso só é possível se os funcionários e a empresa aceitarem novas ideias e novas maneiras de fazer negócio.

    7) A tecnologia oferece fortalecimento, não automação

    Chefes comuns aderem à visão de que a tecnologia é um meio de aumentar o controle e tornar os acontecimentos mais previsíveis. Eles instalam sistemas que desumanizam e antagonizam funcionários.

    Chefes extraordinários enxergam a tecnologia como um modo de libertar as pessoas para serem criativas e construir melhores relacionamentos. Eles adaptam os sistemas para ferramentas como smatphones e tablets, que as pessoas realmente querem usar.

    8) O trabalho deve ser diversão, não meramente labuta

    Chefes comuns partilham da ideia de que o trabalho é um mal necessário. Eles esperam que os funcionários não gostem de seus trabalhos e, portanto devem ser opressores, quanto seus empregados são vítimas. Todos acabam seguindo esse pensamento.

    Chefes extraordinários veem o trabalho como algo que deve ser agradável, e, assim, acreditam que a coisa mais importante para o gerente é, na medida do possível, distribuir as pessoas em trabalhos que as façam felizes.

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  2. #2
    WHT-BR Top Member
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    9) A Lua é um grande queijo suiço

    10) Lulla foi o melhor presidente da historia dessepaiz.

  3. #3
    Guru Junior
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    11) A Dilma é a segunda melhor.
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