Com um estudo que indica que 80% das empresas não têm sites móveis adequados para a navegação nos celulares e smartphones, o Google decidiu criar uma ferramenta que fará, de graça, a adequação do site Internet para a mobilidade, revelou Peter Fernandes, diretor de mobilidade e mídias sociais do Google para a América Latina. Ferramenta estará disponível em agosto.

"A maior parte dos sites - especialmente os de varejo, essenciais para operações de comércio eletrônico - não está preparado para a mobilidade. Os sites são ruins de navegação. Eles replicam o modelo da Internet e não é assim que devem ser feitos", explicou Fernandes, que nesta quinta-feira, 09/08, participou de evento realizado pela SAP para parceiros e clientes na capital paulista.

"O grande problema desses sites móveis ruins é que o usuário fica com uma experiência bem ruim", acrescentou o executivo. Fernandes tocou num ponto sensível à mobilidade: muitas empresas - e de grande porte - não têm sites móveis adequados, mas têm aplicativos.

Para o executivo, essa estratégia não é a adequada. "O usuário não vai baixar um aplicativo se o site móvel é ruim", sustentou. E para quem não acredita no poder de negócios da mobilidade, o diretor do Google apresentou dados significativos. Segundo ele, hoje, no Brasil, 60% dos acessos de buscas já estão vindo dos dispositivos móveis, o que representa um incremento de 3000% em dois anos.

Ao falar da penetração de smartphones no Brasil, Fernandes disse que a base - em torno de 14% ou algo em torno de 27 milhões de celulares inteligentes - pode ser visto como um montante pequeno, diante dos 250 milhões de acessos ativos, mas o executivo do Google lembra que essa marca já coloca o Brasil maior que países como França, Austrália e outros. "O potencial de negócios é enorme", advertiu.

Fernandes não quis adiantar muito a estratégia do lançamento da ferramenta que fará sites móveis gratuitos no Brasil - o lançamento está, inicialmente, previsto para daqui a 30 dias - mas o Google já está disponibilizando uma ferramenta para que as empresas brasileiras façam uma avaliação do seu site móvel atual. Basta colocar a sua url no link: Pronto Para Entrar Na Era Mobile?

A decisão do Google de incentivar os sites móveis está, claro, relacionada a sua necessidade de monetizar o sistema de buscas nos dispositivos móveis. Mas também mostra que o novo meio de negócios não está sendo bem utilizado e preparado nas empresas - sejam elas de pequeno ou de grande porte.

Tanto é assim que o vice-presidente de Mobilidade da SAP para a América Latina, Mark Crofton, apresentou números bastante contundentes. Segundo ele, apenas 20% das empresas estão preparadas para o m-commerce. "Isso significa que há muito por fazer e adequar sistemas para os dispositivos móveis" salientou.

Dados também mostrados pela empresa - que está apostando na adequação dos seus aplicativos à mobilidade como estratégia - é que, em 2012, 10% do tráfego global da Internet já virá dos dispositivos móveis.

link: Convergncia Digital - Internet Mvel 3G - Google decide fazer sites gratuitos no Brasil