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  1. #1
    Louco pelo WHT Brasil
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    Sugestões de aparelho telefonônico p/ equipe de suporte técnico?

    Peço ajuda dos moderadores em mover esse tópico caso a categoria atual seja inadequada.

    O problema que enfrento em nosso pequeno suporte são os aparelhos de telefone. O meu antecessor na empresa optou por não usar um PABX e sim telefones sem fio com ramais. As linhas das quais recebemos as chamadas são um misto de telefone fixo e ATA SIP. O problema é o volume do áudio. Os clientes dizem nos ouvir perfeitamente, mas nós temos que pedir para repetirem tudo com uma velha surda. Se a linha ou aparelho telefônico do cliente tem em si um problema, fica inaudível. Então temos que pedir para ele entrar no chat para digitar as palavras que não entendemos. Enfim, uma situação insustentável.

    O que os senhores sugerem? Como há muito ruído no ambiente de trabalho, o meu sonho de consumo seriam headsets de telefone com fone para as duas orelhas, mas nunca encontrei essa opção no mercado. Telefones de mesa para nós é difícil pois a sala não possui piso elevado, muitas mesas ficam longe dos dutos/conduítes. Então preferencialmente procuro uma solução wireless mas, se for para deixar de ser a velha surda da Praça é Nossa, uma bagunça de fios até que compensa.

    Alguma sugestão? Desde já agradeço pela atenção dispensada.

  2. #2
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    Se o ambiente é barulhento e tem que pedir para o cliente entrar no chat para digitar palavras que não se consegue entender, um ninho de rato de fios é aceitável.

    O que não entendi é como funciona atualmente. O telefone toca numa "central" e a ligação é transferida para um ramal ou a ligação externa é direta para um ramal?

  3. #3
    Louco pelo WHT Brasil
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    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Se o ambiente é barulhento e tem que pedir para o cliente entrar no chat para digitar palavras que não se consegue entender, um ninho de rato de fios é aceitável.

    O que não entendi é como funciona atualmente. O telefone toca numa "central" e a ligação é transferida para um ramal ou a ligação externa é direta para um ramal?
    A linha telefônica é ligada diretamente a um aparelho de telefone sem fio que possui ramais (não é um PABX). Então todos os ramais tocam simultaneamente quando chega a ligação, o primeiro atendente que pegar um aparelho na mão (o mais próximo da mesa dele, ao alcance do braço) pega a ligação. São 4 pessoas, todas conseguem se ver.

  4. #4
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    Citação Postado originalmente por kurtkraut Ver Post
    A linha telefônica é ligada diretamente a um aparelho de telefone sem fio que possui ramais (não é um PABX). Então todos os ramais tocam simultaneamente quando chega a ligação, o primeiro atendente que pegar um aparelho na mão (o mais próximo da mesa dele, ao alcance do braço) pega a ligação. São 4 pessoas, todas conseguem se ver.

    Entendi. Eu tenho um Motorola Neo com ramais e no volume máximo o som é baixo. Eu achei que era uma solução prática mas numa empresa não funciona porque não se tem controle de nada.

    Uma opção de baixo custo é comprar no ML uma mini central PABX usada. Mesmo as mais antigas e simples tem funcionalidades bem interessantes, como registrar todas as chamadas recebidas e efetuadas em cada ramal e depois exportar esses dados, selecionar operadoras de acordo com o numero chamado, etc.

  5. #5
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    Bom, vc só tem uma linha PSTN de entrada? Então quando um tá atendendo os outros 3 estão em IDLE sem produzir?

  6. #6
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    Citação Postado originalmente por Dexterio Ver Post
    Bom, vc só tem uma linha PSTN de entrada? Então quando um tá atendendo os outros 3 estão em IDLE sem produzir?
    A entrada é feita por uma linha fixa comum (PSTN) e outra VoIP oriunda do ATA. Ambas são conectadas a dois aparelhos de telefone sem fio com ramal. Então o sistema comporta de fato apenas duas ligações telefônicas simultaneamente o que é suficiente para atender a demanda destes 4 profissionais.

  7. #7
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    Citação Postado originalmente por kurtkraut Ver Post
    A entrada é feita por uma linha fixa comum (PSTN) e outra VoIP oriunda do ATA. Ambas são conectadas a dois aparelhos de telefone sem fio com ramal. Então o sistema comporta de fato apenas duas ligações telefônicas simultaneamente o que é suficiente para atender a demanda destes 4 profissionais.
    Então já tem uma linha VoIP ai que está registrada no ATA, pode trocar o ATA por sofphones, e usar os headsets de dois ouvidos nos computadores. E ainda pode ocupar os 4 profissionais simultâneos, na mesma linha.

    Sobre a linha PSTN não sei dizer, portabilidade para VoIP talvez não seja possível. Melhor colocar recpção pra informar o numero novo.

    Que pensa?

  8. #8
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    Eu ainda queria insistir em esgotar possibilidades de solução de telefonia analógica (aparelhos de telefone feitos para linhas comuns) antes de partir para VoIP (que envolverá o elevado custo do servidor e maior trabalho na manutenção).

  9. #9
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    Citação Postado originalmente por kurtkraut Ver Post
    Eu ainda queria insistir em esgotar possibilidades de solução de telefonia analógica (aparelhos de telefone feitos para linhas comuns) antes de partir para VoIP (que envolverá o elevado custo do servidor e maior trabalho na manutenção).
    O futuro é VoIP, mas mesmo no 1o. mundo é frequente empresas perderem toda a comunicação externa porque usam exclusivamente VoIP e a conexão está com problemas. Até com datacenters acontece. Já na telefonia tradicional atualmente é rarissimo ocorrer indisponibilidade.

  10. #10
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    Para grandes empresas o VoIP hoje é a melhor solução, mas não para o caso do usuário acima. No Mercaso Livre tem umas centrais pequenas, e novas, que podem lhe atender, inclusive em algumas pode-se ligar a aparelhos VoIP (assim qualquer pessoa do escritório teria acesso a linha VoIP).

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