Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Procurando...
    Posts
    4,106

    Sucessor do Atom não será compatível com Linux, diz Intel

    O próximo lançamento da Intel, uma versão do Atom que recebeu o nome de "CloverTrail", não funcionará com o Linux. A empresa teria confirmado essa informação na quinta (13).
    Em vez disso, em um discurso durante o Intel DeveloperForum, em San Francisco, a empresa disse que o CloverTrail será um "chip um Windows 8", de acordo com uma reportagem do jornal The Inquirer.

    Aparentemente a Intel não ofereceu nenhuma explicação real para a sua decisão de não oferecer suporte ao Linux, mas a notícia já está causando preocupação entre os usuários do sistema operacional gratuito e open-source.

    Apostando no Windows 8

    O CloverTrail é uma nova versão do processador de baixo consumo Atom, destinado especificamente para uso em tablets. O OakTrail é uma versão anterior usada atualmente em tablets de empresas como a HP e a Dell.

    Em junho, a Intel anunciou que 20 tablets Windows já estavam usando o novo chip, incluindo o Asus Tablet 810, demonstrado na feira Computex esse mês.

    Sinais de que a Intel teria um foco exclusivo no Windows só começaram a aparecer no final de julho, quando foi noticiado que a empresa não tinha planos para a incluir o Android nos planos dos tablets com CloverTrail. Agora, com este último passo, aparentemente a fabricante descartou o Linux por completo.

    Problemas de gerenciamento de energia

    Levando em conta que a categoria tablet é dominada pelo Android baseado em Linux e pelo Unix baseado em iOS, a mudança da Intel certamente sugere uma decisão deliberada de colocar todas as fichas no próximo sistema operacional da Microsoft.

    Por outro lado, a fabricante reportou nos mínimos detalhes as novas tecnologias de gerenciamento de energia do chip, por isso - como o Inquirer sugere - é possível que o kernel do Linux simplesmente ainda não esteja em conformidade com esses requisitos. Na verdade, dificilmente poderia se esperar isso, uma vez que o chip é super novo.

    Será que isso continuará a acontecer nas próximas versões do kernel do Linux? Parece altamente improvável.

    Então, isso pode ser apenas um estado temporário. É claro que, se a Intel irá então decidir dar o seu "suporte oficial" para Linux - ou se vai continuar com o CloverTrail como "um chip Windows 8" - ai é outra história.

    link: TI Rio
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

  2. #2

  3. #3
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,033
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    A cartada final para matar o Linux em desktops.
    Tirando o fato que o Linux nasceu morto e suas versões para desktop são cópias desbotadas de outros sistemas, como os desktops estão em extinção e a Intel está fora do mercado de tablets e smartphones, os consumidores agora tem novos idolos para cultivar custando apenas U$ 35.

    Hardware is dead | VentureBeat

  4. #4
    Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Posts
    168
    Sou Linuxer e não vejo preocupação. Se o processador é voltado para tablets, não é um substituto do Atom. O Atom nunca foi embutido em portáteis, nem em notebooks. A falta de um Windows para ARM é mais danoso para Microsoft do que a falta de Linux num CloverTrail é para o Linux no desktop.

  5. #5
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,033
    Citação Postado originalmente por kurtkraut Ver Post
    O Atom nunca foi embutido em portáteis, nem em notebooks.


    Estou digitando esse texto num Samsung NC10.

  6. #6
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2,291
    Citação Postado originalmente por kurtkraut Ver Post
    O Atom nunca foi embutido em portáteis, nem em notebooks.
    Aliás, praticamente 100% dos netbooks vendidos no Brasil usam Atom, e a muitos dos notebooks baratinhos usam ele. Também fiquei confuso...

  7. #7
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Posts
    1,036
    Essa questão afeta apenas esta geração do produto, que a Intel "terceirizou" com um fabricante que não é amigável a open-source (não apenas a Linux). Se a Intel confirmar que a geração seguinte será de desenvolvimento interno, não há porque imaginar que essa não tenha suporte Linux.

  8. #8
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,033
    Supostamente os próximos chips da Intel para esses segmentos serão:

    Silvermont, a completely redesigned Atom chip due in 2013. And Haswell--a mainstream Intel chip targeted at ultrabooks, hybrids, and tablets--is due in 2013 also.

    Windows 8, a much more tablet-friendly OS than Windows 7, will run on both Intel/AMD chips and ARM.

    Intel's 'Clover Trail' to pair up with Windows 8 for tablets | Nanotech - The Circuits Blog - CNET News


    Sobre Linux "não rodar" no Clover Trail, não é bem assim:

    As outlined in The Inquirer's account of events, the issue is more a matter of optimization than an outright block: Linux doesn't yet know how to cope with all of Clover Trail's power state changes at the kernel level, which would put any penguin-powered PC at a disadvantage.

  9. #9
    Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Curitiba
    Posts
    28
    Ele vai rodar sim. A Intel já voltou atrás no que falou e disse que posteriormente trará compatibilidade.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •