Conforme o Convergência Digital antecipou com exclusividade no início de agosto, a empresa - preocupada com o fato de mais de 80% das empresas nacionais não terem sites adequados para a navegação nos smartphones e celulares - lançou uma ferramenta - que será gratuita por 12 meses. Ela faz parte da plataforma GoMo, iniciativa global para fomentar negócios móveis.

O anúncio formal do lançamento da plataforma foi feito ontem, 06/11, pelo Google. Em agosto, durante um evento da SAP, o Convergência Digital antecipou a estratégia. Na época, o diretor de mobilidade e mídias sociais do Google para a América Latina, Peter Fernandez, antecipou o lançamento da ferramenta. A preocupação com o momento nacional marcou a iniciativa. Isso porque estudo feito pelo Google revelou que 80% das empresas nacionais não têm sites móveis adequados para a navegação nos celulares e smartphones.

"A maior parte dos sites - especialmente os de varejo, essenciais para operações de comércio eletrônico - não está preparado para a mobilidade. Os sites são ruins de navegação. Eles replicam o modelo da Internet e não é assim que devem ser feitos", explicou Fernandez. "O grande problema desses sites móveis ruins é que o usuário fica com uma experiência bem ruim", acrescentou o executivo.

Ainda no evento, Fernandez, do Google, tocou num ponto sensível à mobilidade: muitas empresas - e de grande porte - não têm sites móveis adequados, mas têm aplicativos, o que, na visão dele, não era a melhor estratégia. "O usuário não vai baixar um aplicativo se o site móvel é ruim", sustentou. A ferramenta, desenvolvida em parceria com a DudaMobile, será gratuita por 12 meses. Depois, conforme reportagem publicada nesta terça-feira, 06/11, no Estado de São Paulo, será cobrada uma taxa de hospedagem.

Para ter acesso à ferramenta gratuita, as empresas devem acessar - Primeiros Passos

link: TI Rio