Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Procurando...
    Posts
    4,106

    Cientistas desenvolvem fibra ótica duas mil vezes mais rápida

    Uma equipe de cientistas da Universidade de Bangor, do País de Gales, criou um método de desenvolver fibras ópticas que podem transmitir dados em até 20 GBps, cerca de duas mil vezes mais rápido que a tecnologia atual.

    Batizada de Ocean, ela está sendo desenvolvida há três anos e utiliza um sistema chamado OpticalOrthogonalFrequencyDivisionMultiplexing (OOFDM).

    Segundo seus desenvolvedores, uma das principais vantagens da novidade é que, além de ser muito mais eficiente, ela deverá custar o mesmo preço do que as atuais tecnologias de fibra óptica.

    Não é a primeira vez que o método é bem sucedido em experiências. Em 2011, pesquisadores da Universidade de Sydney, Austrália, já haviam utilizado o sistema OOFDM para transmitir dados por 50 km a uma velocidade de 26 Tbps (terabits por segundo).

    Apesar das boas notícias, ainda há diversos pontos a se considerar antes de ver o novo sistema no mercado. A maioria das infraestruturas de transmissão de dados ainda é baseada em fios de cobre para banda larga. Além disso, háuma questão burocrática para se decidir quais seriam as prestadoras de serviço a abraçarem tal tecnologia.

    link: TI Rio
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

  2. #2
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Localização
    /sc/rionegrinho
    Posts
    1,036
    Vocês viram uma notícia de uns caras que desenvolveram uma capa de invisibilidade (que faz um treco burlando a reflexão da luz). Disseram que podiam usar essa tecnologia nas fibras, mas não lembro certinho da notícia.
    Alexandre Silva Hostert

    Veezon
    Gerenciamento de Servidores


    http://veezon.com.br
    http://br.linkedin.com/in/alexandreveezon

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •