Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 46
    Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Dec 2012

Sugestões para montar DATACENTER em casa.

Olá. Não se assustem pelo título. Sei que já existem outros tópicos do gênero, porém gostaria de conversas especificamente sobre as minhas necessidades, em questão de infra estrutura e planejamento. E não é nada grandioso de início.

Pretendo montar estrutura para um único servidor, e no futuro, se necessário expandir. Inicialmente, será também para apenas uso pessoal, sem clientes, para hospedar meus próprios sites. Ou seja, ter 100% de redundancia em tudo não é essencial, já que ninguém vai me enxer o saco ou me processar se algo sair errado.

Alugo dois servidores nos EUA, a um custo mensal que beira os R$ 3.000,00 devido as necessidades dos meus sites.

Tenho cerca de R$ 15.000 inicialmente para gastar, e disponibilidade de até uns R$ 4.000 mensais de despesas com o futuro servidor.

Já pesquisei alguns servidores, e vou adquirir um com 2 processadores Xeon 2630, 32GB de RAM, e 4 HDS em RAID 10, + 1 (Deverá custar uns R$ 10.000) , o que dará conta de substituir tranquilamente os 2 que tenho alugado.

----
    O link será um link dedicado em fibra ótica, da Copel. de 15 ou 20mb, full duplex, banda suficiente para o trafego atual dos 2 servidores juntos, que beira os 15MB (pois uso o cloudflare nos sites, o que reduz bastante o consumo de banda).

Em caso de queda de energia, terei um nobreak capaz de aguentar pelo menos umas 3 horas. Poderiam me sugerir algum?

--
    Então é isso. Quais seriam os outros equipamentos necessários? router, switch?

Os websites que serao hospedados no servidor, juntos, somam cerca de 100.000 visitas diárias. Porém, precisa de um servidor potente, pois hospeda sites de montagens de fotos, que requerem bastante processamento e escrita em disco.

Refrigeração - Será que precisarei de ar condicionado para apenas estes equipamentos? O espeço onde ficará o servidor é pequeno e abafado.

Poderiam contribuir com algumas dicas e sugestões?

Sugestões do tipo "Isto é lucura, perda de dinheiro, etc" não serão aceitas, visto que sei realmente que sairia mais em conta um servidor alugado nos eua, ou em colocation.

Mas sonho é sonho, além de que proporcionará bastante conhecimento.

Obrigado a todos.
    Abraço a todos.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Lendo seu tópico fiquei curioso com alguns pontos:

E se tiver problemas com incendio? Pensou em alguma alternativa.

Por mais chato que seja pensar nisso, em caso de roubo da sua casa, se este servidor for roubado tem algum problema? Ou você pensou em alguma proteção adicional neste sentido?

A casa ou o comodo está sujeito a desastres naturais (inundação, raio, empregada...)?

Por curiosidade, você ficará no mesmo ambiente onde o servidor vai estar? Porque supondo que utilize ar condicionado o tempo todo, não tem receio quanto a qualidade do ar que vai respirar o tempo todo neste ambiente?

A troca de bateria do nobreak precisa ser feita todo ano? Neste caso especifico, é praticamente obrigatorio o uso de bateria adicional?

Estou fazendo essas perguntas porque estou supondo que mesmo em casa esteja querendo manter o maximo de uptime.
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    Lendo seu tópico fiquei curioso com alguns pontos:

E se tiver problemas com incendio? Pensou em alguma alternativa.

Por mais chato que seja pensar nisso, em caso de roubo da sua casa, se este servidor for roubado tem algum problema? Ou você pensou em alguma proteção adicional neste sentido?

A casa ou o comodo está sujeito a desastres naturais (inundação, raio, empregada...)?

Por curiosidade, você ficará no mesmo ambiente onde o servidor vai estar? Porque supondo que utilize ar condicionado o tempo todo, não tem receio quanto a qualidade do ar que vai respirar o tempo todo neste ambiente?

A troca de bateria do nobreak precisa ser feita todo ano? Neste caso especifico, é praticamente obrigatorio o uso de bateria adicional?

Estou fazendo essas perguntas porque estou supondo que mesmo em casa esteja querendo manter o maximo de uptime.
    Em questão de incendio, o comodo é um ovo, deve ter no maximo uns 8m2, e de laje. Nao vai ter o que queimar la dentro, e se queimar nao vai ter por onde espalhar por outras partes da casa, visto ser um comodo externo, com porta apenas para fora, e uma janela pequena. No maximo vai derreter os equipamentos, e pronto.

Em questao de seguranca, pretendo por grade de ferro na porta, com pelo menos dois cadeados daqueles bem grandes, além de fechaduras. E é uma porta com vista da rua, entao, dificil um bandido ficar lá tentando arrombar uma porta, com todo mundo passando e vendo. Em questao da bateria do nobreak, se necessário troco.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Complementando meu post anterior.

O que seria necessário em termos de equipamento? É necessário algum router ou switch em especial?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Citação Postado originalmente por valters Ver Post
    Complementando meu post anterior.

O que seria necessário em termos de equipamento? É necessário algum router ou switch em especial?
    Normalmente esse tipo de link já vem com um roteador(sob administração da operadora), então você poderá usar qualquer switch para ligar os servidores. É até melhor usar os recursos de tratamento de pacotes dos servidores, que tem CPUs potentes, do que comprar um roteador com CPU fraca que se tornará a vítima ideal para DoS.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Normalmente esse tipo de link já vem com um roteador(sob administração da operadora), então você poderá usar qualquer switch para ligar os servidores. É até melhor usar os recursos de tratamento de pacotes dos servidores, que tem CPUs potentes, do que comprar um roteador com CPU fraca que se tornará a vítima ideal para DoS.
    Certo. Mas até mesmos estes switchs baratinhos que custam menos de 40 reais, servem?

Em questão a proteção contra DDOS, vou usar a cloudflare, assim possiveis atacantes, nao vao saber o ip do servidor, e ao tentarem me atacar, setarao atacando a cloudflare, que é uma espécie de proxy, e proteje muito bem.

--

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    • Roteador: Como dito aqui, muito provavelmente seu fornecedor de link te dará em comodato um roteador. Mas imagino que você não terá acesso a ele. Vale a pena você tem um roteador seu de borda com pleno controle. Já que é uma solução caseira e pela largura de banda que você citou, um Mikrotik de R$300 no varejo vai dar conta do recado e ainda suportar upgrades (por exemplo, caso sua brincadeira fique grande e você passe a ter dois fornecedores de link, ou obter um ASN e seu próprio bloco de IPs, já que há suporte de BGP). Se você não está rodando nenhum conteúdo ilegal ou que atraia ataques, você não precisará comprar um roteador que custe um carro popular.
    • Refrigeração: Depende da capacidade de refrigeração dos gabinetes dos servidores, do uso deles (muito uso de I/O e CPU aumentam a temperatura), a temperatura ambiente, a média anual de temperatura da sua cidade etc. Se você for usar hardware de desktop/varejo em vez de um servidor de grife, vale a pena arriscar: instale ferramentas de monitoramento de temperatura e acompanhe diariamente.
    • No-break: Compre no máximo que você conseguir pagar por um. O fabricante APC é de boa reputação e o site, além de em português, tem todas as especificações e ainda projeções de tempo de autonomia. Eu sempre achei que havia uma bruxaria no cálculo de KVA do consumo de servidores até que descobri que o povo que vende colocation em datacenters simplesmente considera/chuta que 1W da capacidade nominal da fonte de um dispositivo que você ligue no rack é igual a 1VA.

Ter servidor em casa é como ter gatos: você nunca vai reduzir a quantidade, sempre aumentará. Recomendo comprar um rack usado e montar tudo nele desde o dia um. E será útil para economizar espaço a não ser que você more em uma mansão e não tenha esposa. O que o chuvadenovembro levantou aqui sobre risco patrimonial e desastre natural (que além da empregada eu incluiria animais domésticos e crianças), tem que ser considerado. E por fim, se importaria de nos dizer que tipo de conteúdo é esse que você hospeda?

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Obrigado pelo resposta a kurtkraut.

Roteador
    Sobre o roteador, da marca Mikrotik, qual você poderia me sugerir, já que existem várias marcas, e eu realmente tenho sim, planos de no futuro adicionar mais um link, mesmo que bem inferior ao outro, para certa redundancia. Achei um Mikrotik Rb1200 por R$ 1.260 no mercado livre, que acredito que deva suprir minhas necessidades de sobra.
    Mikrotik rb1200, além de ser 1U, assim dá pra colocar no mesmo rack do servidor, pra ficar mais organizado o ambiente. Já andei lendo bastante sobre estas paradas de ASN, BGP, PTT, etc, mas muito confuso. No caso, pra se conectar a um PTT, seria necessário ter a propria fibra até o ptt? Sabe se os custos seriam muito altos?

Refrigeração
    Aqui na minha cidade, dificilmente passa de 30 graus, nos dias mais quentes. Talvez um servidor torre, seja mais eficiente em questão de refrigeração, ou será que nao?
    ---

O conteúdo a ser hospedado no servidor será alguns sites meus, sendo os mais visitados e que requerem mais do servidor, de montagem de fotos, mas nada de ilegal.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    valters, quanto ao Mikrotik, quando eu disse que um modelo de R$300 te atenderia, eu quis dizer trezentos reais mesmo. Você não fará BGP pelo que descreveu, então um RB2011UAS-IN te servirá. Você poderá até usar fibra ótica nele. O preço de R$1,2k para uma RB1200 está bom.

Quanto ao PTT, se você está cogitando isso, foge do "modo caseiro": não é um datacenter em casa "para hospedar meus sites". Você fica sempre reforçando a sensação de que não está sendo honesto conosco em dizer suas intenções e necessidades. E sim, os custos de conexão até o PTT são seus.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    10k pelos servidores? Duvideo-dó.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem