Resultados 1 a 8 de 8
    Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Dec 2011

Como ter 4gbit/s em um único servidor?

Olá,

Recebi um pedido incomum para terras tupiniquins: montar um servidor que consiga trafegar 4gbit/s. Por causa do I/O o solicitante já antecipou os SSDs. Mas o que é novidade para mim é a conectividade. Minha primeira ideia foi bonding com quatro placas de 1 gigabit/s, mas tenho minhas dúvidas se conseguirei uma placa-mãe com quatro slots PCI que permitam 1 gbit/s cada. Fico restrito então a uma placa 10 gigabit? Como nunca vi isso sendo ofertado no mercado brasileiro, não sei por onde começar.

Sugestões? Desde já agradeço.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Citação Postado originalmente por kurtkraut Ver Post
    Olá,

Recebi um pedido incomum para terras tupiniquins: montar um servidor que consiga trafegar 4gbit/s. Por causa do I/O o solicitante já antecipou os SSDs. Mas o que é novidade para mim é a conectividade. Minha primeira ideia foi bonding com quatro placas de 1 gigabit/s, mas tenho minhas dúvidas se conseguirei uma placa-mãe com quatro slots PCI que permitam 1 gbit/s cada. Fico restrito então a uma placa 10 gigabit? Como nunca vi isso sendo ofertado no mercado brasileiro, não sei por onde começar.

Sugestões? Desde já agradeço.
    O que é fácil de achar são placas com duas GigE. Duas delas dão 4 GigE, e você ainda pode deixar a onboard para gerenciamento.

Porém, as placas de 10 Gigabit tem maior inteligência embarcada, por exemplo a capacidade de rodar filtros de pacotes em wirespeed antes que os pacotes massacrem a CPU num DoS... então apesar de não ser restrito a usar uma placa 10 GigE, acaba sendo a melhor opção.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    O que é fácil de achar são placas com duas GigE. Duas delas dão 4 GigE, e você ainda pode deixar a onboard para gerenciamento.

Porém, as placas de 10 Gigabit tem maior inteligência embarcada, por exemplo a capacidade de rodar filtros de pacotes em wirespeed antes que os pacotes massacrem a CPU num DoS... então apesar de não ser restrito a usar uma placa 10 GigE, acaba sendo a melhor opção.
    Obrigado Rubens. Ampliando as perguntas aqui:

• Um slot PCI Express consegue atender a largura de banda as duas portas gigabit da mesma placa ou há um gargalo no slot? A bibliografia que achei é confusa sobre as velocidades.
    • Alguém vende placas 10 GigE? Não estou achando!

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por kurtkraut Ver Post
    Obrigado Rubens. Ampliando as perguntas aqui:

• Um slot PCI Express consegue atender a largura de banda as duas portas gigabit da mesma placa ou há um gargalo no slot? A bibliografia que achei é confusa sobre as velocidades.
    • Alguém vende placas 10 GigE? Não estou achando!
    Faz uma busca no google por "placa de rede 10gb", mas pelo que vi em alguns sites o produto é importado e custa aqui no Brasil em media 2 a 4 mil reais.

Pode sair mais barato você mesmo importar, olha no ebay: pci-e 10gbps | eBay

Outra solução pode ser uma placa como essa: Placa Mae Gigabyte Ga-z77x-ud5h - Pcie Gen 3 - Z77 - R$ 799,99 no MercadoLivre

Vem com 2 x 1GBPS on-board e tem conexões PCI-E para colocar mais 2 x 1GBPS off-board.

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Não sei se existe no Brasil mas 4 GB é padrão da Asus pelo menos desde a geração anterior e é bem barato.

Ex http://pt.asus.com/Server_Workstatio...rs/RS300E7PS4/

Networking 4 x Intel® 82574L + 1 x Mgmt LAN

PVP +- 600€
    600 € = 1 630.40551 Brazil reais
    Última edição por asturmas; 20-01-2013 às 23:56.
    Sampling Line - Serviços e Internet, Lda.
    PTServidor - Alojamento Web, Domínios, Lojas, VPS, Radios, Dedicados, Housing/Colocation
    Blog PTServidor | Registrar Oficial FCCN|MS Partner|R1Soft

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Considerando que 1Gbps custa R$ 100k/mes, entao o custo da placa de rede nao vai fazer nem cosquinha para quem vai gastar quase R$ 400.000/mes s'o de banda...

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Pode ser trafego interno/local? Pode ser para ligar a uma SAN...
    Sampling Line - Serviços e Internet, Lda.
    PTServidor - Alojamento Web, Domínios, Lojas, VPS, Radios, Dedicados, Housing/Colocation
    Blog PTServidor | Registrar Oficial FCCN|MS Partner|R1Soft

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Pra 4Gbits, sempre recomendo partir para uma NIC em 10Gbits diretamente.

Melhor do que ficar fazendo LACP (que dependendo do algoritmo não vai ajudar muito na questão throughput total tanto de ingress quanto de egress). E maioria das NICs de 10Gbit são dual ports que pode ser usado pra fazer um FailOver em LACP (que você dai não fica limitado em 1 Gbit por porta).

Ainda mais se o ambiente for para uma rede SAN via ISCSI/NFS da vida.

Detalhe, maioria das NICs de 10Gbit são em fibra, então depende de switch tambem e além do custo da NIC tem o valor dos módulos SFP+.

Se precisar de NICs/SPF+/Switchs com portas de 10G sei quem vende a um custo bem acessível para os padrões BR. Me envie MP.
    | VMware Certified Professional 5 | MCSA Windows Server 2012 | Red Hat Certified Engineer | https://www.linkedin.com/in/alanbesen |

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem