Resultados 1 a 3 de 3
  1. #1
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Procurando...
    Posts
    4,106

    Como aumentar a velocidade de sua conexão otimizando seu DNS

    Como aumentar a velocidade de sua conexão otimizando seu DNS

    Uma das maneiras mais fáceis de descrever o funcionamento da internet é imaginando um complexo sistema de tubos utilizados para transportar informações. A partir do momento em que você insere um endereço URL em seu navegador, você requisita que um pacote de dados seja transportado de um servidor localizado em alguma parte do Brasil – ou do mundo, no caso de sites estrangeiros – através de um caminho traçado por vários desses “tubos” interconectados.

    Uma peça fundamental em toda essa estrutura são os DNS – Domain Name Servers, ou Servidores de Nomes de Domínios. Trata-se de servidores especiais responsáveis pela comunicação entre a sua máquina e aquela que hospeda o site desejado, recebendo a URL do site e retornando o IP relativo aos arquivos da página requerida. Trata-se de algo totalmente invisível para nós, mas que acontece sempre que você entra em um novo artigo do Tecmundo, por exemplo.

    Podemos fazer uma analogia bastante simples: imagine que um carteiro deva entregar uma carta na sua residência. Para isto, ele precisa saber em que estado, cidade, região, bairro, rua e número a sua casa se encontra; em vez de ter todas essas informações complicadas, é mais fácil que ele saiba qual é seu CEP, que carrega grande parte dos dados necessários de uma forma mais fácil de ser memorizada. Na web, o CEP de um servidor é seu número IP, que por sua vez é simplificado para os “humanos” recebendo um nome qualquer: por exemplo, TecMundo - Descubra e aprenda tudo sobre tecnologia. Trata-se dos nameservers.

    E o que isso tem a ver com a velocidade da minha internet?

    Simples. Imagine que o carteiro tenha somente seu nome (nameserver/URL) e não o seu CEP (IP) para entregar uma correspondência. Ao ser enviado por alguém (browser), o carteiro precisa recorrer à um servidor DNS para “traduzir” seu nome em um endereço IP, tornando mais fácil a ida até sua residência (computador).

    Contudo, nem sempre um servidor DNS consegue localizar a URL que você inseriu e retornar um IP. Isto não significa que você não conseguirá acessar o site, e sim que irá demorar um pouco mais para fazer isto; os servidores de nome de domínio passarão a “conversar” entre si, enviando sua requisição para visualização do site e pacote de dados através de caminhos alternativos.

    Otimizando os servidores utilizados na transição desses dados, você consegue fazer com que eles cheguem mais rápido ao seu PC, sem “enrolações” em DNS quebrados ou mal funcionais.

    E como posso otimizar meu DNS?

    Existem diversos programas cuja única função é comparar o desempenho de servidores DNS e consertar automaticamente os “caminhos” nas quais os pacotes de dados são transportados. Um dos mais eficientes e simples é o DNS Benchmark, usado para fazer a comparação entre os servidores que você usou recentemente e conferir quais possuem o melhor tempo de resposta. Trata-se de um aplicativo bastante leve (menos de 180 KB) e que dispensa instalação. Baixe-o clicando no botão abaixo:

    Usando o DNS Benchmark

    Para utilizá-lo, basta seguir os três passos ensinados pelo próprio desenvolvedor, tendo certeza de que o DNS Benchmark seja o único programa conectado a internet (feche browsers ou quaisquer outros software que possam estar consumindo sua conexão):

    1) Clique em “Nameservers” para que o software liste os servidores DNS disponíveis para análise e comparação;

    2) Clique em “Run Benchmark” para iniciar o teste (atenção: este botão só será habilitado após a listagem do passo anterior);

    3) Aguarde que o término do benchmark e clique na aba “Conclusions” para visualizar o relatório.

    Configurando seu DNS

    Com os relatórios, você pode conferir de uma forma detalhada quais são os principais problemas relacionados a servidores DNS que possam estar atrapalhando o envio e recebimento de dados.

    O próprio DNS Benchmark organiza sozinho os servidores utilizados em sua máquina, colocando aqueles com maior desempenho no topo da lista de prioridade para uso; contudo, se você ainda não estiver satisfeito e desejar alterar seus DNS manualmente para outros endereços, basta utilizar outros aplicativos destinados a este fim, como o DNS Jumper e o Acrylic DNS Proxy.

    Após realizar esta mudança, vale a pena fazer alguns testes e conferir se o aumento da velocidade em seu PC.
    link: TI Rio
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

  2. #2
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,002
    Eta artigo "mal funcional" heim?

  3. #3
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Posts
    1,036
    Sem entrar na questão editorial, o NameBench é uma ótima ferramenta.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •