Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14
    {topmember}
    Data de Ingresso
    Nov 2010

Qual escolha: RAID 1 ou RAID 0

Qual seria a melhor escolhe em termos de desempenho, RAID1 ou RAID0 (via hardware) usando CentOS6 (com CloudLinux). A segurança dos dados (confiabilidade) não é importante neste caso específico.

Pelo http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID:

RAID0 - No striping, ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.
    Há problemas de confiabilidade e desempenho. RAID-0 não terá desempenho desejado com sistemas operacionais que não oferecem suporte a busca combinada de setores. Uma desvantagem desta organização é que a confiança se torna geometricamente pior. Um disco SLED com um tempo médio de vida de 20.000 horas será 4 vezes mais seguro do que 4 discos funcionando em paralelo com RAID 0 (admitindo-se que a capacidade de armazenamento somada dos quatro discos for igual ao do disco SLED). Como não existe redundância, não há confiabilidade neste tipo de organização.
    Vantagens:
    acesso rápido as informações (até 50% mais rápido);
    custo baixo para expansão de memória.
    Desvantagens:
    caso algum dos setores de algum dos HD’s venha a apresentar perda de informações, o mesmo arquivo que está dividido entre os mesmos setores dos demais HD’s não terão mais sentido existir, pois uma parte do arquivo foi corrompida, ou seja, caso algum disco falhe, não tem como recuperar;
    não é usada paridade.

RAID1 - é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
    Vantagens:
    caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco;
    segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).
    Desvantagens:
    custo relativamente alto se comparado ao RAID 0;
    ocorre aumento no tempo de escrita;

Na opinião dos amigos, qual a solução mais válida em termos de performance ?

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Sem dúvidas o RAID 0, uso aqui no meu pc é o desempenho é bem melhor já que o raid 0 divide os arquivos entre os HDs.

Por exemplo se você salva um arquivo de 1GB ele pode colocar 512MB em um HD e 512MB em outro, na hora de ler os dois HDs trabalham juntos dobrando a velocidade de leitura. O problema é que se um HD falha você perde tudo que está no outro.

RAID 0 = Performance
    RAID 1 = Segurança

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Raid 0 eu só usei no pc, cheguei a usar 4 hds e o desempenho era muito bom.

Se a questão de segurança e provável tempo em que o(s) site(s) deve, ficar offline em caso de falha de uma das hds não for problema, também acho que terá um desempenho com o dobro de velocidade na leitura/escrita de dados.
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Bom dia.

Um ótimo link sobre as questões de funcionamento e performance.

http://conf.com.br/TR1020-V4.1-RAID.pdf

Tirando as caracteristicas do produto abordado, a parte de performance e raid é padrão.

Lembrando, que controladora é 50% da performance, não somente nível de RAID.
    | VMware Certified Professional 5 | MCSA Windows Server 2012 | Red Hat Certified Engineer | https://www.linkedin.com/in/alanbesen |

{topmember}
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Obrigado - eu estou verificando as informação técnicas da controladora RAID usada.
    Alguma outra sugestão/opinião ?

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Duran.

Geralmente o que mais ajuda: Memória cache. Quanto mais melhor (principalmente para gravações não sequenciais e leituras comuns/continuas).

Processamento é um ponto a levar em considaração em conjuntos com mais de 5 discos usando RAID 5 ou 6 (calculo de paridade é BEM maior do que RAID 1/10, principalmente em rebuild).

Discos também são um ponto bastante importante, por exemplo não se faz RAID 5 com discos maiores que 1 TB. Cache do disco é importante também. E tente sempre pensar em discos com maior RPM possível (seja SATA ou SAS).

Use discos Enterprise Class, tem uma vida útil maior dos componentes móveis comparados aos SATAS tradicionais.
    | VMware Certified Professional 5 | MCSA Windows Server 2012 | Red Hat Certified Engineer | https://www.linkedin.com/in/alanbesen |

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por DuranDuran Ver Post
    A segurança dos dados (confiabilidade) não é importante neste caso específico.
    E quanto a disponibilidade?

{topmember}
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Pelas informações passadas pelo data center vejo que o melhor seria mesmo atuar sem RAID.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Se a confiabilidade e disponibilidade não for necessário...

RAID 0 e boa.

Senão, pegue 4 discos e faça um LVM para ter o espaço total dos discos (não é um RAID 0 em performance). Somente junta os discos em 1 único lógico.

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    @DuranDuran, eu seguiria sem RAID se o propósito for hospedagem cPanel e caso não haja outra opção de RAID.
    Dependendo do planejamento e do que se pretenda entregar, um terceiro disco pra uma partição especifica (/var ou outra que vá sofrer muita requisição).

O cloudLinux, na minha opinião, veio para resolver todos os problemas que você não tinha antes dele.
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

Permissões de Postagem