Windows 8 derrubou vendas de PCs, diz Samsung

São Paulo - Jung Dong-soo, executivo responsável pela área de chips da Samsung, achou um culpado para a queda nas vendas de PCs: o Windows 8, sistema operacional da Microsoft.

Em entrevista a jornalistas em Seoul, ele explicou que o sistema não cativou o público, que segue preferindo comprar um smartphone no lugar de um PC novinho. O executivo também disse estar desapontado com a Microsoft, que não trouxe inovações a ponto de ser uma plataforma competitiva, como eram os antigos lançamentos da empresa.

Dong-soo não parou por aí: disse que os fabricantes de computadores, como a Samsung, tinham em mente que o Windows fosse um sucesso imediato. Mas o que aconteceu foi uma chuva de críticas por causa dos recursos que não cativaram o mercado e nem o público, que preferiu ficar com o Windows 7 ao invés de migrar para a nova versão.

O executivo afirmou que não vê melhora nas vendas do Windows 8. Como teme o futuro do computador pessoal, ele direciona os esforços do seu departamento de chips para desenvolver smartphones e tablets. Esses gadgets, diz ele, têm potencial garantido para o futuro.

Crise – O Windows 8 ainda está presente em poucos computadores, segundo pesquisa da empresa americana Net Applications. Pelo terceiro mês consecutivo, o novo sistema operacional da Microsoft está crescendo abaixo do esperado.

No último mês, a plataforma chegou aos 3% dos PCs com Windows, contra 2,6% de janeiro. A rejeição dos usuários ao sistema pode ser ainda maior do que o fracasso do Windows Vista. Lançado em 2007, o sistema operacional estava presente em 4% de PCs com Windows após quatro meses disponível.

Segundo a pesquisa, até o momento, 44,55% dos usuários possuem o Windows 7 embarcado nos computadores, enquanto que o Windows XP – lançado há 11 anos – ainda está presente em 39% dos PCs. De acordo com o site CNet, um dos motivos da baixa adoção é a nova interface. Chamado de Metro, o visual do novo Windows substituiu o botão Iniciar padrão por um painel com ícones de aplicativos, em uma organização semelhante ao sistema para smartphones Windows Phone Mobile.

link: Windows 8 derrubou vendas de PCs, diz Samsung - Mercado - Not