HP passa a disputar mercado de serviços em nuvem no Brasil

Os CIOs brasileiros que estão avaliando a adoção de cloud computing passam a contar com mais um prestador de serviços na hora de escolher o seu fornecedor. É a HP que lançou nesta terça-feira (12/03) no País sua plataforma de cloud computing.

Batizada de Enterprise Cloud Services – Virtual Private Cloud (ECS/VPC), a nova plataforma estava em teste desde o início de 2013 e agora entra em operação comercial com a proposta de entregar uma oferta diferenciada aos clientes corporativos.

Segundo a HP, o seu serviço é o primeiro de nuvem híbrida do País. Assim os clientes podem criar serviços de cloud pública e privada, de acordo com suas necessidades.

O serviço contempla soluções de infraestrutura (IaaS) software (SaaS) e plataforma (PaaS) pelo modelo de serviço. O ECS/VPC será suportado pelos dois data centers da HP no Brasil, localizados nas cidades de Barueri e São Bernardo do Campo, na região da Grande São Paulo.

A plataforma faz parte do serviço global de nuvem da HP, que atualmente é oferecido nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia. “O Brasil passa agora a fazer parte desse mapa”, conta Luciano Corsini, vice-presidente e country manager da HP Enterprise Services no Brasil.

Apoio aos CIOs

Corsini informa que o ECS/VPC tem a missão de ajudar os executivos de TI em todas as etapas de migração para nuvem, desde o aconselhamento do projeto, passando pela redefinição da operação, transformação das aplicações até o gerenciamento.

Como ex-CIO da Visanet, Corsini afirma conhecer bem as dores que os líderes de TI estão sentindo no processo de mudança para nuvem. Ele observa que os gestores ainda têm muitas dúvidas sobre os benefícios desse modelo.

Ao mesmo tempo, os gestores de tecnologia estão sendo pressionados pelas áreas de negócios e usuários a darem respostas rápidas sobre os projetos de cloud. Todos querem ter acesso às aplicações a qualquer hora pelos mais variados tipos de dispositivos não importam onde estejam.

“O CIO está vivendo um grande dilema porque a mudança para nuvem não é fácil”, constata Corsini “Nosso objetivo é ajudá-lo a trilhar esse caminho de forma mais suave, sem correr riscos”, diz o executivo.

Inicialmente, a plataforma ECS/VPC contará com soluções de armazenamento, plataformas e projetos de desenvolvimento. Rodrigo Martineli, diretor de Estratégia e Alianças da HP Enterprise Services informa que em breve o serviço entregará ofertas para recuperação de desastre e de colaboração com aplicações SharePoint e Lync da Microsoft.

link: HP passa a disputar mercado de servi