Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 46
    Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011

Trabalhar vendendo VPS

Caros amigos,

Trabalho com hospedagem de sites há bastante tempo e, recentemente, comecei a pensar em vender também VPS, principalmente para alguns clientes que tenho onde a hospedagem compartilhada já não é o suficiente, às vezes por questões de carga no sites ou até mesmo de uma personalização mais apurada nas configurações para eles.

Pois bem... eu já tenho alguma experiência com gerenciamento e manutenção de servidores, porém na parte da virtualização não conheço quase nada, a não ser minhas máquinas virtuais que tenho em casa para ambientes de teste.

Sei que vou precisar de uma ótima máquina com bom processamento e memória... e, no mínimo, um Raid 0 para começar. O que vem me deixando "inseguro" quanto à iniciar os testes é a questão do software de virtualização. Sei que existem opções como VMWare, XEN, OpenVZ... quais deles vocês recomendam pensando em custo/benefício. Como é um projeto que estou começando agora e o meu público alvo inicial são os clientes que já tenho, qual seria a melhor opção para que eu possa começar a estudar como a coisa funciona? A minha previsão é de que eu comece a rodar o serviço após uns 2 ou 3 meses de "testes" fazendo simulações e aprendendo a lidar com os softwares de virtualização (ou até antes se a coisa for simples como falam).

Agradeço desde já toda a ajuda e atenção

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Você pode começar usando a virtualização OpenVZ já que será você mesmo que irá gerenciar os servidores virtuais. Opte também por usar um painel como o Virtualizor que vai he ajudar bastante.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Feb 2013

Wink

Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Você pode começar usando a virtualização OpenVZ já que será você mesmo que irá gerenciar os servidores virtuais. Opte também por usar um painel como o Virtualizor que vai he ajudar bastante.
    Concordo.

Nós utilizamos o painel SolusVM, pois tem um gerenciamento bem fácil e amigável.
    Hospedagem de Sites - Registro de Domínios - Lojas Virtuais - E-mail Marketing
    Twitter: @ddrhost -- Site: www.ddrhost.com.br

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    @eulergui

Você pode estudar openVZ numa VM criada em sua LAN via virtual box, sem necessidade de investir num dedicado. Você ainda pode pedir ao pessoal do SolusVM (ou a empresa desenvolvedora que definir) uma licença DEV, que funcionará em sua rede local sem maiores problemas. Tudo isso sem investir num dedicado real.

Ambientes para virtualização, no meu ponto de vista, não devem se valer de RAID 0. Se você parar para analisar, perceberá que isso será um risco (aumenta a velocidade de gravação, ao mesmo tempo que, se um disco parar......). Eu apenas estruturo servidores para virtualização com RAID 10 ou sem RAID (principalmente com discos SSD), seja para openVZ, KVM ou Xen.

Se for optar por Xen, você precisará estudar LVM, bastante.

Com ou sem painel, conhecer os fundamentos de manipulação por linha de comando é um diferencial requerido. Quando o pau quebrar, não será tão simples arranjar apoio como se é para problemas com ambientes cPanel ou linux em si.

E pra finalizar: Visual-Fusion
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Olha, mas vejam só... eu ia escrever RAID 1 e escrevi RAID 0... eu não sou muito fã de trabalhar com RAID 0, já passei por umas situações beeemm complicadas por causa do RAID 0 e peguei meio que hojeriza desse tipo de RAID.

Pessoal, muito obrigado pelas dicas até agora... se alguém tiver mais dicas pode ir escrevendo aqui que estou acompanhando de pertinho!

Quanto aos testes, a minha intenção é realmente trabalhar com um ambiente local pra tentar simular vários tipos de situações pra só depois passar para os clientes de verdade. Vou procurar um painel para facilitar minha vida mas vou tentar primeiro configurar e colocar tudo pra funcionar sem nenhum painel, entendendo cada coisa que for fazer via linha de comando e me precavendo para, caso dê algum problema mais grave, eu não fique completamente dependendo de painel. Sou "antigão" nesse sentido, prefiro aprender a fazer tudo "na unha" pra depois passar pra algo mais automatizado afim de economizar tempo, mas não me sinto seguro trabalhando só com interfaces bonitinhas e automatizadas sem entender o que está acontecendo por trás...

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e ficarei muito grato se puderem ir me auxiliando nessa época de estudos

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por eulergui Ver Post
    Olha, mas vejam só... eu ia escrever RAID 1 e escrevi RAID 0... eu não sou muito fã de trabalhar com RAID 0, já passei por umas situações beeemm complicadas por causa do RAID 0 e peguei meio que hojeriza desse tipo de RAID.
    RAID 1 para VPS só com SAS ou SSD. Sata não tem throughput e IOPS para suportar a carga com RAID 1 -- o usual é RAID 10.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    RAID 1 para VPS só com SAS ou SSD. Sata não tem throughput e IOPS para suportar a carga com RAID 1 -- o usual é RAID 10.
    Opa, isso foi importante saber! Eu já estava pensando em trabalhar com RAID 0 (por questões de custo mesmo).

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    RAID 0 para armazenar arquivos de clientes custa o quanto você gastou para adquirir os clientes

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    RAID 0 para armazenar arquivos de clientes custa o quanto você gastou para adquirir os clientes
    O problema, 5ms, não é quanto eu gastei para adquirir os clientes... é quanto eu gasto para mantê-los. Por exemplo... eu não faço overselling e pra cada conta de cliente que eu tenho, mantenho o mesmo espaço em backup fora do datacenter onde o cliente está hospedado, de preferência, em uma máquina "isolada". Eu mesmo trabalho com 2 revendas (sou cliente de revenda), em uma delas, eu tenho 50Gb de espaço e na outra tenho 200Gb de espaço (sim, sou pequeno), mas pra manter isso tudo sem que eu passe por uma situação constrangedora ou tenha que dizer pro cliente "Desculpe, mas perdi todos os seus dados", mantenho HOJE um servidor (dedicado) em outro datacenter (diferente dos 2) com um espaço de 500Gb para armazenagem de dados. Por isso estou ainda estudando sobre virtualização e vendo qual a melhor maneira de entrar nesse mercado de VPSs pois se eu vendo para o cliente um VPS com 30Gb de espaço e digo pra ele que manterei um backup disso, tenho que ter mais 30 Gb de espaço (no mínimo) em outra máquina, em outro datacenter porque pra mim backup na mesma máquina não conta como backup, no mesmo datacenter, pode até ser, mas no caso de dar um pau no datacenter (como houve um que pegou fogo certa vez) eu tenho como dar uma resposta rápida para o meu cliente e dizer "seus arquivos estarão no ar em X tempo" sem depender da resposta de terceiros.

Aí fica a minha pergunta... com os preços que temos hoje no mercado como é possível arcar com isso tudo sem pensar em minimizar os custos? Não penso apenas nos meus custos, penso também na qualidade e na confiabilidade dos dados. Pensei em RAID 0 pois é o que utilizo no meu servidor de backup. Queria ter um RAID 10, sim, claro, adoraria, mas o custo disso é alto e, como eu disse, sou pequeno. Mas mesmo sendo pequeno me preocupo bastante com a qualidade e confiabilidade dos dados que estão sendo confiados a mim.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Então já tá começando errado. O espaço pra backups secos é diferente de espaço para manter snapshots de VMs. Numa VM, a responsabilidade de backup é do seu usuário e não sua.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem