Resultados 1 a 6 de 6
    Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2011

XenServer e Fiber Channel

Olá.

Trabalho na USP e estou com um projeto aqui para virtualizar alguns servidores. Compramos 2 servers HP Proliant D370 e um storage HP tb (nao me lembro o modelo agora) com suporte a FB e iSCSI. Nos testes que eu fiz com maquinas simples, consegui montar um pool de servidores usando o XenServer (da Citrix, versao free) e adicionando um Shared Storage via iSCISI para poder migrar as VMs de um server p/ outro.
    A minha dúvida é: para que serve o FB? Sim, eu sei que é muito mais rápido que iSCSI e a conexao é direta, como se fosse um disco local. Porém, lendo a documentação do XenServer eu vi que para que um Pool de servidores funcione, eu preciso de um SharedStorage....e um SharedStorage TEM que ser acessivel via rede....logo, posso exluir FB. Neste caso, pra que eu usaria FB? E como funciona nos grandes data-centers?
    Eu também sei que eu posso ter um SharedStorage via iSCSI para criar/manter as VM's e adicionar um disco virtual na VM usando o 'canal' FB para este disco especifico....mas neste caso poderia dar problema ao mover a maquina para outro server, pois o mapeamento/modelo de placa HBA pode ser diferente. Afinal, onde estou marcando bobeira?
    Eu PRECISO que seja montando na forma de pool para pode migrar maquinas de um server p/ outro em tempo real (e para failover) e também gostaria de usar FB, já que tenho disponivel no server e no storage.

Obrigado

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    jmaurin,

Para certas opções no XenServer você tem que pagar, para migrações em tempo real em caso de failover você precisa do Citrix XenServer HA (ou High Available) onde será possível haver essas mudanças entre os servidores.
    Tasso M.

@tassomanoel

Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Tasso, a movimentação automatica funciona somente na versao paga (com HA), mas manualmente funciona na versão free também. Só que precisa ter um pool de servidores, ai o problema usando FB.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    jmaurin,

Funciona mas não de forma automática como você sugeriu (em caso de failover)... pelo que eu li pra ter um livemigration funcionando perfeitamente os HDs precisam ser da mesma marca, do mesmo tamanho e com as mesmas características.. ai sim é possível.
    Tasso M.

@tassomanoel

Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Tá, podemos esquecer a parte do live migration (que eu já testei e funcionou mesmo em maquinas diferentes). O problema de usar FB e pool de servers continua.

Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por jmaurin Ver Post
    Tá, podemos esquecer a parte do live migration (que eu já testei e funcionou mesmo em maquinas diferentes). O problema de usar FB e pool de servers continua.
    Cara, isso é transparente ... se voce adicionou o SR ao Pool, tem duas portas de fibra no SAN e 1 hba em cada farm do pool, já era!

Seja esse SR conectado via Ethernet, Fibra, Cabo SAS (tipo DAS), infiniband, etc ....

Boa sorte.
    Mais vale a honra de ter perdido ...
    Do que a vergonha de não ter tentado!

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem