Resultados 1 a 6 de 6
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010

Fiel por 12 meses.

STJ: Fidelidade na telefonia não pode ser maior que doze meses

Contratos de fidelidade com operadoras de telefonia podem durar no máximo doze meses.

A decisão foi tomada pelo STJ ao analisar um recurso da TIM, que tentava manter um cliente fidelizado por 24 meses.

Para o STJ, qualquer prazo de fidelidade maior que o de doze meses foge à razoabilidade.

A Corte ainda ressaltou que, para garantir a fidelização do cliente a operadora tem que dar vantagens reais aos usuários, seja num desconto para a compra de aparelho seja na redução do valor de seus serviços.

Por Lauro Jardim / VEJA

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    É, esse pessoal das teles acham que podem fazer o que bem entendem. 24 meses? "Tá doido?"
    Alexandre Silva Hostert

Veezon
    Gerenciamento de Servidores

http://veezon.com.br
    http://br.linkedin.com/in/alexandreveezon

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Isso sim é uma atitude digna do governo.

Aqui em Portugal, qualquer contrato é de 24 meses, e isso vale para telefonia móvel, tv-a-cabo, internet etc.

As empresas só aceitam você como cliente se for fidelizado por 24 meses. Em poucos casos 12 meses e isso dependendo do valor do serviço.

O engraçado é que nada dão em troca da fidelização. Por exemplo, tenho aqui contratado o serviço triple-play (telefone + tv-a-cabo + internet) de uma empresa, e ela só faz contrato de 24 meses. Não tem conversa. Não tem brinde, não tem nada. Sou obrigado a jurar fidelidade em contrato a troco de nada.

Estes contratos acabam por proteger empresas com péssimos serviços, eu mesmo fui vítima aqui - contratei um serviço de ADSL da vodafone de 10mb ADSL, para ser minha conexao backup, só que a velocidade só chega a 1mb e olhe lá - tudo bem, a empresa diminuiu a cobrança, mas eu nao posso cancelar. Fui obrigado a ficar com serviço por 24 meses que graças a deus acaba agora este mes de abril. Tive que pagar 24 mensalidades e nao tem acordo.

Outro golpe: se voce mudar de endereço, nao tem conversa. Seu contrato antigo é cancelado e um novo é feito, claro que o novo terá 24 meses de fidelidade (golpe by Vodafone PT)

E vou além, até academia de ginástica quer fazer contrato de 12 a 24 meses. Até 6 meses atrás uma das maiores redes de academia de Portugal só aceitava voce como cliente se fosse com contrato de 12 meses. Agora com a crise mudaram isso e aceitam pagamento mensal.

Enfim... Espero que esta lei pegue no Brasil, protegendo os consumidores.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por AlexandreWCB Ver Post
    É, esse pessoal das teles acham que podem fazer o que bem entendem. 24 meses? "Tá doido?"
    Acho que 24 meses não deve(ia) ser muito raro, ainda mais esses planos que incluem "grátis" iPhone.

Eu nem lembro mais quando cancelei um TIM pós-pago que eu tive, mas na época exigiram o pagamento proporcional de um celular "cortesia" que eu tinha recebido. Depois de negociação, cobraram o proporcional do celular mas deram 6 meses de serviço grátis, "zerando" a minha "divida" por cancelar antes de completar 24 meses da última renovação.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    O padrão nos EUA é 24 meses para celular. Mas com esses lançamentos anuais da Apple talvez queiram reverter a situação...

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Eu liguei para 2 amigos que pegaram 2 iPhones da TIM cada um, sem pagar nada. Parece que há algum tempo a Anatel proibiu fidelização acima de 12 meses e a TIM recorreu na justiça. Segundo um deles, no momento a TIM não está mais distribuindo iPhone grátis aos clientes de pós-pagos.

Permissões de Postagem