Resultados 1 a 3 de 3
  1. #1
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,032

    3G no Brasil está com a imagem 'queimada', diz ministro

    Autor(es): Por Rafael Bitencourt | De Brasília
    Valor Econômico - 05/04/2013


    O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem que a tecnologia de terceira geração de celular (3G), que permite acesso rápido à Internet, está com a imagem "queimada" no Brasil por causa da falta de qualidade dos serviços. O ministro, no entanto, ressaltou que é possível melhorar a qualidade da cobertura da tecnologia, que pode atingir velocidade de acesso à internet de até 7 megabits por segundo (Mbps).

    Bernardo quer que as empresas de telecomunicações se esforcem no sentido de ampliar a infraestrutura de serviços do 3G, cujos problemas não estão mais relacionados aos custos, mas à capacidade das empresas de oferecê-los, disse o ministro. Ele participou do programa de rádio Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

    ...

    Bernardo disse acreditar que a introdução dos serviços de quarta geração (4G), que serão contratados inicialmente pelas classes de maior poder aquisitivo, vai ajudar a "desafogar" as redes 3G.
    Servi

  2. #2
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,032
    Na prática, a 4G já chegou ao Brasil. A Claro oferece comercialmente o serviço em Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ), Curitiba, Porto Alegre e Recife. As estações radiobase (equipamentos que conectam o celular à rede das operadoras) mais modernas só precisam de uma atualização de software e de uma troca de placas para ter sua capacidade ampliada da terceira geração (3G) para a 4G. O grande desafio, no caso, não é cobrir as cidades, mas cobrir as cidades com qualidade.
    ...
    Se é difícil montar uma rede 3G com qualidade, fazê-lo com a tecnologia 4G é mais ainda. A versão da 4G que está chegando ao País opera em 2,5 GHz. A 3G está na faixa de 1,8 GHz. Quanto mais alta a frequência, menor o raio de cobertura da antena. Essa é uma questão física. Ou seja, para se ter a mesma cobertura da 3G, as operadoras vão precisar de muito mais antenas do que têm hoje.
    http://www.estadao.com.br/noticias/i...,1017959,0.htm

  3. #3
    Guru Junior
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    237
    Sinceramente eu não vejo diferença entre o 3G e EDGE em certos horários, de manhã antes de 10hs até se consegue boas velocidades depois disso fica tudo a mesma coisa. É como se a conexão vem por apenas 1 link, e quando está sendo muito usado não adianta conectar em GPRS, EDGE, 3G ou até esse "4G" que fica a mesma coisa.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •