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    A cada 9 horas, 1 entrega de Sedex é roubada em SP

    Além de não receberem as encomendas roubadas, clientes que compram pela Internet têm encontrado dificuldade para conseguir o reembolso.

    Os Correios afirmam que a União Postal Universal (UPU) estabelece que qualquer pagamento de indenização só pode ser feito ao remetente da encomenda -- o objeto pertence ao remetente antes de chegar ao destinatário.

    Parte dos assaltos é praticada por ladrões que buscam cartões bancários e que já contam com alguém capaz de desbloqueá-los.


    Autor(es): William Cardoso
    O Estado de S. Paulo - 08/04/2013



    A Grande São Paulo registrou ao menos um roubo de encomendas que seriam entregues pelos carteiros a cada nove horas em 2012, o que obrigou os Correios a colocar escolta em parte das entregas realizadas pelo Sedex. Foram instaurados 911 inquéritos pela Polícia Federal só no ano passado.

    Segundo os carteiros, a escolta é feita por dois homens em um carro que acompanha a van do Sedex. Porém, só a menor parte das linhas conta com esse tipo de proteção, o que deixa a maioria dos funcionários vulnerável aos assaltos. "Já fui assaltado duas vezes neste ano e, por isso, acabei afastado das ruas", disse o carteiro Celso dos Santos, de 43 anos, há 20 nos Correios, 10 deles como motorista do Sedex.

    Segundo Guilherme de Castro Almeida, titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio da PF, responsável por apurar os casos, uma parte dos assaltos é praticada por ladrões que buscam cartões bancários e que já contam com alguém capaz de desbloqueá-los.

    Almeida afirma que as zonas sul e leste da capital são os locais com mais roubos. Ele atribui esse tipo de crime ao crescimento da classe C, que agora tem condição de comprar produtos eletroeletrônicos em site da Internet, alvo da cobiça dos bandidos. No ano passado, 71 pessoas foram presas em flagrante pela participação em 44 assaltos.

    Almeida conta que há uma unidade de repressão a crimes postais em um dos centros de distribuição dos Correios e que, até o metade do ano, haverá um software capaz de cruzar informações para detectar as características dos bandidos em determinada área, auxiliando nas investigações.

    Os Correios afirmam que desenvolvem ações em conjunto com órgãos de segurança pública e com o Programa de Combate ao Roubo de Carga do Estado de São Paulo (Procarga). A empresa diz também que investe em rastreamento.

    Além de não receberem as encomendas roubadas, clientes que compram pela Internet têm encontrado dificuldade para conseguir o reembolso. O administrador de empresas Marcus Vinicius Espudaro, de 35 anos, teve duas minilentes fotográficas para iPhone, que foram compradas de um site chinês, roubadas durante a entrega. Ele acionou os Correios, que o orientaram a procurar o site, dizendo que o objeto pertence ao remetente antes de chegar ao destinatário. "Eu entendo que a responsabilidade é dos Correios, cujo carteiro foi assaltado."

    Os Correios afirmam que a União Postal Universal (UPU) estabelece que qualquer pagamento de indenização só pode ser feito ao remetente da encomenda. Mas o especialista em relações de consumo, o advogado e professor do Mackenzie Bruno Boris diz que o consumidor que não recebeu a encomenda pode, sim, pleitear a indenização à empresa brasileira.
    A cada 9 horas, 1 entrega de Sedex
    Última edição por 5ms; 08-04-2013 às 11:36.

  2. #2
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    Eu já enfrentei um problema desse tipo em uma venda de um MP3 Player (desses tipo pendrive) para uma cidade da região dos lagos, aqui no RJ, e nunca chegou lá. Depois de 15 dias consegui a informação que tinha sido extraviado, e fiz tudo pelo telefone e em pouco menos de 1 semana fui na agência receber. Quando recebi o dinheiro dos Correios eu enviei um novo MP3 para o comprador.

    ps.: não sei se vocês sabem, mas TODA encomenda/carta tem um seguro de até 250 reais (na época foi esse valor que recebi), não é necessário fazer seguro a parte para objetos abaixo desse valor. Eu não fiz seguro mas recebi 250 reais, detalhe: o MP3 Player valia 60 reais... tive um baita lucro!

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