Resultados 1 a 8 de 8
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010

Question Segurança da (sua) informação

Galera, esses dias estava pensando em que baita dor de cabeça seria ter meu notebook roubado. Informações confidenciais e sigilosas, acessos restritos e muita informação pessoal ficaria à reveria do ladrão.

Fazendo uma pesquisa então, descobri que existem softwares para lidar com esse tipo de situação.
    Um que eu testei foi o Open source anti-theft solution for laptops, phones & tablets – Prey

Nos meus testes, ele não funcionou como esperado e, apesar de prometer dar um "lock" no notebook, isso não aconteceu e as informações ainda estariam à mercê do meliante.

Pergunta:
    Algum dos colegas utiliza alguma solução de proteção de dados, até mesmo algo que destrua o HD para impedir que tais informações caiam em mãos erradas?
    Existe solução anti-theft free ou paga que possa dar essa proteção?
    Alexandre Silva Hostert

Veezon
    Gerenciamento de Servidores

http://veezon.com.br
    http://br.linkedin.com/in/alexandreveezon

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Escrevendo muito e nao somando muito, deixo minha contribuição.

Eu fui assaltado em 2005 (salvo engano) na porta de casa, e levaram notebook e o HD de backup que eu trazia junto na maleta naquela noite. Depois deste incidente, fiquei bastante atento e precavido. Minha maneira de armazenar dados pessoais nunca mais seria a mesma.

Inicialmente, eu utilizava o SAMBA ( controlador de dominio ) no escritorio em um NAS improvisado. Era uma solução adequada ao volume de dados da epoca. Definitivamente, os dados de trabalho nao ficavam nos Notebooks PC, nada saia da empresa (na epoca em que o expediente terminava, impreterivelmente, 18h).

Depois, sempre utilizei o meio menos pratico com o TrueCrypt - Free Open-Source On-The-Fly Disk Encryption Software for Windows 7/Vista/XP, Mac OS X and Linux, em Microsoft Windows ou Linux. Sempre mantinha os arquivos de trabalho num disco externo (pendrive, HD).
    Depois passei a criptografar o disco inteiro. A performance era deprimente na maioria das vezes.

Falhei muito numa epoca, deixando o(s) funcionario(s) ter(em) acesso nao controlado aos dados. Tive um susto com isso e uma experiencia desagradável, diga-se de passagem. Lição aprendida.

Mesmo com o armazenamento em nuvem, coisas relativas ao trabalho que preciso guardar no dropbox... utilizo o truecrypt também.

O tempo passou, comecei a utilizar o OS X para trabalho, investi num HD "marromenos" (ST750LX003) e passei a utilizar o FileVault.
    Dentro da empresa, passei a estimular o uso minimo de dados armazenados nos equipamentos locais, uso quase zero de papel (os dados impressos também precisam ser alvos de atenção), acabei com o armazenamento em midia plastica (cd, dvd).

Eu nao teria duvidas em recomendar: Preocupe-se mais com o perímetro que teus olhos alcançam.
    Última edição por eltern; 24-04-2013 às 00:44.
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Falando resumindamente eu trabalho com arquivos em nuvem redundante e todos os equipamentos do trabalho tem senha para fazer uso, no caso do ipad por exemplo, ele proprio sem precisar instalar nada, ao errar a senha 10x apaga todo seu conteudo.

No windows também utilizo senha no login.

No inicio é ruim, mas depois acostuma.
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Como o colega cima mencionou, eu costumo utilizar o truecrypt e funciona muito bem para mim. Já utilizei também o prey em dispositivos móveis com Android mas não funcionou também como eu esperava. Uma das formas de ter sempre meus dados íntegros é utilizar o rsync ao meu servidor de arquivos, onde sincronizo tudo com meu notebook e daí tenho ainda uma cópia em um disco externo guardada em local seguro.

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Criptografar não é suficiente

Elio Gaspari, hoje:

Tome-se o caso de um assessora de Vaccarezza, a companheira Denise Cavalcanti. Em julho de 2010 ela ligou para o empreiteiro Olívio Scamatti pedindo-lhe emprestado um avião para atender ao deputado. O doutor [Olívio Scamatti] está preso. Quando a polícia foi buscá-lo, seu filho mandou a seguinte mensagem a um funcionário de sua empresa: "Luis, apaga tudo, pelo amor de Deus, a Polícia Federal está aqui". Depois o próprio Scamatti cobrou o apagão da memória de pendrives, um HD externo e um tablet.
    Folha de S.Paulo - Poder - A plataforma petista para a oposio - 24/04/2013

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Pois é, também penso que redundância e criptografia são legais.
    Vou testar o TrueCrypt.

Mas ainda tem a questão de que criptografar não é suficiente. O que fazer para excluir os dados?
    Alexandre Silva Hostert

Veezon
    Gerenciamento de Servidores

http://veezon.com.br
    http://br.linkedin.com/in/alexandreveezon

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por AlexandreWCB Ver Post
    Pois é, também penso que redundância e criptografia são legais.
    Vou testar o TrueCrypt.

Mas ainda tem a questão de que criptografar não é suficiente. O que fazer para excluir os dados?
    Se eu não me engano a dell tem uma solução assim nos notebook deles em caso de roubo...não me recordo muito bem como é, mas eu acho que já vi algo sobre isto.

Permissões de Postagem