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    Começa hoje disputa por clientes de 4G em São Paulo

    Autor(es): Por Gustavo Brigatto e Heloisa Magalhães
    Valor Econômico - 25/04/2013


    A batalha pelo 4G na maior cidade do país, São Paulo, começa oficialmente hoje, com o início das vendas do serviço pela Claro e pela Telefônica/Vivo. Os lançamentos antecipam o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que previa a cobertura na capital paulista apenas na segunda fase da implantação da internet móvel em alta velocidade no país, programada para ocorrer até dezembro.

    "São Paulo tem uma grande população e as principais empresas do país; não podemos deixar a cidade para depois", disse Carlos Zenteno, presidente da Claro. O presidente da Telefônica/Vivo, Antônio Carlos Valente, afirmou que a cidade "não poderia deixar de ser atendida pela operadora do grupo Telefônica", mesmo não estando nos planos iniciais da Anatel. Ambos os executivos falaram ao Valor com exclusividade.

    Ao fazer o lançamento antes do Dia das Mães, as operadoras querem aproveitar a segunda data mais importante do ano em vendas para o setor, atrás apenas do Natal. Os clientes de 4G são considerados estratégicos porque se dispõem a gastar mais para obter velocidades de conexão mais altas do serviço. A estimativa é que as conexões sejam até 10 vezes mais rápidas. "Vamos investir para que essa proporção se mantenha mesmo quando a rede tiver mais clientes", diz Zenteno.

    Pelo cronograma da Anatel, o 4G deve ser lançado até o dia 30 nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, que ocorre entre junho e julho. São elas Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Até dezembro, o serviço deve entrar em funcionamento nas 12 cidades que receberão jogos da Copa de 2014 (Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, além das seis sedes da Copa das Confederações). A Anatel estima que o Brasil terá 4 milhões de assinantes de 4G até o fim do ano.

    A Oi anunciará sua estratégia, hoje, no Rio. Uma das novidades, segundo a empresa, é que os clientes do serviço terão acesso ilimitado aos mais de 30 mil pontos da rede Oi WiFi. A chegada em São Paulo ocorrerá até o fim do ano. A TIM ainda não revelou seus planos. A operadora disse apenas que cumprirá o cronograma da Anatel.

    Na Telefônica/Vivo, a estratégia é oferecer o serviço 4G pós-pago em uma modalidade semelhante ao recém-lançado MultiVivo. O cliente poderá conectar-se à internet por até cinco aparelhos diferentes como tablets, smartphones ou notebooks. e pagar uma única conta. O Multivo sob a tecnologia 3G custa R$ 29 mensais. A companhia não antecipou o preço do pacote no 4G.

    Antônio Carlos Valente, da Vivo: cidade não poderia deixar de ser atendida

    De acordo com Zenteno, da Claro, mais de 50% da cidade de São Paulo estará coberta no início do serviço, a partir de hoje. A área de abrangência do sinal se estenderá do centro da cidade até a zona sul. Também estão previstas coberturas pontuais nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, onde há um intenso fluxo de pessoas. A ideia é expandir a cobertura ao longo do ano.

    Segundo Márcio Ramos, diretor executivo da regional São Paulo da Claro, por conta da frequência utilizada no serviço, de 2,5 gigahertz (GHz), serão necessárias mais antenas que as exigidas pelo 3G para cobrir uma mesma região da capital. "Em uma cidade verticalizada como São Paulo, é necessária a instalação de vários sites em topos de prédios, o que demanda aprovação de cada um dos condomínios envolvidos. Isso toma um tempo adicional e aumenta a complexidade da expansão da rede", disse.

    A Claro não informa o quanto investiu no lançamento da tecnologia em São Paulo. De acordo com a companhia, o investimento em 4G até o momento foi de R$ 1,5 bilhão. O valor inclui os R$ 845 milhões pagos à Anatel pelas licenças do serviço.

    Com o lançamento em São Paulo, a cobertura em 4G da Claro chega a 12 cidades. Os testes começaram em agosto nas cidades de Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ). Em dezembro, o serviço foi lançado comercialmente nas três regiões e em Recife. Em fevereiro, Curitiba e Porto Alegre entraram na lista. Em 16 de abril, o serviço foi lançado nas outras sedes da Copa das Confederações.

    De acordo com Zenteno, a infraestrutura de 4G montada pela Claro tem condições de atender à demanda dos usuários pelos próximos 12 meses. Nas 12 cidades atendidas, a Claro tem planos que começam com franquias de consumo de 2 gigabytes (GB) por mês. "O preço por megabyte é o mesmo do 3G, mas os valores pagos ficam mais altos porque o consumo de dados acaba sendo maior", disse Zenteno.

    Segundo a Anatel, o 4G somou 14,7 mil linhas em serviço em março, primeiro mês em que os dados foram divulgados. Apesar de ser a única tele com o serviço lançado oficialmente, a Claro não soube precisar quantas conexões são da sua base. Isso porque as outras operadoras que testam o serviço também precisam reportar seus números à Anatel. De acordo com Ramos, os assinantes do 4G estão vindo tanto da migração de clientes da própria Claro, quanto de assinantes que deixam as concorrentes. "Mas o serviço ainda é muito recente para percebermos alguma tendência", disse.

    Apesar do foco no 4G, Zenteno disse que a estratégia da Claro não está centrada nos consumidores com maior poder aquisitivo. Pelo contrário, a ideia é usar a percepção de alta tecnologia para ganhar clientes que gastam menos. "A imagem de inovação atrai os consumidores", diz. A Claro apresentou um crescimento de 7,7% na base de assinantes, fechando o primeiro trimestre com uma receita de R$ 3,14 bilhões. O resultado ficou 3,3% abaixo do registrado no primeiro trimestre de 2012. No período, a Claro registrou uma queda na receita média por usuário de 11,1%, para R$ 15 por mês, ante R$ 17 no ano passado.
    Come

  2. #2
    Guru Junior
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    Não mudou quase nada comparando com os pacotes 3G...

    Limite 5GB com velocidade de 5MBPS, depois é reduzida para 128kbps por R$99.90.

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