A empresa ISPsystem anuncia orgulhosamente o lançamento do VMmanager, um novo produto de software para o gerenciamento completo das máquinas virtuais.

Assim como os outros produtos de software da v. 5, nossa solução é baseada no COREmanager 5, um novo kernel de software que oferece uma interface repleta de funcionalidades tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários finais.
Atualmente, somente a virtualização da KVM é suportada, mas em breve outros tipos de virtualização estarão disponíveis.

Nova interface Web do usuário

O VMmanager, assim como outros produtos de software, pode ser instalado através de uma interface Web amigável.



Desenvolvemos um novo tema para a interface chamado orion, que oferece mais funcionalidades que os temas anteriores, incluindo abas de menu, opções de busca avançada e muito mais.

A tela a seguir exibe uma nova opção de busca que permite localizar as informações desejadas na Home Page digitando somente as três primeiras letras. Todos os módulos abrem uma nova aba, de forma que você possa navegar facilmente entre elas.

Principais funcionalidades do VMmanager

A escalabilidade é a principal diferença entre o VMmanager e as soluções anteriores para o gerenciamento das máquinas virtuais. O painel de controle pode ser instalado em um servidor que será usado para gerenciar outros servidores que operem as máquinas virtuais.
O VMmanager suporta o multithreading, portanto, as solicitações a diversas máquinas virtuais podem ser processadas simultaneamente.

Um servidor HTTP integrado é usado para executar a interface Web.

Todos os dados de configuração das máquinas virtuais são armazenados em um banco de dados MySQL. Os armazenamentos local e remoto podem ser usados para gravar os dados.

Uma máquina virtual é instalada a partir de um modelo pré-configurado. Os modelos são ligados através do NFS do disco de rede.

O VMmanager oferece dois níveis de login com suas respectivas regras e responsabilidades. Os administradores podem criar, gerenciar e excluir as máquinas virtuais, e definir as configurações da rede e do servidor. Os usuários podem reinicializar e reinstalar os sistemas operacionais, além de monitorar o consumo dos recursos por meio de suas máquinas virtuais.

Com o VMmanager, você pode monitorar o tráfego e o uso dos recursos do sistema por máquina virtual nas tabelas e diagramas.

Além disso, as novas funcionalidades incluem um cliente VNC HTML5 que permite a conexão a um console local da sua máquina virtual utilizando o navegador Web.

A Libvirt (libvirt - Wikipedia, the free encyclopedia) é usada para gerenciar a virtualização. Essa biblioteca permite o suporte dos armazenamentos local e de rede, migração em tempo real das máquinas virtuais e outras funcionalidades avançadas.

Observações técnicas

Você deve selecionar um nó master no qual o painel de controle e os modelos da máquina virtual (armazenamento do NFS), assim como os servidores que executam as máquinas virtuais, serão instalados.

Todos os servidores devem executar o mesmo sistema operacional e virtualização. O SSH se conecta ao nó master para gerenciar os nós do cluster utilizando os utilitários da libvirt.

Após a instalação do VMmanager, especifique os modelos do sistema operacional e conecte um ou vários nós do cluster onde as máquinas virtuais serão criadas.



Durante o processo de criação do nó do cluster, todos os softwares necessários (libvirt, qemu-kvm, lvm) são instalados automaticamente e as configurações da rede são definidas (a interface da bridge é criada).

O VMmanager inclui o rastreamento completo dos status do nó do cluster e automaticamente desabilita o nó que apresentar erros. O software também verifica a conexão SSH e o funcionamento da biblioteca libvirt.

Uma nova máquina virtual é criada no nó do cluster e é instalada a partir do modelo localizado no armazenamento de rede.

Os modelos do SO consistem em um arquivo de metadados e um conjunto de arquivos de instalação. Os seguintes esquemas de instalação são suportados: kickstart [início rápido] (para distribuidores Linux populares) e modified image of installation disk [imagem modificada do disco de instalação] (para os sistemas do FreeBSD).

O VMmanager possui uma Interface de Programação de Aplicativos (API) aberta usada para integrar e implantar novos serviços e outros produtos de software da nossa empresa, como o sistema de faturamento (BILLmanager) e o sistema de alocação de endereço IP (IPmanager).

O VMmanager está disponível em duas versões – VMmanager Basic e VMmanager Cloud. O VMmanager Basic não possui algumas funcionalidades disponíveis na versão completa. Por exemplo, a versão Basic não oferece as ferramentas de distribuição de carga automática, inicialização automática das máquinas virtuais no caso de um nó não estar acessível e outras funcionalidades da arquitetura em nuvem.

Para obter mais informações, consulte a Documentação do VMmanager em nosso site: Category:VMmanager - ISPWiki5