Resultados 1 a 6 de 6
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010

'Cliente fraudador' se dissemina na Web

Usuários de má-fé tentam obter vantagens das empresas ao simular problemas com produtos ou serviços

Site Reclame Aqui, que reúne queixas de clientes, bloqueou 220 mil cadastros por suspeitas de fraude

MARIANNA ARAGÃO DE SÃO PAULO

As redes sociais e os sites especializados tornaram-se, nos últimos anos, o ambiente mais procurado por consumidores para reclamar e, em alguns casos, resolver problemas decorrentes da compra de produtos e serviços.

Mas a visibilidade trazida pela Internet e pelas mídias sociais também tem estimulado abusos de consumidores de má-fé.

Protegidos pelo anonimato da Internet, em muitos casos, esses usuários tentam obter vantagens das empresas simulando problemas que nunca existiram.

No portal Reclame Aqui, que registra reclamações de consumidores, 220 mil cadastrados já tiveram seus acessos ao site bloqueados, diante de suspeitas de queixas mal-intencionadas.

A página recebe 300 mil reclamações por mês e já atingiu 7,6 milhões de consumidores no país desde 2009.

As fraudes mais comuns, segundo Maurício Vargas, presidente do site, envolvem clientes que reclamam de defeito ou má qualidade do produto ou do atendimento.

O objetivo é receber compensações oferecidas pelas empresas --geralmente, produtos ou serviços gratuitos.

"Descobrimos um desses casos ao cruzar informações e detectar uma série de reclamações da mesma pessoa, sobre um mesmo restaurante."

Segundo ele, a prática da rede de restaurantes era oferecer uma refeição de cortesia a clientes insatisfeitos.

"Com medo do dano que essa reclamação pode trazer à sua imagem, muitas empresas acabam atendendo a esse consumidor de má-fé", diz Vinícius Zwarg, advogado do escritório Emerenciano, Baggio Associados.

"A exposição na Internet e nas redes sociais fez aumentar esse temor."

ARMADILHAS

Apesar de compreensível, esse tipo de política é prejudicial para as relações de consumo no país, segundo Zwarg. "Acaba estimulando que a prática se repita", diz.

No lado oposto, outro problema ocorre quando as empresas se tornam mais rígidas ou lentas na análise das queixas trazidas por consumidores, justamente para evitar cair nas "armadilhas" dos fraudadores.

"Se forem criados mecanismos que levem mais tempo para apurar as reclamações, também é ruim, pois prejudica os bons consumidores", afirma Zwarg.

Segundo Vargas, do Reclame Aqui, a Internet facilita a troca de informações sobre as fraudes. "Há até um manual do consumidor bandido' circulando na Web, com instruções para enganar empresas e até a Justiça", diz ele.

Diante do problema, o site destacou, há três anos, uma equipe de sete pessoas apenas para identificar fraudadores. Os comportamentos suspeitos incluem reclamações repetidas de um mesmo cliente, com o mesmo problema, e queixas feitas em um curto intervalo de tempo.
    Folha de S.Paulo - Mercado - 'Cliente fraudador' se dissemina na web - 17/05/2013

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Recentemente eu tive um ex-cliente que abriu uma reclamação no reclameaqui dizendo que cancelamos a revenda dele sem comunicar...etc

Na verdade, o servidor apresentou instabilidade no serviço http e exibiu erro 504 do nginx :P

A reclamação em si, apesar de tosca, não me incomodou tanto, mas procurar o reclameaqui antes de procurar o suporte do seu prestador de serviço, mostra que certos clientes são bem difíceis de lidar...

E tive um outro caso que o cliente queria que eu indenizasse ele porque o site dele ficou 30 min off, disse que perdeu venda de 10 celulares.

Tem horas que da vontade de responder a risca, mas precisamos engolir o sapo, contar até 10 porque a vida continua heheheheh
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Membro
    Data de Ingresso
    May 2013
    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    Recentemente eu tive um ex-cliente que abriu uma reclamação no reclameaqui dizendo que cancelamos a revenda dele sem comunicar...etc

Na verdade, o servidor apresentou instabilidade no serviço http e exibiu erro 504 do nginx :P

A reclamação em si, apesar de tosca, não me incomodou tanto, mas procurar o reclameaqui antes de procurar o suporte do seu prestador de serviço, mostra que certos clientes são bem difíceis de lidar...

E tive um outro caso que o cliente queria que eu indenizasse ele porque o site dele ficou 30 min off, disse que perdeu venda de 10 celulares.

Tem horas que da vontade de responder a risca, mas precisamos engolir o sapo, contar até 10 porque a vida continua heheheheh
    Pois é... É nesses casos que a gente corre pra ler de volta o nosso TOS (terms of service) só pra conferir que deixamos lá bem escrito que não nos responsabilizamos por quaisquer perdas e danos ocasionados pela falta de conectividade etc... mesmo que saibamos que escrevemos isso com muito cuidado nessa hora bate um sentimento de desespero e é justamente esse mecanismo emocional que o mal intencionado busca na vitima pra levar sua vantagem. Ele sabe muito bem que esse sentimento passa rápido e que o lado racional termina por trazer luz a mente por isso se apressa em fazer pressao pra negociar logo a sua "perda".
    O mesmo mecanismo da ligação de madrugada onde o estelhonatario diz sequestrei tua filha, e tem uma moça chorando dizendo papaaai, dai o pai dormindo se asusta e tal....
    Ja imaginou o dono do site da concessionária dizendo que perdeu de vender 5 Camaros? kkkkkkk

Ou o cara da arquibancada querer o valor do ingresso porque nao pôde ver o gol por culpa do seu boné.

Enquanto houver gente safada no mundo estaremos sujeitos a essas e as próximas estrategias pra tentar lucrar em cima da honestidade.
    Suldominios.com Hospedando Sucessos.

{topmember}
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post

Voce não é o unico Chuva.

De fato muito os dos reclamas que temos no reclameaqui o cliente tem razão, seja na falha do atendimento ou na demora na solução. Mas eu contabilizo 1/3 que ou são postados pelo autor de má fé EVIDENTE ou por um erro do reclamante mesmo. Destes metade continuam no reclameaqui, mesmo nós indicando o erro.

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Eu tenho uma reclamação la de um ex-cliente que queria desconto na atualização do site dele, eu não fiz o desconto de 50% que foi solicitado e ele rapidamente abriu a reclamação. O reclameaqui ainda não se mexeu, mesmo eu enviando o email do cliente dizendo que iria reclamar caso eu não oferece o desconto de 50%.

Brasil é terra de picaretagem. Ser empresário aqui é ir contra cliente, governo e funcionários, todos eles só querem seu sangue.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    inter, divulga o conteúdo desse e-mail na sua resposta do ReclameAqui, quem sabe a coisa não se inverte... mas com esse e-mail você pode abrir um belo processo por estelionato contra esse cliente, tenho certeza que ele nunca mais fará isso... e você via conseguir alugar mais alguns servidores "patrocinado" por esse cliente... cliente assim tem é quer ir preso!

Permissões de Postagem