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    Claro está fora do ar no Rio de Janeiro

    Clientes não conseguem realizar nem receber chamadas. A regularização do serviço está prevista para 4 de junho



    Sérgio Matsuura

    Publicado: 3/06/13 - 16h23
    Atualizado: 3/06/13 - 18h24

    Clientes da Claro enfrentaram dificuldades para realizar e receber chamadas na tarde desta segunda-feira. De acordo com a operadora, o problema foi causado por uma “instabilidade na transmissão de um dos seus fornecedores, ocasionada por queda de energia na estação de Henrique Lage, no Rio de Janeiro”. O sistema começou a ser restabelecido por volta das 18h.

    “Parte dos assinantes no estado podem estar enfrentando dificuldades para originar e receber chamadas desde as 14h20 de hoje, 3 de junho. As empresas estão trabalhando para resolver a questão o mais breve possível e pedem desculpas pelos transtornos causados”, informa a Claro, em comunicado.

    Pelo Twitter, usuários reclamam da operadora: “Clientes da Claro, especialmente no Rio de Janeiro, vocês também estão com o celular sem sinal? O meu serve agora apenas como relógio”, escreveu @danbortoletto.

    O Serviço de Atendimento ao Cliente da Claro informa que a empresa está com “equipes técnicas trabalhando para normalizar os serviços de fazer e receber ligações e de conexão à internet em algumas regiões. A regularização do serviço está prevista para 4 de junho”.

    Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o regulamento da telefonia celular determina que a operadora é obrigada a ressarcir seus clientes pelo período de interrupção. Apesar de o formato da reparação não estar definido, as empresas costumam oferecer abatimento proporcional nas faturas dos assinantes pós-pagos e, nos planos pré-pagos, bônus em ligações.

    A Anatel informa ainda que será aberto um processo administrativo para apurar as causas do problema. Caso seja considerada culpada, a operadora pode ser multada em até R$ 50 milhões.

    O Procon-SP informa que todos os clientes afetados pelo problema têm direito à reparação. No caso da internet e telefonia fixa, o desconto proporcional ao tempo de indisponibilidade do serviço deve vir na fatura mensal.

    Para os celulares, tanto pré como pós-pagos, a fundação recomenda que os usuários procurem os órgãos de defesa do consumidor para buscar o ressarcimento. Clientes que se sentirem prejudicados podem buscar indenizações por danos materiais na Justiça.

    Sistema da Claro fica fora do ar no Rio - Jornal O Globo
    Última edição por 5ms; 03-06-2013 às 20:50.

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