Como sempre, bastou tocar no nome do Paulo Bernardo pode apostar que a matéria tem bobagem.


Oi planeja usar estrutura da Portugal Telecom

Autor(es): Por Daniele Madureira | De São Paulo
Valor Econômico - 20/06/2013


O novo presidente da Oi, Zeinal Bava, está desenhando um plano de sinergias entre a operadora e a Portugal Telecom, principal acionista individual da empresa brasileira, segundo informou uma fonte ligada ao comando da Oi.

O Valor apurou que Zeinal, como é conhecido, já identificou pelo menos 70 frentes de sinergia entre as duas teles, capazes de gerar economia no curto prazo.

Um exemplo está no centro de dados que a Portugal Telecom tem na cidade de Covilhã, distante 281 quilômetros de Lisboa. Com capacidade ociosa, o centro de dados poderá ser usado para explorar o mercado de computação em nuvem no Brasil, disse essa fonte.

A ordem na Oi é dar prioridade a tudo o que dá retorno no curto prazo, disse a fonte. Isso significa deixar de lado algumas iniciativas que não sejam rentáveis, afirmou a fonte, sem dar detalhes. Zeinal estaria se preparando para anunciar as novidades ao mercado.

Uma reunião do presidente da Oi com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estaria sendo agendada para os próximos dia, disse uma fonte do ministério.

Por meio dos fundos de pensão das estatais, o governo detém a maior parte do capital da tele brasileira. Somadas, as participações de BNDESPar, Previ, Petros e Funcef na Telemar, controladora da Oi, são 37,73%. Na Telemar, a Portugal Telecom é dona de 25,61%. Andrade Gutierrez e La Fonte, do grupo Jereissati, têm, cada um, 19,35% da Telemar.

Para uma alta fonte do governo ouvida pelo Valor, é premente a necessidade da Oi de avançar em tecnologia para acompanhar o investimento das outras operadoras. "A Oi está ficando para trás", disse. "É preciso que o novo gestor consiga aliar os investimentos com o pagamento das dívidas". Zeinal, que comandava o comitê de tecnologia, inovação e engenharia da Oi, pareceu ser o nome certo para a missão.
Oi planeja usar estrutura da Portugal Telecom — Portal ClippingMP