Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,002

    Telebras e Antel promovem interconexão entre Brasil e Uruguai

    Hoje, um e-mail do Brasil para o Uruguai, por exemplo, ao invés de apenas cruzar uma fronteira, precisa seguir até os Estados Unidos e então seguir seu destino.

    Brasil e Uruguai deram o primeiro passo na construção de uma rede de telecomunicações entre os países da América do Sul, com a interconexão da estrutura de fibra óptica entre os dois países, uma parceria entre a Telebras e a Administración Nacional de Telecomunicaciones (Antel), garantindo uma rede de alta velocidade e serviços de transmissão de voz, dados e imagem com qualidade e segurança.

    A parceria foi celebrada na terça-feira (18), em solenidade na cidade gaúcha de Santana do Livramento, com a participação do ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo; do presidente da Telebras, Caio Bonilha; da presidente da Antel, Carolina Cosse; do presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto; do presidente da Procergs – Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, Carlson Aquistapasse; e do prefeito de Livramento, Glauber Gularte Lima.

    A rede binacional servirá para a troca de dados de forma segura e rápida entre os governos brasileiro e uruguaio e também entre as empresas dos dois países. A rede beneficiará de imediato também a população de Livramento e da vizinha uruguaia Rivera, na fronteira, com a implantação do primeiro Telecentro Binacional da América Latina e da disponibilização do sistema wi-fi grátis para as duas comunidades. O telecentro funcionará na prefeitura de Livramento e também vai oferecer cursos de informática à população dos dois países.

    “O caminho está aberto para nos conectarmos com os países vizinhos e assim avançarmos para a grande interligação entre os países da fronteira”, disse o ministro Paulo Bernardo, acrescentando que a população das duas cidades fronteiriças ganham “uma nova forma de lidar com a informação e entram de fato na era digital”.

    O presidente da Telebras, Caio Bonilha, ressaltou a importância da interconexão entre os dois países, com o compartilhamento da rede que irá beneficiar os três níveis de governo brasileiro e uruguaio e também a população. Destacou também que a iniciativa irá incrementar a atividade empresarial de Livramento, o segundo maior destino turístico do Estado, além de otimizar os serviços públicos locais.

    A Telebras promoveu a interligação dos órgãos públicos municipais, por meio de sua rede, uma parceria que contou também com a participação da Eletrosul e da Procergs – Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul.

    Caio Bonilha assegurou que a inauguração representa “um momento extremamente importante para a Telebras, porque é a primeira interconexão binacional”. Segundo ele, esta ação é parte de um projeto de longo prazo e representa muito para o processo de integração sul-americana, assim também para a integração na fronteira.

    “A construção da rede de fibra óptica em Santana do Livramento permitirá também a chegada do PNBL (Programa Nacional de Banda Larga) ao município, beneficiando toda a população”, lembrou Caio Bonilha.

    Por sua vez, a presidente da Antel, Carolina Cosse, destacou que a parceria é “uma colaboração a mais com o Brasil, um país que é muito importante para a agenda do Uruguai”. Segundo ela, para a Antel essa parceria de telecomunicações com o Brasil “é o primeiro passo de um longo caminho de interconexão, que não começa aqui, já que existe muita interconexão em matéria de energia e de complementação industrial”, ressaltou, acrescentando que espera que haja outras ações concretas de colaboração no âmbito das telecomunicações, na indústria de software e na eletrônica, com “vistas a um desenvolvimento futuro em conjunto”.
    Telebras

  2. #2
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,002
    O BNamericas publicou a noticia da seguinte forma:

    Antel, Telebrás inaugurate interconnection point in Santana do Livramento

    By Juan Pedro Tomás - Thursday, June 20, 2013

    Uruguay's state telecoms operator Antel and Brazilian state telco Telebrás have inaugurated the first interconnection point for their respective fiber optic networks.
    Eles estabeleceram a interconexão ou não?
    Última edição por 5ms; 21-06-2013 às 16:17.

  3. #3
    Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2,679
    Pra variar é a comemoração da inauguração do projeto de possível ponto de interconexão.

  4. #4
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,002
    Citação Postado originalmente por cresci Ver Post
    Pra variar é a comemoração da inauguração do projeto de possível ponto de interconexão.
    É isso mesmo? Eu já li umas 3 vezes o texto da Telebras e não consegui entender nada, especialmente "rede binacional". Claro que o asinino do Paulo Bernardo não decepciona em falar asneiras (“O caminho está aberto para nos conectarmos com os países vizinhos e assim avançarmos para a grande interligação entre os países da fronteira”, disse o ministro Paulo Bernardo, acrescentando que a população das duas cidades fronteiriças ganham “uma nova forma de lidar com a informação e entram de fato na era digital”) mas achei tudo muito confuso. Afinal, existe alguma coisa construida, funcionando?

  5. #5
    {topmember}
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    596
    Oba algum IDC no Uruguai ?

  6. #6
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,002
    Citação Postado originalmente por DuranDuran Ver Post
    Oba algum IDC no Uruguai ?
    Tem o das Organizações Tabajara e o da Lagasy (La Garantía Soy Yo), mas eu acho que a idéia dos imperialistas deve ser no sentido oposto, fazendo a alegria dos data centers do Sul/Sudeste.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •