Resultados 1 a 5 de 5
    Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010

Monitoramento para perda de pacotes?

Ola,

gostaria de saber se algum de voces conhece algum serviço ou script de monitoramento de servidor que registre de alguma forma, tipo um log, quando occorer perda de pacotes.

os que conheço, se o ping não responde eles avisam que esta fora e pronto.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Monitorar perda de pacotes com ICMP (ping) não reflete com exatidão a qualidade porque alguns equipamentos na rota podem eventualmente descartar esse tipo de pacote porém não ocorrendo o mesmo com outros protocolos. Para medir o percentual de pacotes, a cada intervado de tempo t repete-se um número n de pings e verifica-se quantos obtiveram sucesso, calculando-se então o percentual de pacotes perdidos no tempo t. Sistemas de monitoramento como o PRTG (para Windows) armazenam esses resultados e exibem gráficos e estatisticas para um dado periodo.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Esse mesmo. É grátis para 10 sensores e se você colocar um link no seu site para o site deles eles fornecem uma licença grátis para 20 sensores. O Ping default vem configurado com 1 ping a cada 60 segundos. Eu uso 10 pings a cada 60 segundos para ter uma noção do packet loss. Para monitorar servidor Web, DNS, Mail eu sugiro você utilizar os sensores que verificam o conteudo/resposta. Por exemplo, se você só verificar se o servidor está respondendo HTTP ele pode estar dando erro 500 (ou outro qualquer) e o seu monitoramente não vai alarmar que está ocorrendo erros. Se você monitorar a resposta exata esperada do acesso a uma página dinâmica é ainda mais seguro. O mesmo realizando query ao DNS e verificando a resposta. O PRTG também pode monitorar muitos indicadores próprios do Windows e a operação do MS SQL Server, além daqueles comuns a todos os sistemas de monitoramento, como espaço em disco, uso de CPU, uso da rede, etc. Fácil de instalar, fácil de configurar, e grátis.
    Última edição por 5ms; 20-03-2011 às 10:38.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Esse mesmo. É grátis para 10 sensores e se você colocar um link no seu site para o site deles eles fornecem uma licença grátis para 20 sensores. O Ping default vem configurado com 1 ping a cada 60 segundos. Eu uso 10 pings a cada 60 segundos para ter uma noção do packet loss. Para monitorar servidor Web, DNS, Mail eu sugiro você utilizar os sensores que verificam o conteudo/resposta. Por exemplo, se você só verificar se o servidor está respondendo HTTP ele pode estar dando erro 500 (ou outro qualquer) e o seu monitoramente não vai alarmar que está ocorrendo erros. Se você monitorar a resposta exata esperada do acesso a uma página dinâmica é ainda mais seguro. O mesmo realizando query ao DNS e verificando a resposta. O PRTG também pode monitorar muitos indicadores próprios do Windows e a operação do MS SQL Server, além daqueles comuns a todos os sistemas de monitoramento, como espaço em disco, uso de CPU, uso da rede, etc. Fácil de instalar, fácil de configurar, e grátis.
    obrigado pela dica!

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem