Olá!
Estou com alguns equipamentos aqui e preciso montar uma redundancia com meus SAN Switchs, porém nunca fiz isso.
Tenho dois SAN Switchs HP com 20 portas, 8 habilitadas e licenciadas em cada. Tenho 3 servidores conectados a este SS e dois Storages, tudo isso em um unico SS (o segundo chegou ontem e esta na minha mesa p/ configuração ainda). Cada servidor possui duas placas HBA com uma conexao FC cada.
A minha ideia é ligar uma porta de cada servidor em um SS separado e fazer o mesmo com os Storages. A dúvida e com relação do zoning dos SS. A configuração deve ser feita para que cada servidor possa 'ver' os dois storages? Isto é, todas as portas?
Meu ambiente é XenServer, mais exatamente uma Pool Xen, logo todos os servidores tem acesso a mesma LUN no meu storage. Fazendo desta maneira, cada 'canal' de cada servidor irá enxergar a sua LUN correspondente (imaginando que eu á configurei o storage) e cada servidor irá conseguir 'enxergar' duas vezes a mesma LUN, cada vez por um canal. É isso mesmo?
Se for, como eu faço para que o Xen possa enxergar somente uma conexão para cada LUN, ao invez de duas? Seria a opção de Multipath?Caso sim, é necessário alguma configuração extra além de habilitar o multipath?

Como eu disse, hoje meu ambiente tem 3 servidor e 2 storages, todos conectados por apenas um SAN Switch via FC, tudo funcionando.

Desde já obrigado.