Resultados 1 a 8 de 8
    Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010

Dois servidores de email ao mesmo tempo - é possível?

prezados,

gostria de saber se é possível de configirarmos um dominio para usar 2 servidores de email, tipo:

- o servidor do google apps

- o servidor cpanel padrão

seria possivel algumas contas estarem no google e outras não?

seria uma questão de adiomar o MX dos dois e o servidor procuraria aonde entregar?

grato!

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Olha, pelo que eu entendo é impossível fazer da forma que você quer, com algumas caixas em um servidor e outras caixas em outro. A não ser que os amigos aqui do fórum conheçam uma solução, pois aqui tem muita gente boa no assunto

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Citação Postado originalmente por eulergui Ver Post
    Olha, pelo que eu entendo é impossível fazer da forma que você quer, com algumas caixas em um servidor e outras caixas em outro. A não ser que os amigos aqui do fórum conheçam uma solução, pois aqui tem muita gente boa no assunto
    isso que gostaria de ter, espero que alguem confirme que seja possivel. obrigado.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Você poderia endereçar por subdominio, exemplo@google.dominio.com.br, com MX especifico. Isso aí tem tudo para dar errado na prática mas algumas empresas fazem uso, funcionario@corp.terra.com.br vs usuario@terra.com.br

O que acontece se alguem endereçar funcionario@terra.com.br ?

1. Se "funcionario" não existir no servidor, retorna mensagem com erro cuja intenção era ter sido enviada para a empresa.

2. Se "funcionario" for conta de usuario ... lá se vai uma mensagem enviada para empresa para ser lida por pessoa estranha à empresa.

3. Se "funcionario" é conta do funcionário, basta dar forward automático para funcionario@corp .. Acredito que os endereços mais comuns devem ser reservados no @terra, como suporte, vendas, contato, atendimento, ... e provavelmente redirecionados para @corp.terra ...

Já o inverso, usuario@corp.terra.com.br raramente deve ocorrer e não causaria problemas relevantes.
    Última edição por 5ms; 20-03-2011 às 20:47.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Possível é sim. No caso do Google Apps, só usando a versão paga. Aí utiliza-se um recurso do Postini (da versão paga) que faz a filtragem das contas e manda elas para um outro SMTP (como Archiving) dependendo das regras. Teria que tunar a config do exim (reescrevendo as paradas na mão e tendo conhecimento avançadíssimo daquela sintaxe maluca deles) também no cPanel para fazer ele entregar a mensagem no servidor do Google, em modo "híbrido".
    Vários MTAs também tem opções similares para fazer distribuição de contas entre SMTPs em servidores diferentes (é um recurso para load balancing). Para Windows, o Icewarp (Merak) e o SmarterMail têm opções semelhantes.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Opa, valeu pela informação, cresci!! Embora o tópico não tenha sido aberto por mim, é interessante saber que essa opção existe de fato

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Obrigado pessoal!

Mas sinceramente achei que seria mais fácil.

Poderia ser apenas uma configuração do tipo "procure em todos os MXs antes de dizer que não existe" - hehehe

sonhar, ainda, não custa nada, né??

Novo Membro
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Citação Postado originalmente por TudoBem Ver Post
    Obrigado pessoal!

Mas sinceramente achei que seria mais fácil.

Poderia ser apenas uma configuração do tipo "procure em todos os MXs antes de dizer que não existe" - hehehe

sonhar, ainda, não custa nada, né??
    Amigo, isso é simples.
    Faça isso em CPanel ou algum servidor que suporte alias.

No servidor principal suponhamos que tenha CPanel, e que seu email principal seja email1@dominio.com (servidor 1) e queira enviar uma copia para email2@dominio.com (servidor 2)

Isso deverá ser feito da seguinte forma, acesse o CPanel do servidor 1 onde esta o email1@dominio.com, va em "Remetentes" desça a barra de rolagem e va na opção:
    Dica:
    Se deseja definir seu endereço padrão ou "pegar tudo," por favor clique aqui para ser encaminhado à página Endereço Padrão.

Após entrar na opção marque "Encaminhar para o endereço de e-mail" e coloque o email para onde será enviado a copia no caso email2@dominio.com e salve. Feito.
    Se desejar responder as mensagens sem nenhum trabalho no segundo servidor se passando como email1@dominio.com crie um email alias de nome email2@dominio.com no email principal email1@dominio.com e encaminhe o alias para email1@dominio.com.

Lembre-se de atualizar as entradas SPF e MX dos servidores e se estiver usando DKIM deverá gerar as chaves públicas e privadas no dois servidores com os mesmos valores ou seletor distintos, não coloque valores MX iguais pois uma hora vai chegar em um e depois em outro e você fica meio perdido, o recomendado e este que lhe passei, faço isso aqui em nosso sistema para sempre ter uma copia das mensagens enviadas e recebidas.
    Criar Site Web - Soluções em hospedagem VPS, compartilhada e Marketing
    http://criarsiteweb.net

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem