Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Backup

Membro
    Data de Ingresso
    Aug 2013

Post Backup

Pessoal,

Tenho um certo volume de dados pessoais meus (~2TB de dados, imagino que 3TB de disco esteja bom), e estou afim de pegar um plano em DOIS datacenters diferentes nos EUA (backup em 2 pontos geográficos distintos). Queria algo de baixo custo mesmo, então as únicas coisas que não posso sacrificar são link (limites de transferência, mais especificamente) e espaço de armazenamento. Processador, memória, etc, tudo pode ser sacrificado, e os discos podem ser SATA mesmo. Neste caso, prefiro (creio eu) pegar 2 servidores razoáveis do que 1 só bom.

O que vocês conhecedores do assunto me recomendam sobre isso?

Obrigado pela atenção!

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    com este volume de dados, os mais baratos estão fora do pareo, pois não oferecem discos deste tamanho, duas opções seriam:

https://www.fdcservers.net/dedicated_servers.php

o Atom vc pode pagar uma taxa de U$95 e colocar um HD de 2TB

ou na Europa:

Ficha do servidor Backup FS-8T - OVH
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

Membro
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Obrigado pela resposta, Winger!

Gostei das sugestões, inclusive este da Europa!

A propósito, estes mais baratos de que fala, oferecem discos de quais tamanhos aproximadamente? Sabe me apontar alguns?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    2TB = 2 milhões de megabytes (MB)

Se fosse possivel transferir à 100Mbps (10MB/s) de forma continua seriam necessários 2,5 dias. Não me parece usual que servidores baratos suportem essa taxa, principalmente localizados em continente diverso da fonte do backup. Dessa forma, backups em um único servidor ou único disco representam um grave risco, pois não apenas são necessários vários dias para produzir um full backup e talvez muitos mais dias para recuperar o backup, como a indisponibilidade do servidor backup por qualquer razão deixa você sem cobertura alguma. O mais indicado seria distribuir/particionar o backup em vários servidores ou serviços de backup. O risco de perda do backup seria apenas parcial -- e muito mais rápido recompor a parte afetada, a recuperação de um fuill backup seria n vezes mais rápida pois partes seriam simultaneamente baixadas de diferentes máquinas, o custo pode ser menor. Exemplo: oferta de backup VPS de US$6 por 250GB RAID6, 2TB sairia por U$ 50 e usaria 6 locações geográficas diversas. Entretanto seria preferivel usar uma empresa diferente se considerar um 2o conjunto backup, como o serviço Glacier da Amazon ($0.01 per gigabyte per month, ~US$ 20/mês por 2TB), por exemplo.
    Última edição por 5ms; 26-08-2013 às 23:38.

Permissões de Postagem