Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 43

Tópico: Fraudes

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Mar 2012

Fraudes

Criei esse tópico para discutir sobre fraudes eletrônicas e como o pessoal daqui lida-se com esse tipo de fraude.
    Vou começar com minhas experiências e medidas quanto à isso.
    -----
    Possuo uma pequena empresa de jogos online ( que sempre são alvos de fraudes ) e recentemente tive problemas quanto à charge back, cujo qual me cobraram taxas bem salgadas e sempre sobra para o empreendedor pagar.
    Após esse episódio passei a adotar uma nova prática que é uma triagem automatizada de usuários após determinado numero de compras que é a seguinte:
    1 - Requerer cadastro de telefone celular ( não alterável ).
    2 - Necessidade de comprar um valor minimo através de TEF ou Boleto via MoIP e Payza.
    3 - Confirmação via SMS.
    4 - Cadastro de CPF ( não alterável ) e validação/confirmação da propriedade do CPF junto a serviços credenciados da Receita Federal.
    5 - Após isso, o sistema libera outras formas de pagamento ao cliente como PayPal, PagSeguro e Moneybookers.

E vocês, como se portam para evitar o máximo possível fraudes e golpes nos seus negócios?
    Última edição por hasore; 03-09-2013 às 19:46.
    Gabriel Santos - hasore

{topmember}
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Em nosso site, na área de pedidos:

Após efetuar seu pedido um de nossos atendentes deverá contacta-lo (ligação para seu telefone FIXO) para confirmar seu pedido e seus dados antes de dar início ao processo de configuração de sua conta. Informamos que só serão processados pedidos:

Como nome e sobrenome completos (apelidos não são aceitos);
    Com telefone FIXO de contato - apenas pedidos com celular serão descartados;
    Com CPF e RG para pessoas físicas que pertençam ao dono do pedido assim como o CNPJ para pessoa jurídica (verificação feita no site da Receita Federal);
    CEP relacionado ao endereço informado (verificação feita junto ao site dos Correios)
    Pedidos recebidos sem as corretas informações acima não serão processados e serão
    descartados pelo sistema imediatamente e automaticamente.
    Para servidores dedicados os primeiros pagamentos são sempre via boleto/deposito.

Engraçado que mesmo assim eu recebo pedidos com CPF falso e telefone fixo que não existe ou se existe é de uma farmácia ou funerária.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    A minha opinião é que a melhor forma de lidar é constituir um fundo para cobrir, vamos dizer, maus pagadores. É uma espécie de seguro tirando uma lasquinha de cada pagamento recebido e guardando para os calotes/multas que seguramente irão acontecer. É uma "socialização dos prejuizos" como essa que a OVH está fazendo com o novo serviço anti-DDoS.

Nós temos um cliente que pirava só em falar em vender com pagamento em boleto. Como a entrega do produto é imediata e o pagamento é parcelado em 4 vezes, ele só aceitava cartão ou cheque pré-datado. Essa segurança implicava em perder zilhões de vendas. Mas a margem dele era 5 vezes o custo do produto. Bastaria o comprador pagar a primeira parcela e ele já estava lucrando. Então era medo de não receber pagamento pelo que já estava pago. Quando finalmente cedeu em aceitar boletos, ganhou uma fortuna. O número de clientes que desaparece sem pagar as parcelas restantes é quase zero. Atraso tem, mas deixar de pagar não. Faça uma reserva técnica e durma tranquilo.
    Última edição por 5ms; 03-09-2013 às 20:17.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    A minha opinião é que a melhor forma de lidar é constituir um fundo para cobrir, vamos dizer, maus pagadores. É uma espécie de seguro tirando uma lasquinha de cada pagamento recebido e guardando para os calotes/multas que seguramente irão acontecer. É uma "socialização dos prejuizos" como essa que a OVH está fazendo com o novo serviço anti-DDoS.

Nós temos um cliente que pirava só em falar em vender com pagamento em boleto. Como a entrega do produto é imediata e o pagamento é parcelado em 4 vezes, ele só aceitava cartão ou cheque pré-datado. Essa segurança implicava em perder zilhões de vendas. Mas a margem dele era 5 vezes o custo do produto. Bastaria o comprador pagar a primeira parcela e ele já estava lucrando. Então era medo de não receber pagamento pelo que já estava pago. Quando finalmente cedeu em aceitar boletos, ganhou uma fortuna. O número de clientes que desaparece sem pagar as parcelas restantes é quase zero. Atraso tem, mas deixar de pagar não. Faça uma reserva técnica e durma tranquilo.
    Concordo, ter um saldo para lidar com prejuízos sempre é bom, mas existe o fator "score" junto à esses gateways da vida.
    Gabriel Santos - hasore

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Eu faço as verificações dos dados cadastrados mas de forma manual, e caso algo não bata (comparo endereço, telefone, cpf/cnpj na receita etc) não ativo o serviço, e mando e-mail ao cliente solicitando alteração dos mesmos. Quando o telefone é verdadeiro e o cliente atende, solicito que ele responda o e-mail pois assim também confirmo se o e-mail cadastrado está correto.

Mas eu gostaria de fazer boa parte desse processo de forma automatizada, como por exemplo verificar se o CPF é realmente da pessoa e a correspondência cep/ddd. Como fazer isso?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    O CPF/CNPJ tem serviços pagos que verificam. E também protesto de titulo em cartório, nome no Serasa/SPC, cheques devolvidos, ações judiciais.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Eu faço as verificações dos dados cadastrados mas de forma manual, e caso algo não bata (comparo endereço, telefone, cpf/cnpj na receita etc) não ativo o serviço, e mando e-mail ao cliente solicitando alteração dos mesmos. Quando o telefone é verdadeiro e o cliente atende, solicito que ele responda o e-mail pois assim também confirmo se o e-mail cadastrado está correto.

Mas eu gostaria de fazer boa parte desse processo de forma automatizada, como por exemplo verificar se o CPF é realmente da pessoa e a correspondência cep/ddd. Como fazer isso?
    Para CPF/CNPJ, as únicas ferramentas que conheço com suporte a consultas integradas ou em lote é o consultacpf ( R$3,55/consulta ) ou da fontededados ( R$0,10/consulta ) e verificar se o nome bate com o informado pelo cliente.
    O consultacpf é parceiro da Serasa Experian e fornece informações mais completas quanto ao CPF ( pendencias financeiras, cheques emitidos, documentos roubados ), enquanto o fontededados é apenas uma ferramenta de verificação e situação cadastral do CPF/CNPJ que exibe o nome da pessoa física vinculada ao CPF ou razão social no caso de CNPJ.
    Telefone, não conheço nenhuma solução, mas eu uso os famosos envios de código via SMS.
    CEP, verificação de cep valido junto aos correios e consulta no CCFácil que possui ferramenta de consulta de endereços via CPF, mas com um valor bem salgado ( R$7,90/consulta ).
    Última edição por hasore; 03-09-2013 às 21:47.
    Gabriel Santos - hasore

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Uma prática que está sendo bastante utilizada é requerer endereço de e-mail comercial/empresarial/corporativo.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por hasore Ver Post
    Para CPF/CNPJ, as únicas ferramentas que conheço com suporte a consultas integradas ou em lote é o consultacpf ( R$3,55/consulta ) ou da fontededados ( R$0,10/consulta ) e verificar se o nome bate com o informado pelo cliente.
    O consultacpf é parceiro da Serasa Experian e fornece informações mais completas quanto ao CPF ( pendencias financeiras, cheques emitidos, documentos roubados ), enquanto o fontededados é apenas uma ferramenta de verificação e situação cadastral do CPF/CNPJ que exibe o nome da pessoa física vinculada ao CPF ou razão social no caso de CNPJ.
    Telefone, não conheço nenhuma solução, mas eu uso os famosos envios de código via SMS.
    CEP, verificação de cep valido junto aos correios e consulta no CCFácil que possui ferramenta de consulta de endereços via CPF, mas com um valor bem salgado ( R$7,90/consulta ).
    Os serviços parecem bons, mas vi alguns problemas:

1) alguns clientes colocam apenas o nome/sobrenome e o nome do meio fica hora, na consulta automatizada isso é levado em consideração?

2) consultar endereço pelo CPF... isso é coisa de dados roubados de declarações de imposto de renda, acesso indevido a dados de companhias telefônicas etc... nunca contrataria um serviço desses!

3) se o serviço de consultar endereço por CPF fosse legal... bom, o que dizer das pessoas que tem vários imóveis? ou que tem imóvel numa cidade, mas teve que se mudar para outra por causa de trabalho e acaba que mora de aluguel (que é pago com o aluguel do imóvel próprio que está em outra cidade)?

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Os serviços parecem bons, mas vi alguns problemas:

1) alguns clientes colocam apenas o nome/sobrenome e o nome do meio fica hora, na consulta automatizada isso é levado em consideração?

2) consultar endereço pelo CPF... isso é coisa de dados roubados de declarações de imposto de renda, acesso indevido a dados de companhias telefônicas etc... nunca contrataria um serviço desses!

3) se o serviço de consultar endereço por CPF fosse legal... bom, o que dizer das pessoas que tem vários imóveis? ou que tem imóvel numa cidade, mas teve que se mudar para outra por causa de trabalho e acaba que mora de aluguel (que é pago com o aluguel do imóvel próprio que está em outra cidade)?
    1 - A consulta por CPF em ambos, retorna o nome completo da pessoa sem abreviações, é só verificar se o nome e sobrenome existem no nome completo retornado na consulta.
    2 & 3 - Eu não sei, não uso esse serviço, mas eu não acho que é bem assim, veja por exemplo os consumidores que tem cadastro no serviço MeProjeta do Serasa Consumidor, eles cadastram o seu CEP e endereço no banco de dados deles, talvez a verificação seja feita assim e/ou em outros bancos de dados de empresas que vendem dados dos consumidores.
    Última edição por hasore; 03-09-2013 às 22:15.
    Gabriel Santos - hasore

Permissões de Postagem