Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 24
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010

Controle dos anúncios?!

Conforme sugestão do 5ms:

Até outro dia não conhecia a tal VTRservers. Aí vi uma oferta no WHT e fui pesquisar. Faz pose de empresa com registro desde 2004 mas está inativa nos cadastros governamentais há anos e parece ser a empresa do eu sozinho. Zilhões de reclamações no WHT do tipo paguei pelo servidor e nunca recebi. Espero que no WHT brasileiro provedor picareta com anos de golpes baixos (como o serverpronto também) não possa continuar anunciando como se nada tivesse acontecido nem vigaristas (como os da Quantegy ou da W2servers) tenham espaço para continuar postando ofertas de suas novas empresas.
    no tópico: http://www.webhostingtalk.com.br/for....html#post2690

Gostariamos então de ouvir sugestões de como este tipo de controle poderia ser feito e implantado.

A princípio, imagino que só com a participação de todos e denúncias quando for identificado algum caso que possa ser classificado como fraude.

Algumas dúvidas:

Como poderíamos saber que não estamos sendo injustos?

Como poderíamos verificar a veracidade de uma reclamação / denúncia?

Notem que abrimos este tópico em busca de sugestões construtivas, e que se ele se perder será fechado ou até mesmo apagado.
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Eu acredito que o julgamento seria sempre dos moderadores após terem firmado convicção sobre o assunto.

Reclamações e denúncias nessa indústria são comuns, algumas tem fundamento, outras não, as vezes cliente e provedor tem razão, as vezes ambos não tem razão, etc. Por isso mesmo, reclamações isoladas eu acho que não seriam razão suficiente para suspender/bloquear um provedor.

O que eu tinha em mente seriam casos de denúncias graves realizadas por um grande número de membros e que teriam causado prejuizo significativo aos clientes, não por impericia, falta de qualificação, uso de equipamento inadequado, etc, mas por atitude criminosa, como pegar o dinheiro dos clientes e sumir.

Esse é o caso do atual "CEO" do W2Servers. Existem muitos outros no WHT americano que aplicaram golpes em centenas, milhares de clientes, e que depois de um tempo voltam ao forum como se nada tivessem feito de errado, sem terem reembolsado aos clientes o que receberam indevidamente, sem sequer um pedido de desculpas. No Brasil para mim é o caso da Quantegy. Pegou o dinheiro de um monte de gente, não pagou os data centers que usou e sumiu. Em resumo, seriam casos que não haveriam dúvidas sobre a desonestidade do provedor. Casos de provedor mediocre, incompetente, seriam resolvidos pelo próprio mercado, ainda que seria melhor para a comunidade se empresas como a Santrex jamais pudessem postar anúncios gratuitamente nos forums.
    Última edição por 5ms; 30-03-2011 às 18:35.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Deixando a minha humilde visão,

Creio que a moderação poderia verificar o anuncio realizado, e junto verificar se ja foi aberta algum tipo de reclamação quanto a empresa na internet ou coisa do tipo, ou até mesmo deixar um espaço para quem foi lezado pela empresa poder acionar os moderadores e ocorrer a suspensão do anuncio de tal empresa, em outro topico que participo, uma eupresa, deu o calote, mudou de nome, e agora esta calotando novamente, sendo que fica claro para todos participantes mais antigos quem é a tal empresa.

Creio que o forum poderia assumir certa responsabilidade, da mesma forma como nós buscamos fazer um bom forum, o proprio forum poderia buscar fazer um bom espaço para seus usuarios.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Citação Postado originalmente por Angel Junior Ver Post
    ....
    Creio que o forum poderia assumir certa responsabilidade, da mesma forma como nós buscamos fazer um bom forum, o proprio forum poderia buscar fazer um bom espaço para seus usuarios.
    ¨o forum¨ somos nós, a responsabilidade é de todos, os probelmas com as empresas ou eupresas devem ser registrados, basta evitar ¨pixar¨o anúncio e denunciar ele para a moderação.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Winger, permita discordar mas não vejo dessa forma. Não acho que o "o forum" somos nós, nem que a responsabilidade é de todos. "O forum" é, vamos dizer, uma "franquia" do WHT americano, incorporando a experiência de muitos anos daquele forum no formato, nas regras, etc, e, principalmente, contando com uma imagem de credibilidade e importância antes mesmo da primeira mensagem ter sido postada. Manter esse patrimônio é responsabilidade dos moderadores. "Nós" somos usuários e obviamente sem o "nós" não existiria conteúdo original, mas não quer dizer também que esse conteúdo é sempre util, honesto, tecnicamente acurado, etc.

Nenhum forum vai bem sem a atuação de moderadores e, para mim, o sucesso de um forum é diretamente relacionado à qualidade da moderação. Casos de forums como o WHT, que envolvem negócios e colocam clientes e empresas frente à frente, são ainda mais sensiveis às ações de moderação, porque não faltam clientes desinformados e/ou despreparados e empresas safadas e/ou incompetentes, em qualquer lugar do mundo, como também não faltam boas empresas sendo atacadas em sua reputação por clientes de má fé, quando não por concorrentes disfarçados de clientes. Não é fácil moderar um forum.

Outro dia li no WHT-US um comentário que achei até gaiato: que bastava alguém postar uma critica positiva de uma empresa, que imediatamente apareciam postados comentários com criticas negativas e até ataques DDoS ao site do provedor. Eu acho gaiato porque a minha vivência no WHT mostra o inverso. Quando um cliente posta uma reclamação, geralmente ele é massacrado pelos membros "amigos" do provedor (a culpa é sempre do cliente) ou então esses defensores procuram justificativas atenuantes quando não dá para malhar o cliente. A prática tem sido tal e crescido tanto que os membros já até conseguem identificar pessoas supostamente pagas para fazer "controle de danos" quando um provedor tem problemas. É aquela situação que 10 clientes postam estarem enfrentando o mesmo problema e aí aparece um que se diz completamente satisfeito. Você vai checar o histórico do sujeito e ele sempre está completamente satisfeito com vários provedores que apresentaram problemas. A posição dele é invariante. É um "paid reviewer". Está nos forums para ganhar alguns trocados, assim como tem muita gente se oferecendo para postar artigos em novos forums para encher linguiça enquanto o forum não decola. E custa baratinho. Quem visita pouco o forum ou tem pouca experiência dificilmente vai identificar a molecagem criminosa.

Conclusão: eu acho que a maioria dos forums mundo afora está permanentemente em perigo de perder credibilidade e são os moderadores os guardiões, os principais responsáveis por manter a qualidade. Obviamente que jamais poderão ser responsabilizados por anúncios de empresas picaretas e consequencias danosas -- usuários inexperientes as vezes confundem o que é um forum -- mas eu acredito que existindo forte convicção dos moderadores sobre má fé de empresas. deveriam adotar providências imediatas, entre elas, como sugeri anteriormente, proibição de anunciar gratuitamente.
    Última edição por 5ms; 03-04-2011 às 09:38.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    5ms,

sim, é por ai, só chamar de franquia que foge um pouco, pois não ganhamos por isso, e o que quero dizer por nós é que os moderadores, que realmente possuem esta importância que você descreveu, saem da própria comunidade, alias vamos mecher nisso já já.

Devemos barrar os picaretas sim, mas, de novo, vou dizer que só com a ajuda da comunidade, denunciando os posts e fundamentando ela. Se não for pedido ao denunciante provas de sua reclamação, cairemos no que você falou acima de pessoas se passando por clientes para tirar o anuncio do concorrente. Alguns exemplor seriam:

- links para matérias em sites sérios

- o dominio hospedado com a empresa em questão (se o fato estiver ocorrendo naquele momento)

- print screen de tickets, emails, etc

- outros??

olha, esta questão dos anúncios grátis, realmente está tomando muito mais nosso tempo do que gostaríamos, está havendo dificuldade do entendimento dos anúncios grátis, pois eles são um benefício aos membros participantes do WHT-BR e não é o objetivo do fórum e nem deve ser o objetivo dos membros.

pensamos em algumas mudanças

- moderar os anúncios

seria bem mais fácil não deixar ele ir pro ar do que arrumar um anúncio fora das regras.

- os anúncios serem fechados para respostas

neste caso, acho que os justos pagariam pelos pecadores, pois perguntas sérias e pertinentes ao anúncio, que poderiam agilizar o atendimento do anunciante que não teria que ficar respondendo várias vezes o mesmo tipo de email. Mas, evitaria muito trabalho nosso também...

- sugestões?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Winger, eu falei em franquia (coloquei até entre aspas) no sentido de usar marca e formato/operação.

Moderar os anúncios e não permitir comentários nos anúncios parecem boas propostas, principalmente porque muitas vezes posta-se um comentário sem perceber que está na seção de anúncios. Também algumas vezes o anúncio perde o objetivo inicial e o tópico transforma-se em ponto de contato com o vendedor para questões de suporte ou estranhas ao anúncio. Veja o caso do anúncio da VD no WHT-US vendendo o servidor Xeon de $49: mais de 500 posts!

No campo das sugestões, fiquem preparados para ameaças de ações judiciais. Eu tive 2 forums com um número razoável de membros e que se transformaram em players nos respectivos mercados. O primeiro era completamente técnico e foi um prazer contar com um monte de profissionais competentes e a experiência de grandes empresas privadas, estatatais, fabricantes. O segundo forum foi terrivel. Empresas tentando fraudar pesquisas, exploração da midia de alguns textos postados por membros, gerando ameaças sérias de processos na justiça por empresas poderosas, e até um usuário (segurança armado) injuriado com os serviços de uma empresa postando uma convocação para sequestrar o presidente da empresa. Quando removi o post ele entrou com uma ação no Procon! Olho vivo.
    Última edição por 5ms; 03-04-2011 às 11:38.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Creio que uma dos itens que o Winger, colocou acima poderiam eliminar completamente as sugeiras no post de anuncios, que é a de proibir comentarios, ali é apenas um local para se divulgar seus produtos, simples e rapido, já o usuario que estiver com problemas com a empresa basta denunciar o topico e colocar junto dele as provas de problemas ocorridos.

E neste momento cabe aos moderadores, intervir, e analisar, quem tem razão para tomar as medidas cabiveis.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Concordo plenamente com o 5ms e o Winger. O fórum está crescendo e o aparecimento de picaretas é mais do que provável, e a moderação vai ser muito importante para o fórum. Mas não podem ser moderadores permissivos e molengas, tem-se que fazer cumprir as regras do fórum para todos.

A sugestão de moderar os classificados, e de filtrar os anúncios irregulares antes de irem para o ar, junto com a proibição de respostas é uma ótima idéia. Como já falaram, os certos poderão pagar pelos poucos errados, mas é necessário. Quanto ao trabalho do anunciante ter que ficar respondendo via MP as mesmas dúvidas, puxa, ele quer vender sem trabalho?!

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Quanto ao trabalho do anunciante ter que ficar respondendo via MP as mesmas dúvidas, puxa, ele quer vender sem trabalho?!
    Além disso, ele sempre poderá melhorar o próximo anúncio para não surgirem as dúvidas mais comuns, sem falar que o interessado entrar em contato direto com o fornecedor é sempre uma boa oportunidade para vender o serviço.

Permissões de Postagem