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  1. #1
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    Experiência com Suporte OVH

    Impostos, morte e ... defeitos. Chegou a vez da OVH Roubaix mostrar a que veio.

    Eu acho a situação bizarra e não sei como irá terminar.

    Começou com uma atualização do Debian 6 para Debian 7. No reboot a máquina não entrou. Reza o Teorema de Landau que o problema está onde você mexeu por último. Não seria o servidor com quase 30 meses na minha mão que iria abrir o bico justamente em reinicialização lógica.

    Imediatamente o meu programa de monitoramento alarmou.

    Como eu tinha movido o tráfego antes, resolvi reinstalar do zero o Debian 7 inclusive porque essa máquina veio com Debian 5 e Debian 6 foi dist-upgrade.

    Dá pau na reinstalação. Não consegue nem iniciar! No mesmo instante, recebo o seguinte e-mail automático da OVH:

    [suivi] Erro durante a reinstalação de ksxxxxxx.kimsufi.com
    OVH.HOSTING LDA - Alojamentos e Solu
    Avenida Miguel Bombarda, 133-6ºA
    1050-164 LISBOA




    Pediu uma reinstalação do seu servidor ksxxxxx.kimsufi.com
    em data do 2013-09-28 16:34:30.

    O processo de reinstalação encontrou o erro seguinte:
    - Server does not awake in rescue

    Trata-se de um problema que necessita ser tomada em cargo por um
    técnico dos nossos datacenters. Esta intervenção deverá iniciar
    rapidamente.
    Será informado por e-mail do inicio e do fim desta.
    Uma vez o problema resolvido, o técnico voltará a lançar a sua
    reinstalação como a tinha pedido.

    Durante o tempo desta intervenção, o seu servidor foi posto num estado que lhe impede de realizar qualquer acção sobre o mesmo através do manager (reboot, mudança de netboot, etc).


    Atenciosamente,

    Suporte Cliente OVH
    Suporte Técnico : 213-155-642
    Fax : 214-026-978
    Email: suporte@ovh.pt
    Site : Alojamentos e Solu
    De Segunda a Sexta : 9h 19h
    O que aconteceu com o Teorema de Landau?

    Acesso status.ovh.com e está lá o bendito servidor marcado no mapa como bichado. É o que está há mais tempo fora do ar dos 4 bichados em Roubaix 2 naquele momento. Não deve demorar mesmo. Não estou com pressa também.

    26 minutos depois do e-mail da OVH o meu monitoramento avisa que o servidor voltou ao ar! Então o upgrade para o Debian 7 não foi a causa ... Não preciso reinstalar. Fica para o Debian 8.

    4 minutos após o ping ok recebo e-mail da OVH informando que o ticket foi fechado (que ticket?). Acessando o link cai numa página do Manager 3 que nem sabia que existia. Lá está o ticket:

    De: Monitoring OVH Para: xxxxxx
    Data: 2013-09-28 17:12:26


    A intervencao no ksxxxx.kimsufi.com esta terminada.

    Esta operacao foi terminada em 2013-09-28 17:12:26


    Aqui encontra os detalhes da operacao:
    Motherboard replacement
    Date 2013-09-28 16:39:32, fulano made
    Motherboard replacement:
    Diagnosis:
    HS motherboard

    Actions:
    Replacing the motherboard.
    Updating the MAC address for DHCP.
    Server restart.


    result:
    Installation in progress.
    Não precisava continuar instalando mas tudo bem.

    Troca de placa-mãeeeeeeeeee? Esse servidor é uma raridade porque usa o AMD Phenom(tm) 8450 Triple-Core (passmark 1800). Será que substituiu só a placa ou a placa com processador e memória? Qual a chance do AMD virar um Celeron velhão?

    Não vou saber tão cedo. O monitoramento avisa que o servidor está fora (claro, reinstalando automaticamente) mas ........ a reinstalação dá pau. De novo!

    Voltei a tentar reinstalar mas está lentissimo. Deve ser o Celeron de 200MHz
    Última edição por 5ms; 28-09-2013 às 15:25.

  2. #2
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    Servidor operando ok. A placa realmente foi trocada. O AMD foi mantido

    Ethernet HWaddr 00:22:15:41:48:f6
    Ethernet HWaddr 00:24:8c:d5:de:ce

    Esse diagnóstico pareceu-me um pouco apressado, sabedor que dei motivo
    para o servidor parar de funcionar, mas possivelmente o BIOS detectou
    alguma anomalia na reinicialização e o técnico confirmou. Foram quase
    30 meses de bom serviço e reparo com substituição de hardware em
    menos de 25 minutos após detectado o problema. Parabéns OVH!

  3. #3
    Guru Junior
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    Você teve sorte

  4. #4
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    A OVH está de parabéns com seu caso, tudo rápido e automático, como um data center de verdade deve funcionar.

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por alvaro Ver Post
    Você teve sorte
    Em termos de downtime sim, porque estava fora de produção, mas quanto ao atendimento 100% automático da OVH (eles abrem o ticket, fornecem dados para o técnico, reparam, e fecham o ticket) no caso desse defeito de hardware, eu acho que deve ser comum para quem tem 150 mil servidores, muitos baratos, e precisa economizar suporte. Se a peça tem em estoque não tem porque demorar. Eu já tinha notado no mapa de status dos servidores que sempre são poucos com alarme e tempo baixo.

    Você passou por experiência ruim com o suporte de hardware da OVH?

  6. #6
    Guru Junior
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    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Em termos de downtime sim, porque estava fora de produção, mas quanto ao atendimento 100% automático da OVH (eles abrem o ticket, fornecem dados para o técnico, reparam, e fecham o ticket) no caso desse defeito de hardware, eu acho que deve ser comum para quem tem 150 mil servidores, muitos baratos, e precisa economizar suporte. Se a peça tem em estoque não tem porque demorar. Eu já tinha notado no mapa de status dos servidores que sempre são poucos com alarme e tempo baixo.

    Você passou por experiência ruim com o suporte de hardware da OVH?
    Não chegou a ser um problema, já que o servidor estava com RAID 1 e continuou funcionando normalmente. Apenas 1 dos HDs parou de funcionar, e demoraram alguns dias para trocar (não lembro exatamente quando tempo). Fizeram perguntas antes de trocar, e só respondiam o ticket uma vez a cada um ou dois dias.

  7. #7
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    Hummmm.

    Na Online.net, se você tiver o HardwareWatch ativado (é grátis) e for detectado problema em HD de RAID, se não for RAID-0 o suporte troca automaticamente o HD defeituoso em -- alegadamente -- até 4 horas. Se é RAID-0 ou sem RAID, entram em contato com o cliente. Espero não comprovar na prática.
    Última edição por 5ms; 28-09-2013 às 16:44.

  8. #8
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    Citação Postado originalmente por alvaro Ver Post
    Não chegou a ser um problema, já que o servidor estava com RAID 1 e continuou funcionando normalmente. Apenas 1 dos HDs parou de funcionar, e demoraram alguns dias para trocar (não lembro exatamente quando tempo). Fizeram perguntas antes de trocar, e só respondiam o ticket uma vez a cada um ou dois dias.
    Não vejo como algo negativo pois seu servidor estava operacional e funcionando, se fosse o contrário acredito que eles trocariam rapidamente.

  9. #9
    Guru Junior
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    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Não vejo como algo negativo pois seu servidor estava operacional e funcionando, se fosse o contrário acredito que eles trocariam rapidamente.
    Deve ser isso mesmo, só quando o servidor está offline tem prioridade

  10. #10
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    Citação Postado originalmente por alvaro Ver Post
    Deve ser isso mesmo, só quando o servidor está offline tem prioridade
    Menos mal, na minha opinião.

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