Resultados 1 a 6 de 6
    Membro
    Data de Ingresso
    Jul 2013

Duvidas para streaming

Boa noite pessoal.
    Tenho algumas duvidas referente a Streaming, desculpe se algumas pessoas consideram coisas "tolas", porém, estou começando neste meio.

Cenário
    01 - Como a maioria do senhores estou utilizando WHMSonic
    02 - Hoje a média de ping é de 130ms
    03 - Radio com cerca de 500 a 800 ouvintes
    04 - CPU maioria do tempo inferior a 1% e esporadicamente chega a 3 ou 4%.
    05 - Software utilizado para transmissões ao vivo Sam Broadcaster Pro.

Duvidas

vejo muitas hosts com pings bem elevados, porém, o delay nas transmissões são menores, hoje o delay para conexões está em cerca de 15 a 20s com autodj desligado, as vezes consigo chegar a 1s mas não consegui definir um padrão.
    Vi que muitas empresas utilizam o wowza para melhorar a qualidade da conexão e também para disponibilizar a conexão para dispositivos móveis (tables e celulares por ex.) , o wowza pode me ajudar a reduzir o delay? O software para transmissão da radio influencia em alguma coisa neste aspecto? Existe algum oturo software que seja melhor indicado para obter o melhor delay possível?
    Instalei o wowza com uma licença trial, gostaria de saber como eu realmente posso utilizar? Existe algum painel de controle?

Objetivo: Meu cliente gostaria de transmitir ao vivo com o melhor delay possível, ele está aberto a troca de tecnologia para chegar algo em torno de 1s ou menos.

Se existir alguma boa alma que poderia me ajudar com essas duvidas eu realmente agradeceria.

Muito obrigado.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Já tentou reproduzir os passos desse video?

Membro
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Citação Postado originalmente por hasore Ver Post
    Já tentou reproduzir os passos ?
    Obrigado pela dica, sim já assisti esse video e ele realmente me ajudou a melhorar o delay de 1m para algo em torno de 15s.
    Porém um amigo fazendo testes conseguiu em outro servidor algo em torno de 5 segundos para um ping com o dobro do que estou utilizando.
    A vps que estou utilizando está com whm/whmsonic sem nenhum tipo de ajuste diferenciado.

Existe alguma configuração na vps que eu posso fazer para melhorar este delay? Desativar o buffer por exemplo?
    Existe alguma influencia no player (HTML) que o navegador carrega? O que eu quero dizer aqui é se o navegador faz buffer, se nesse caso eu tenho que ter um player especificando que eu não gostaria de ter o buffer?

Sei que o buffer ajuda na qualidade final, porém, meu objetivo não é a máxima qualidade e sim o minimo delay, picotamento pequenos e esporádicos não serão o problema.

Muito obrigado novamente!

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Sim, o Wowza possui delay bem menor do que soluções baseadas em Shoutcast graças ao protocolo RTMP. Mas ele faz a troca de um delay menor por um buffer menor e mais sujeito a engasgos diante das oscilações de conexão (seja do servidor, seja do ouvinte). Trabalhar com conexões TCP permanentes é sempre um desafio na internet pois as condições do caminho entre as duas pontas muda o tempo todo. Se tratando de áudio e vídeo, qualquer pequeno packet loss impacta muito na experiência do usuário enquanto uma página carregada ou e-mail enviado esse detalhe mal seria percebido.

O ShoutCast nasceu na década de 90, ainda na época da conexão discada. Apresenta delay maior sim e o player demora a conectar mas é muito robusto, muito estável. Recomendo você se deter a este protocolo o máximo possível.
    Última edição por Winger; 04-10-2013 às 10:19. Razão: Faxina

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Eu usava o Shoutcast pelo cloudflare.
    Como o recurso é TCP, basta colocar na porta 80 que o CloudFlare roda sem problemas.
    O acesso ao servidor se dá aos servidores da CloudFlare e não ao teu servidor em si.

Depois testa ai, pode ser que isto lhe ajude.

Abraços.

Citação Postado originalmente por Anderson Ver Post
    Boa noite pessoal.
    Tenho algumas duvidas referente a Streaming, desculpe se algumas pessoas consideram coisas "tolas", porém, estou começando neste meio.

Cenário
    01 - Como a maioria do senhores estou utilizando WHMSonic
    02 - Hoje a média de ping é de 130ms
    03 - Radio com cerca de 500 a 800 ouvintes
    04 - CPU maioria do tempo inferior a 1% e esporadicamente chega a 3 ou 4%.
    05 - Software utilizado para transmissões ao vivo Sam Broadcaster Pro.

Duvidas

vejo muitas hosts com pings bem elevados, porém, o delay nas transmissões são menores, hoje o delay para conexões está em cerca de 15 a 20s com autodj desligado, as vezes consigo chegar a 1s mas não consegui definir um padrão.
    Vi que muitas empresas utilizam o wowza para melhorar a qualidade da conexão e também para disponibilizar a conexão para dispositivos móveis (tables e celulares por ex.) , o wowza pode me ajudar a reduzir o delay? O software para transmissão da radio influencia em alguma coisa neste aspecto? Existe algum oturo software que seja melhor indicado para obter o melhor delay possível?
    Instalei o wowza com uma licença trial, gostaria de saber como eu realmente posso utilizar? Existe algum painel de controle?

Objetivo: Meu cliente gostaria de transmitir ao vivo com o melhor delay possível, ele está aberto a troca de tecnologia para chegar algo em torno de 1s ou menos.

Se existir alguma boa alma que poderia me ajudar com essas duvidas eu realmente agradeceria.

Muito obrigado.
    Vou te responder na parte Wow. Vc pode muito bem publicar as streams por RTMP e disponibilizar por HLS ou Adobe HDS, ambos em HTTP.
    Sendo assim, vc evitaria o jitter (engasgo) das streamings comuns em RTMP quando o buffer eh baixo ou igual a zero.
    Para o player vc poderia usar o próprio Flash Player, tocando em Adobe SanJose (HTTP) e para mobile, HLS direto do browser (Iphone 3G+, all Ipads, Android 4+) sem programas auxiliares.

De maneira geral o funcionamento de ambos são por blocos de buffer feitos pelo lado servidor.
    Num cenário default HLS funciona assim:
    10s de buffer por pacote, numa lista de 10 pacotes em fila, enviando sempre os 3 primeiros.
    Adobe HDS, funciona dessa forma, porém não sei se com os mesmos valores.

Nesse cenário, o delay para qualquer situação de latência não deveria ser maior que 30s, tendo excelentes resultados em até 10s. Então, vc pode configurar os valores para atingir até delay muito menores
    e o melhor, com instant play baixíssimo, como falei tem que configurar.
    Além de que o Wow te proporciona n maneiras de controlar, restringir e distribuir sua mídia (tem que programar isso).

Eu vejo muita vantagem usar dessa forma, como por exemplo: não piratear nenhum programa de broadcast (publisher), manuseio a vonté da streaming, melhor controle de estatísticas, multi-entrega, etc.

Ah, e Wow re-stream SHOUTcast/Icecast inclusive tem um módulo FREE e um comercial por aí disponível que melhora em alguns aspectos.

Abraço!

Permissões de Postagem