Oracle anuncia datacenter para serviços na nuvem no Brasil

O presidente mundial da Oracle, Mark Hurd anunciou durante o OracleCloud World, realizado em São Paulo, que a empresa vai construir seu primeiro data center na América Latina. Em comunicado à imprensa, a empresa informa que o data center ficará no Brasil - o local não foi revelado - e ampliará a infraestrutura de nuvem pública global da Oracle para 18 datacenters, apoiando o portfólio mais abrangente de serviços de Aplicativos, Social, Plataforma e Infraestrutura, todos disponíveis por meio de assinatura. Os valores aportados na iniciativa não foram revelados.

De acordo com o comunicado de imprensa, o novo data center deverá entrar em funcionamento até meados de 2014. Até lá, diz a Oracle, os clientes da empresa na América Latina usando os serviços dos datacenters da Oracle em outras regiões do mundo. Segundo dados consolidados pela Oracle, a partir de pesquisa da IDC, os serviços na nuvem na América Latina serão um fator crítico para acelerar a modernização do ambiente de TI. Com o novo datacenter, a Oracle reafirma seu compromisso com os mercados brasileiro e latino-americano de atender às necessidades de seus clientes em relação aos serviços na nuvem.

Conforme a IDC Latin America IT Investment Trends de julho de 2013, “os benefícios mais importantes que são esperados ao implementar cloud computing no Brasil são: reduzir o gasto total de TI com hardware em 23%; reduzir o gasto total com licenciamento de software e manutenção em 19%; melhorar a produtividade da equipe de TI e o nível dos serviços em 22%; reduzir o gasto total com desenvolvimento de software personalizado e suporte em 21%; reduzir o custo com energia, resfriamento e custo relacionado em 7%”.
link: TI Rio