Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: Como começar?

Novo Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2014

Como começar?

Olá galera, eu sou webdesigner freelancer, e estava pensando em abrir uma webhosting, mas minha dúvida é:
    Começar com revenda ou com um VPS?
    Achei muitos VPS baratos, e vi planos de revenda bem interessantes, o negocio é que não tenho pratica com linux (no máximo Ubunto),
    e então o que acham?

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Seja bem vindo!

Se eu fosse começar uma empresa de hospedagem hoje, antes eu iria:

- buscar me informar sobre o processo de formalização e manutenção de uma empresa com o cnae 6311-9/00;

- selecionar as 10 melhores empresas do segmento para estudar suas estratégias e tentar descobrir uma razão - ou desenvolver vantagens - para que os clientes destas me escolhessem como seu novo provedor;

- analisar se eu realmente tenho aptidão para atuar como empresário neste ramo;

- analisar se eu realmente tenho competência para ser o "cara que resolve";

- ler o conteúdo Hospedagem de sites buscando, principalmente, dominar o máximo daquilo que chamaram de "serviços essenciais";

- estudar TCP /IP http://juliobattisti.com.br/artigos/.../tcpip_p1.asp;

- instalar um servidor (desktop ou na web) com o sistema operacional escolhido para estudar seus fundamentos e os principais comandos;

- ler toda documentação do site cPanel.net, caso este fosse o painel escolhido para gerenciamento do servidor;

- estudar a linguagem de programação predominante do serviço a ser prestado;

- viabilizar uma reserva financeira de maneira que eu pudesse sobreviver por 24 meses sem depender de qualquer recurso gerado pela empresa.

Claro que a listagem acima é simplesmente um pensamento desordenado, sem qualquer revisão ortográfica, em um sábado ensolarado.
    O importante mesmo é entender que: Força de vontade + amadorismo = frustração.
    Última edição por eltern; 22-02-2014 às 16:49.
    "Excusatio non petita, accusatio manifesta."

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    duplicado.
    Última edição por 5ms; 22-02-2014 às 18:33.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Eu não vejo muito sentido em observar as 10 melhores empresas porque estão em outra categoria, em todos os quesitos imagináveis -- na prática fora do alcance de um pequeno empreendedor -- e não servem de modelo para nada.

Em relação à capacidade financeira, acredito importante a reserva não apenas para sobreviver sem contar com rendimentos da empresa mas também para enfrentar imprevistos da empresa -- uma iniciativa que requer algum investimento com risco elevado de retorno. Analise friamente se o seu plano A é realista e não deixe de ter um plano B e/ou estratégia de saida. Na suposta oportunidade de ganhar um pequeno adicional com hospedagem você pode perder ou se indispor com os seus clientes de Web design.

Citação Postado originalmente por eltern Ver Post
    O importante mesmo é entender que: Força de vontade + amadorismo = frustração.
    Perfeito.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por Thallis Ver Post
    Olá galera, eu sou webdesigner freelancer, e estava pensando em abrir uma webhosting, mas minha dúvida é:
    Começar com revenda ou com um VPS?
    Achei muitos VPS baratos, e vi planos de revenda bem interessantes, o negocio é que não tenho pratica com linux (no máximo Ubunto),
    e então o que acham?
    Se você não tem experiência então a melhor forma de começar é com uma revenda de hospedagem onde você não irá se preocupar com a parte técnica e apenas em vender e prestar suporte aos seus clientes. Como você é webdesigner você já tem clientes para começar, os seus mesmos, mas é MUITO IMPORTANTE que você saiba separar bem e explicar para seu cliente que são serviços diferente, o ideal é fazer dois contratos com eles: um para o desenvolvimento e outro para a hospedagem do site dele.

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    sabe que as agencias e developers (assim como eu) querem uma hospedagem boa para seus clientes, porque recomendar locaweb e uolhost é fim de carreira. Mas nem todos tem a expertise e ou tempo para gerenciar a hospedagem.

Esse é um nicho de mercado que eu não vejo nenhum concorrente além da locaweb e sua hospedagem para "profissionais" web. Queria MUITO poder indicar um plano de revenda no qual você ficasse mais tranquilo e não precise dar suporte level 2 ou 3.

Eu trabalho nesse ramo a mais de 10 anos e acho que ja passei por todas situações possíveis. Por necessidade acabei estudando muito sobre hospedagem e servidores, depois de ter perdido dezenas de clientes.
    Tenho servidores na gnax e softlayer, dns redundante e 2 servidores de backup redundantes.

Infelizmente eu gasto mais do que recebo dos clientes, presto um serviço de alto nível que não é valorizado pelo cliente. Mas meus gráficos de ROI mostram que os clientes que estão em hospedagens genéricas brasileiras tem um índice muito menor de retorno.

É isso, é uma área complicada e que requer muito tempo de estudo.

ps: eu não tenho uma empresa de hospedagem, hospedo basicamente site de clientes, além de uns 4 ou 5 que são amigos e não são clientes de desenvolvimento.
    Última edição por inter; 23-02-2014 às 15:21.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    inter, o seu problema é de preconceito das empresas pequenas, quem procura essas "grandes" empresas (Locaweb, Uol Host, HostDime, HostGator etc) por que acha que somente uma dessas pode prestar um bom serviço acaba se ferrando feio. Se as pessoas não fossem preconceituosas com os pequenos grande parte não teria qualquer tipo de problema que enfrentam hoje em dia, como os que você passou na Locaweb. Resumo: deixa de ser preconceituoso.

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    mas eu não sou preconceituoso não, muito pelo contrário. Indico fortemente a hostbits (que era uma eupresa, e acho que era gerenciada lvl3 pelo eltern) e fiquei com eles muitos anos, até que a minha demanda aumentou a ponto de eu precisar do meu primeiro dedicado, serviço o qual eles não ofereciam.

Quem procura empresas grandes são os clientes, aquele o qual não entende nada o que é, assina porque precisa para ter seu sitezinho no ar e mesmo sem conhecimento enfrenta os problemas de uptime notórios nos grandes nomes do brasil.

Sabe algo que eu sempre ouco? "se um dia vc desistir disso e fechar sua empresa e sumir, eu perco o meu site? como eu fico?" pense que quem procura hospedagem e acha uma pequena empresa, pode pensar exatamente a mesma coisa.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Com uma revenda, você não precisa necessariamente ter conhecimento em linux.

Como trabalha com desenvolvimento, provavelmente o seu conhecimento técnico deve auxiliar em situações básicas.

Exemplo: Se o seu provedor enviar notificações informando de que há contas com arquivos suspeitos e/ou upload de arquivos maliciosos...etc, você precisa ter conhecimento de como resolver esses problemas, as vezes é um WordPress com plugin desatualizado, as vezes um joomla também desatualizado...

Supondo que apenas você atualiza a conta de um determinado cliente e nessa notificação mostra o upload de arquivos em uma data que não corresponde com o dia que você estava trabalhando na conta, alguém pode estar explorando uma brecha no site e tentando enviar arquivos maliciosos.

Tenho certeza que você não terá esse tipo de notificação em servidores de grandes provedores.

No mais, criar contas, criar contas de emails, estacionar domínios, suspender contas, terminar contas...são todos via interface gráfica (mesmo que opte por uma empresa que utilize painel próprio em vez de cpanel, geralmente essa parte é bem intuitiva e facil de mexer)

Já no vps, além de necessário conhecimento em linux, você precisa fazer vários ajustes p/ otimizar e proteger as contas, além do monitoramento constante, e isso requer tempo e dedicação, coisa que pode atrapalhar no seu tempo de desenvolvimento web, incluindo a criatividade.
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    E não se coloque em situações problema.

Já vi muita gente começar com a revenda em uma empresa que possui painel próprio. Depois a pessoa cresce, quer sair de lá, mas a dor de cabeça para migrar é tão grande, que vai levando de qualquer jeito.
    Essa é só uma das situações problemas que podem ser entrave para seu crescimento. Use a imaginação para ver outras.
    Alexandre Silva Hostert

Veezon
    Gerenciamento de Servidores

http://veezon.com.br
    http://br.linkedin.com/in/alexandreveezon

Permissões de Postagem