Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 27
  1. #1
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    14,995

    Hetzner: €49 para garantir HD semi-novo ao substituir HD defeituoso


  2. #2
    Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2,679
    É a filosofia do low cost... Você paga bem mais baratinho pelo básico mas os adicionais vão custar o dobro no preço final, ou então você paga mais caro logo de cara e tem esses adicionais "gratuitos". Puro marketing.

  3. #3
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    14,995
    Eu postei o tópico focado na cobrança dos 49 euros pela Hetzner, que é mais do interesse da audiência do WHT-BR, mas a discussão original não era centrada no valor e sim no uso de HD desktop em servidores e cobrar para realizar a troca por um "novo" HD desktop, prática que o CEO da Online.net chamou de "crazy". Segundo ele, há 6 anos a Online utiliza exclusivamente HDs enterprise em todos os servidores que comercializa e, ainda assim, são registrados 5 incidentes por semana envolvendo falhas em HDs do parque instalado. Questionado sobre a idade média dos HDs, desconversou alegando que não se aplica a HDs enterprise. O fato é que HDs desktop não foram projetados para a quantidade de acessos e operação continua de um servidor, de forma que comparar horas de uso entre desktop e enterprise não faz sentido.

  4. #4
    Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2,679
    Para quem não usa HW RAID, o HD enterprise não só é overkill como pode piorar a performance.
    Para estas aplicações, variados testes em várias empresas que passei indicam os HDs tipo Black como os melhores para essa tarefa. Os blacks em geral são os enterprise sem os mecanismos de proteção de sincronia RAID.

  5. #5
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    14,995
    O ponto discutido era mais na linha que, dado um número de horas de operação em servidor, o desgaste fisico do HD desktop é muito maior do que o HD enterprise. Algo como um automóvel com 1 milhão de quilometros rodados vs um caminhão/ônibus com a mesma quilometragem.

    O "crazy" é porque você pagar para ter um disco "novo" desktop não quer dizer que você está comprando maior confiabilidade do que teria usando um disco "velho" enterprise.
    Última edição por 5ms; 05-05-2014 às 13:18.

  6. #6
    Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Aveiro, Portugal
    Posts
    154
    Este assunto me fez lembrar algumas práticas na Softlayer... já tive servidor com HD ruim em RAID, substituíram por HDs com 5 anos de uso. Isso aconteceu uma três vezes. Não dá para AFIRMAR que o HD vai pifar com X anos, mas acho olho grande demais do datacenter manter discos com tantas horas de uso em atividade.

    Veja, o cara cobra o aluguel do disco - em 4 ou 5 anos o disco já se pagou e já deu muito lucro. Sei lá, o datacenter devia descartar discos antigos e não ficar colocando nos servidores.

    Na Softlayer quando acontece isso eles não se recusam a trocar o disco por um novo - sempre que acontece eu peço e eles trocam na boa sem reclamar. Mas é f*.* pegar um servidor novo e dar de cara com um disco com 4 ou 5 anos.

  7. #7
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    14,995
    Citação Postado originalmente por mindnet Ver Post
    ... mas acho olho grande demais do datacenter manter discos com tantas horas de uso em atividade.

    Veja, o cara cobra o aluguel do disco - em 4 ou 5 anos o disco já se pagou e já deu muito lucro. Sei lá, o datacenter devia descartar discos antigos e não ficar colocando nos servidores.
    O Lance Crosby, então CEO da Softlayer, dizia que o cálculo do preço dos serviços era complexo, não uma soma de custos de componentes e margem de lucro. Por exemplo, ao adicionar um HD na configuração o valor cobrado não era referente ao disco mas o impacto do espaço extra, indicio de maior utilização de todos os recursos, tais como, energia, banda, suporte, manutenção de hardware, estoque de peças, etc. Nessa visão, não faz sentido falar em disco que já se pagou porque ele é gerador permanente de consumo de recursos.

    Não é uma surpresa agradável receber um servidor com disco antigo, mas o problema é do provedor, não seu, e obviamente não é do interesse dele ficar substituindo discos com defeito o tempo todo. Por sua vez, hardware de computação fica obsoleto rapidamente e manter um estoque de peças novas é uma despesa significativa. O provedor tem que manter peças sobressalentes suficientes para modelos antigos e usar peças usadas é uma opção que faz sentido se estatisticamente estão dentro da vida util.

  8. #8
    Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2,679
    Um disco se paga em 6 meses ao preço da SL
    Mas realmente, os custos são maiores do que apenas o valor do hardware e da margem de lucro. Tem a hora tecnica do gajo que vai la colocar o HD (e depois retirar em caso de pane), tem a energia extra q ele vai gastar e o planejamento dos PDUs e tomadas e servidores por rack, tem os custos de manutenção de inventário (controle do que está em garantia e o que não está), de espaço de armazenagem onde colocar os HDs sobressalentes e defeituosos, de embalagem e da hora do cara que vai embalar e ir lá entrar na fila dos correios pra fazer o RMA... Depois do cara que vai receber o HD enviado de volta pela garantia e recolocar no inventário, e do seguro pra porcaria toda...

  9. #9
    Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Posts
    352
    A Softlayer tem o péssimo hábito de não descontar o valor do disco primário em caso de upgrade.
    Trocar o disco básico de 500GB por um de 1TB custa o mesmo que manter o de 500GB e adicionar um de 1TB, por exemplo, o que não faz nenhum sentido, na minha opinião, a não ser arrancar uma grana a mais de quem usa RAID.

  10. #10
    Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2,679
    É porque o disco original de 500GB que será trocado não vai "sumir do mapa" do nada, e vc nem sabe se poderá ser aproveitado em outra...

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •