Resultados 1 a 6 de 6
    Membro
    Data de Ingresso
    May 2011

A Viagem de um Leigo pelo CDN da RackSpace/Akamai

Saudações,

Estou tomando a liberdade de criar um tópico sobre min ha experiência com o CDN da Akamai que estou testando.

Primeiro um pouco do meu histórico: eu tenho um servidor dedicado com umas duas dúzias de sites (não sou empresa, não vendo hospedagem - são sites pessoais, meus, da minha esposa e de alguns amigos). Como o $$ é curto e eu dependo do AdSense do Google pra pagar o servidor eu tenho hospedagem baratinha, no Take2Hosting que usa a Cogent e sabemos não ser a melhor coisa do mundo. Com isso, por mais que eu otimize o servidor, meus sites nunca são os mais rápidos, infelizmente.

Pensei em assinar um CDN com dois objetivos:

a) páginas mais rápidas atraem mais visitantes e os prendem mais: imagino que um bom CDN poderia melhorar a performance dos meus sites lá nos EUA para o pessoal aqui do Brasil

b) melhora do ranking no Google: o danado do Google penaliza sites lentos, então eu quero entrar na primeira página de novo (já estive lá)

Assinaei ontem o Cloud Files da Rackspace, que usa o Akamai, por ser o melhor e ser pago por uso, sem mensalidade. Coloquei um único site lá por enquanto, que usa Wordpress 3.1.1 com o plugin W3 Total Cache. O site tem coisa de 100 mil pageviews/mês no momento.

Tentei configurar o melhor possível tudo e, segundo o Pingdom, o tempo de carregamento da página melhorou em 1,97 vezes (caiu de 23,4 s para 11,9 s - mas acho esses tempos fora da realidade). Outro teste apontou que a página baixou de 8s para 3s (o que eu acho mais realista.

Minha nota do Page Speed do Google está como 93/100 e no YSlow estou com 73/100 (nota C) mas acho que configurei errado o host do CDN no YSlow.

Por enquanto é mais ou menos isso. Espero atualizar com constância aqui pra contar minha experi~encia, principalmente com custos.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Pelo que entendi, as páginas dinâmicas estão sendo geradas nos servidores da Rackspace (Texas?) e o conteúdo estático está armazenado lá também, utilizando-se o Akamai como cache desses objetos (apenas os estáticos? cname?). Se essa é a configuração, a performance é dependente do objeto estar ou não no cache do servidor Akamai "mais próximo" do visitante. Eu imaginei que você tinha 1 milhão de pageviews/mês. Com 100 mil pageviews por mês, eu acho que dificilmente a diferença de performance será percebida, ainda mais se a página somente for exibida quando completa ou se possuir muitos objetos. Vamos ver como é que fica o custo/beneficio mas eu diria que um bom e confiável VPS no Brasil (acho que não existe ) seria mais efetivo.
    Última edição por 5ms; 03-05-2011 às 11:44.

Membro
    Data de Ingresso
    May 2011
    As páginas dinâmicas estão no Take2Hosting e o conteúdo estático no Rackspace, usando Akamai como cache. CNAME ainda não está disponível na solução do Rackspace (dizem que logo estará).

Eu tenho algumas outras coisas com mais pageviews, mas estou testando com essa página a princípio. Não posso jogar num VPS no Brasil porque uso tudo "integrado" no wordpress - são cerca de 20 sites em network, mas três fóruns também integrados, mais um MUD e otras coisitas mas, o que de longe excede a capacidade de um VPS, infelizmente. E um servidor dedicado no Brasil está muito fora das minhas condições.

Por isso o lance da "leiguice", estou aprendendo e vendo se vale a pena. Se o ganho for mesmo naquela faixa (8s -> 3 s), e o custo for bom, acho que vale. Ou não

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Quando eu falei em VPS no Brasil foi para cache do conteúdo estático e usando Lighttpd (ou Nginx). Claro que existem soluções melhorzinhas como usar uns 2 VPSs no Brasil como proxy reverso (Varnish 2.0) do servidor no exterior e um mecanismo barato de balanceamento e failover (ex DNSMadeEasy DNS Failover). Embora essas soluções jamais possam ser comparadas tecnicamente com uma CDN de verdade, como a da Akamai, em algumas aplicações não criticas e de baixo valor elas podem ser adequadas do ponto de vista econômico. O teste que você está fazendo poderia ser replicado com o conteúdo estático num VPS no Brasil e não no servidor da Rackspace, tornando-se desnecessário a parte de cache do serviço da Akamai (que não se resume a isso, claro), obtendo baixa latência, que no momento é o beneficio que você está buscando
    Última edição por 5ms; 03-05-2011 às 12:56.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por Bettega Ver Post
    CNAME ainda não está disponível na solução do Rackspace (dizem que logo estará).)
    CNAME já esta rodando na Rackspace. *( File Storage & Content Delivery Rackspace )

Funciona bem.

testa lá!!!!!!!
    Última edição por riopardo; 03-05-2011 às 21:23.

Citação Postado originalmente por Bettega Ver Post
    Coloquei um único site lá por enquanto, que usa Wordpress 3.1.1 com o plugin W3 Total Cache. O site tem coisa de 100 mil pageviews/mês no momento.
    Bettega... como você conseguiu configurar corretamente o Total Cache com o Cloud Files?
    Aqui não ta funfando.

Ta usando cname próprio ou URL da Rackspace?

Permissões de Postagem