Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010

Datacenters nacionais comemoram tributação extra de importados

Datacenters nacionais comemoram tributação extra de importados

Publicado em: 26/08/2014

A decisão da Receita Federal pela tributação adicional de datacenters do exterior trouxe um esperado ‘empurrão’ para a fatia nacional desse mercado. Para empresas que têm armazenamento local de dados, que pleiteavam a medida, ela ajuda a equilibrar a competição diante dos custos de operação brasileiros – e do ‘jeitinho’ de evitá-los.

“Tecnologia por tecnologia, oferece-se no Brasil serviço tão bom ou até melhor que lá fora. Nosso cloud, em preço, é muito competitivo. Não dá para alguém vir de fora e simplesmente oferecer um link para seu datacenter, em que se paga, em geral, com cartão de crédito internacional e não recolhe nada de imposto no Brasil”, dispara o presidente da UOL Diveo, Gil Torquato, ao resumir o cenário.

Paralelamente, explica o executivo, o tema esbarra no que cabe apelidar de ‘soberania de dados’. “Trabalhamos com informações sensíveis, informações pessoais, e isso cai na responsabilidade civil. Em muitos casos, quem esta lá fora, responde apenas com um ‘I’m sorry’”, diz Torquato. “O governo estava muito sensível a essa discussão e demonstrou isso claramente com essa medida.”

Ao adotar uma ‘solução de controvérsia’, o Fisco decidiu como regra geral que sobre a venda de serviços de datacenters fora do país incidirá uma tributação de 10,6% de PIS e Cofins, além de outros 10% relativos ao pagamento de Cide/Tecnologia (ou Cide/Royalties). A própria Receita aceitava essa contratação como ‘aluguel’ de servidores, mas mudou de interpretação.

“As consequências dessa distinção tem grandes repercussões na aplicação da legislação tributária federal. Consideradas como prestação de serviços, as remessas decorrentes dos contratos sofreriam a incidência [de] Imposto de Renda Retido na Fonte, PIS-Importação, Cofins-importação e Cide/Royalties. Consideradas como contratos de aluguel, sofreriam apenas a incidência do IRRF”, explica a Coordenação Geral de Tributação, na Solução de Divergência nº 6/14.

Para o presidente da Ascenty, Chris Torto, a decisão terá impacto para os fornecedores de cloud que operam no Brasil e incentiva outras empresas a implantar aqui infraestrutura de armazenamento de dados. “Tem um impacto direto, que é a mudança que vamos ver nos preços oferecidos em Washington e em São Paulo e que vai ajudar quem quiser contratar no país”, diz Torto.

Ele ressalva que o Brasil é muito atraente para que variados atores do mercado de datacenters venham naturalmente. “Amazon, Microsoft, Oracle, todos estão lançando serviço no Brasil porque além do custo querem ter um serviço local com mais rapidez na transmissão. É natural. O Brasil é o segundo maior usuário de redes sociais, entre os maiores de computadores e smartphones”, avalia.

Como lembra Luis Carlos dos Anjos, diretor de marketing da Locaweb, ainda é mais caro operar um datacenter aqui. “Operar fora seria um custo menor, mas vemos que começa a ser reduzida essa desvantagem competitiva, porque temos uma carga tributária pesada. É uma forma de tentar estimular o mercado local”, acredita.
    link: http://www.tirio.org.br/TI-RIO-Notic...dos-32841.html
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    #semcomentarios
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    #semcomentarios 2

PS: Já comecei a receber spam de datacenter nacional "comemorando" a decisão da receita.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Citação Postado originalmente por Arr Ver Post
    #semcomentarios 2

PS: Já comecei a receber spam de datacenter nacional "comemorando" a decisão da receita.
    O que é uma péssima estratégia de marketing. Os impostos já eram devidos e agora isso está mais divulgado, com certeza iria gerar aumento de negócios que tivessem sido perdidos por preço (é bom lembrar que bastante gente comenta de aspectos de qualidade e não apenas de preço), mas se associar a isso passa uma impressão muito ruim para o cliente.

Vai se sair melhor quem embarcar nessa oportunidade de maneira mais leve, algo tipo "puxa, chato isso pela questão de custo, mas com isso agora você vai poder ter um atendimento mais legal pelo mesmo que você pagaria".

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Pois é Rubens,

Eu mesmo prefiro manter o serviço lá fora do que transferir milhares de clientes pra cá e correr o risco de perder parte do meu patrimônio justamente no data center que vive com problemas...

Apesar de não pensar necessariamente em custo, se for colocar na ponta do lápis manter diversos servidores em diversos data centers aqui no Brasil...servidores de revendas em vários data centers, servidores de backups com alguns TB, links...

Acho que seria mais conveniente mudar de profissão heheheh
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Web Hosting Guru
    Data de Ingresso
    May 2011
    Afinal, quanto e quando vai aumentar e como eles vão identificar?

Web Hosting Guru
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Eu também recebi um muito animado.
    Uma determinada empresa mandava isto há anos quase todo mês. Agora tem outra grande que entrou na onda! rs

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    "abandone o seu servidor com 20tb em 100mb/1gb, hds em raid 10 e 32gb de memoria de 190 dolares e assine um igualzinho com 200gb, porta 3mbps, um hd e 4gb de ram por apenas 1499 reais "

foi a proposta que eu recebi de um consultor que veio aqui na minha empresa.

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Citação Postado originalmente por inter Ver Post
    "abandone o seu servidor com 20tb em 100mb/1gb, hds em raid 10 e 32gb de memoria de 190 dolares e assine um igualzinho com 200gb, porta 3mbps, um hd e 4gb de ram por apenas 1499 reais "

foi a proposta que eu recebi de um consultor que veio aqui na minha empresa.
    É isso aí, com imposto ou sem imposto a desvantagem em preço (e principalmente limites de banda) aqui no Brasil aínda é enorme. Quando mudei minha microestrutura para os EUA, um similar aqui com recursos capados em 1/10 custava 6X mais.

Enquanto isso a Locaweb continua oferecendo servidores com a incrível franquia de tráfego de 175GB e HD 5400rpm a partir de R$1.095,00 com contrato de 12 meses.

Melhor pegar um VPS de $5 por aí

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Citação Postado originalmente por maksol Ver Post
    Afinal, quanto e quando vai aumentar e como eles vão identificar?
    Não é quando vai aumentar, isso já existia, foi apenas uma regulamentação da receita para "clarear" a situação.

Pelo que entendi você deve voluntariamente emitir um DARF e pagar espontâneamente, ou seja paga "quem quiser".

O que não ficou claro para mim é se as empresas enquadradas no SIMPLES têm essa mesma obrigação.

Permissões de Postagem