Resultados 1 a 9 de 9
    Membro
    Data de Ingresso
    May 2011

DNS e 2 servidores distintos

Boa noite!
    Estou começando no ramo agora, estou abrindo uma empresa na área de hosting e tenho uma dúvida.
    Vou começar com dois servidores dedicados, vamos chamá-los de Serv1 e Serv2, sendo Serv1 usado para planos linux e Serv2 usado para planos windows. Teoricamente terei IPs diferentes para esses dois servidores, correto?
    Quero ter apenas um nome de DNS (ns1 e ns2.minhaempresa.com) que será distribuído tanto para os clientes que estão no Serv1, quanto para os clientes que estão no Serv2. Como fica essa história? Como fazer um único DNS apontar para servidores distintos e reconhecer se o dominio x do cliente está no Serv 1 ou 2?

Como disse, estou começando agora. Desculpa por qualquer bobagem que eu tenha dito.
    Obrigado desde ja

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Citação Postado originalmente por Matheus Ver Post
    Boa noite!
    Estou começando no ramo agora, estou abrindo uma empresa na área de hosting e tenho uma dúvida.
    Vou começar com dois servidores dedicados, vamos chamá-los de Serv1 e Serv2, sendo Serv1 usado para planos linux e Serv2 usado para planos windows. Teoricamente terei IPs diferentes para esses dois servidores, correto?
    Quero ter apenas um nome de DNS (ns1 e ns2.minhaempresa.com) que será distribuído tanto para os clientes que estão no Serv1, quanto para os clientes que estão no Serv2. Como fica essa história? Como fazer um único DNS apontar para servidores distintos e reconhecer se o dominio x do cliente está no Serv 1 ou 2?

Como disse, estou começando agora. Desculpa por qualquer bobagem que eu tenha dito.
    Obrigado desde ja

Eu não sou lá um grande conhecimento de estrutura de DNS, mais até onde sei, usar o mesmo DNS para apontar dois dominios diferentes não seria possivel.

Ah não ser que de alguma forma que eu não sei, você tenha um servidor de DNS, onde gerencia todas as contas, de ambos os servidores. Fora isto não sei.

Mais eu mesmo não recomendaria isto, acho que pode usar de ns1 a ns4, dividindo dois para cada, desta forma você pode ter mais controle, quando precisar mover um servidor, trocar ip ou coisa do tipo.

Membro
    Data de Ingresso
    May 2011
    Obrigado pela resposta!

Acha que seria melhor eu usar ns1 e ns2 para o serv1 e ns3 e ns4 para o serv2, é isso?

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    voce poderia sim usar o NS1 no Serv1 e o NS2 no Serv2, isso na verdade é o correto, mas não conhecço nenhuma ferramenta que possibilite voce de fazer isso de forma automatizada utilizando linux em 1 e windows no outro.

quem sabe se ambos usarem o plesk?
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Será que o "cpanel do windows" (qual o nome mesmo?) não faria isso?

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Será que o "cpanel do windows" (qual o nome mesmo?) não faria isso?
    bem lembrado teko, é enkopass (ou algo assim), mas nunca usei ele não
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

Membro
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Olha só, faz o seguinte:

1 servidor de DNS que tem os registros de cada servidor(zonas de DNS internas[SOA])

cada servidor(linux/windows) vai ter um IP diferente externamente, assim, não terá nenhum problema com relação ao acesso.

O servidore de DNS apenas entrega a zona desejada, exemplo:

SDNS: 10.1.1.10
    SLINUX: 10.1.1.11
    SWINDOWS: 10.1.1.12

Quando um cliente solicitar o domínio.com.br, ele vai ver que o DNS aponta para 10.1.1.10, será enviada a requisição e entregue a zona do IP 10.1.1.11 caso ele esteja em Linux, caso esteja em Windows, será entregue 10.1.1.12.

Não sei se ficou bem claro, mas tenha em mente, não pense em usar um único IP para dois servidores distintos, se não, pode dar uma boa confusão.
    Atenciosamente,
    Filipe Cifali Stangler
    Arquiteto de Virtualização
    mailto:cifali@kinghost.com.br
    KingHost - Hospedagem de sites

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Cifali,

Nao foi isso que ele quis dizer... fazer o que tu indicou, é possível, mas não é "fácil". Se não me engano, essa centralização de DNS só é feita no PLESK (a SiWeb usa), e não sei se essa solução é vendida no site.

Outra forma de fazer, é você construir um sistema de gerência de DNS que faça a centralização dos dois servidores e posterior distribuição.

Uma última alternativa é usar o serviço de DNS da Amazon, onde você paga X dolares por zona cadastrada e Y cents por Z milhoes de consultas.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Acho que poderia ser feito da seguinte forma, o pessoal experiente deve me corrigir se eu estiver errado:

1) contrate um VPS qualquer e instale nele o cPanel DNS Only.
    2) no servidor Windows instale o cPanel Enkompass
    3) no servidor Linux instale o cPanel WHM
    4) configura desta forma:
    - o ns3 seria o vps
    - o ns2 seria o servidor Linux
    - o ns1 seria o servidor Windows
    - interliga o cPanel DNS Only com os dois servidores dedicados

Se o Enkompass suportar integração com o cpanel DNS Only, todos os domínios incluídos no servidor Windows, vão ser replicados no VPS com o cPanel DNS Only e no servidor Linux, e os domínios que forem incluídos no servidor Linux vão ser replicados no VPS que irá replicar no servidor Windows.

Você nem precisa usar o VPS como servidor DNS de fato, mas já que ele está aí use-o como ns3.

Mas tudo vai depender do Enkompass suportar a integração com o cPanel DNS Only, se suportar o seu problema está resolvido! Se os dedicados fossem dois servidores Linux com o cPanel com certeza daria certo, pois comigo deu certo usando, ao invés de dois dedicados, dois VPS com o cPanel WHM e um VPS com cPanel DNS ONly.

ps.: isso tudo é possível pois o cPanel DNS Only replica todo DNS que chega nele para todos os servidores que estão interligados nele, essa foi a conclusão que eu e o Winger chegamos.

Permissões de Postagem