Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 28
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010

Question É ou não é SPAM?

Amigos,

Gostaria de saber a opinião de voces sobre um assunto polêmico e chato: SPAM

Vamos analisar pelo LADO DO PROVEDOR (voce sendo o provedor e seu cliente estar - ou não - enviando spam) - como usuário sabemos como isso é chato, mas ai é outro problema.

Acho que todos nós já recebemos um email maketing ("vulgo" SPAM) com os seguintes dizeres no final:

Esta Mensagem é enviada de acordo com a nova legislação sobre correio Eletrônico,
    Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, este e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido.
    e ai? isso tem fundamento ou não?

O Antispam.br, define o envio com o opt-out como dentro das regras de envio (ou pelo menos dá a entender isso):

Antispam.br ::

7 - O que é opt-out?

O opt-out é o termo empregado para as regras de envio de mensagens que definem que é permitido mandar e-mails comerciais/spam, mas deve-se prover um mecanismo para que o destinatário possa parar de receber as mensagens.
    assim como a pratica do descadastramento e somente depois dele a reclamação do Spam:

24 - Recebi e-mails com links para sair da lista de divulgação, respondi, mas, continuo recebendo e-mails da referida lista. O que posso fazer?

Enviar reclamação de spam para os responsáveis pela lista, produtos ou empresa, comprovando que solicitou a retirada da lista de divulgação e que seu pedido não foi atendido. Siga as orientações desta FAQ para notificação de spam.
    Porem, eles se contradizem (ou não?) neste outro ponto:

Antispam.br ::

Para quem devo reclamar quando receber um spam?

Além de enviar a reclamação para os responsáveis pela rede de onde saiu a mensagem, procure manter o e-mail mail-abuse@cert.br na cópia de reclamações de spam. Deste modo, o CERT.br pode manter dados estatísticos sobre a incidência e origem de spams no Brasil e, também, identificar máquinas mal configuradas que estejam sendo abusadas por spammers.

Vale lembrar que recomenda-se não responder a um spam ou enviar uma mensagem solicitando a remoção da lista de e-mails. Geralmente, este é um dos métodos que os spammers utilizam para confirmar que um endereço de e-mail é válido e realmente alguém o utiliza.
    Algumas perguntas:

- Afinal, podemos considerar uma lista opt-out como dentro das boas maneiras?

- E um datacenter de fora do Brasil? Para eles a lista deve ser opt-in e acredito que não consideream a opt-out como legal e sim como SPAM - certo?

Recentemente, um fornecedor que eu usava, me mandou um aviso assim:

I am informing you of the following situation. Recently there has been an influx of UBE/UCE abuse reports being reported against your domain name .
    eu tinha uns 5 clientes nesta conta, que realmente mandavam bastante emails, mas eles ja faziam isso comigo a anos e nunca tive problemas.

perguntei a eles a origem disso e copia da reclamação, eles não me responderam e fizeram a mesma "denuncia" para os 5 dominios.

me parecere que esta ficando meio complicado definir o que é ou não SPAM.

Ideias?
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Para mim não tem complicação alguma. SPAM é mensagem comercial não solicitada.

Citar legislações inexistentes ou que não se aplicam no país do servidor ou do receptor é mais um truque dos spammers. A mesma coisa estabelecer como padrão "pode enviar até que o sujeito diga não".

Quem é sério cria listas com opção confirmada de que o receptor deseja receber e sempre poderá provar que ele optou por receber as mensagens, assim como mantém um sistema que permite facilmente o receptor cancelar o recebimento. Os moleques fazem isso que você citou, entre muitos outros truques.

Não teria a menor hesitação em cancelar contas de hospedagem e servidores de quem envia essas mensagens. Esse é um caso que o suposto beneficio de uns poucos causa prejuizo a muitos.
    Última edição por 5ms; 19-05-2011 às 14:52.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Eu tenho poucos clientes de email marketing, tanto que um vps por enquanto esta aguentando (bem justo) o envio destas mensagens.

Mas eu fico um pouco confuso também com certas regras, ja vi em alguns casos que precisa ter double opt-in e ter como provar isso...até ai tudo bem.

Teve uma ocasião que eu utilizava um sistema alemão, e o cliente recebia o email e não entendia nada heheheh e ae?

Curioso ver as regras do antispam e ficar recebendo todos os dias emails od Walmart, Submarino, entre outras figuras bem conhecidas na internet sem nenhuma opção de sair da lista.
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Receber mensagens do Walmart, Submarino, etc, "tudo bem" se pelo menos eu fiz um cadastro lá comprando alguma coisa. Provavelmente devem existir meios de sair dessas listas -- nem por isso eu deixo de achar um abuso por parte deles.

O pior é receber mensagens "do" Walmart, Submarino, etc, que não são enviadas por essas empresas, mas por esses malditos "sites de cupons" e "clubes de compras" (nova onda de SPAM) se passando pelas empresas.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Receber mensagens do Walmart, Submarino, etc, "tudo bem" se pelo menos eu fiz um cadastro lá comprando alguma coisa. Provavelmente devem existir meios de sair dessas listas -- nem por isso eu deixo de achar um abuso por parte deles.

O pior é receber mensagens "do" Walmart, Submarino, etc, que não são enviadas por essas empresas, mas por esses malditos "sites de cupons" e "clubes de compras" (nova onda de SPAM) se passando pelas empresas.
    inventaram outro nome para isso tambem - parceiro xxxxx

mas como falei, gostaria de discutirmos como administrar o envio, já que quem vende hospedagem acaba tento alguem enviando e a duvida é qual o correto procedimento.
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Como assim, procedimento correto?

Quem solicita essas mensagens eventualmente até pode reclamar com o data center ou enviar o e-mail para um spamcop da vida. Mas quem está enviando poderá comprovar facilmente que a mensagem foi enviada "a pedido" do reclamante se a lista foi construida na base do double opt-in. Resolve fácil com o data center mas o problema é que até provar que pato não bota ovo, o IP já pode ter ido parar numa lista RBL da vida. Se o servidor de e-mail é de uso comum ...

Se quem enviou não tem como comprovar que remeteu com consentimento, e se o seu data center for do tipo tolerância zero (ex: Softlayer) , ou você pede para o seu cliente parar (e cancela se ele ignorar) ou muda de data center. Rapidinho. Porque, fora os data center criminosos habituais (que estão em extinção), nenhum outro vai tolerar você lá por muito tempo. As vezes, horas.

O importante é não imaginar que "se quem está recebendo SPAM não está reclamando então não tem problema" porque dependendo do volume, quem vai se importar será o ISP, e se o dono desse ISP for a Microsoft ou AOL, você pode ter o seu servidor em outro sistema solar que o bicho vai pegar. Quando eu acompanhava esse assunto, o que existia de mais comum era Microsoft & Cia abrirem processos contra "John Doe" -- ou seja, antes mesmo de identificarem todos os envolvidos, já iniciavam processos reparatórios milionários pelo uso indevido da infraestrutura computacional deles.
    Última edição por 5ms; 19-05-2011 às 16:04.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    O procedimento correto é colocar uma cláusula no seu contrato dando uma multa gigantesca para cada caso de spam, e dar o pé na bunda sem dó nem piedade no sujeito que violou isso. Nada de aceitar desculpinha. Nos EUA o cara é criminoso (mesmo sendo opt out) e na Europa mais ainda (opt in), logo, o provedor que abrigar um cara desses também será considerado criminoso.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por 5ms Ver Post
    Mas quem está enviando poderá comprovar facilmente que a mensagem foi enviada "a pedido" do reclamante se a lista foi construida na base do double opt-in.
    Mas como comprovar que a lista é opt-in?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Porque você envia um e-mail pedindo para o interessado confirmar clicando num link e/ou entrando com um código numa página. É o processo hoje utilizado pelos forums e listas. Antigamente você podia aborrecer os seus desafetos simplesmente subscrevendo sites e listas usando o e-mail deles. Raramente isso pode ser feito atualmente. O sujeito irá receber um e-mail solicitando a confirmação da subscrição e, se ignorar, não será inscrito na lista.
    Última edição por 5ms; 19-05-2011 às 18:32.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Sim, tem, mas aí você tem que ser profissional especializado da área pra entender os detalhes e não simplesmente "cair no conto" e receber qualquer arquivo TXT fajuto como prova/justificação.

Mas explicando superficialmente, o sujeito tem de ter o registro (incluindo IP, data/hora e site acessado) do opt in, bem como registro da confirmação (em geral aquele link q vc clica no email pra confirmar a autorização) nos mesmos moldes de IP, data/hora.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem