Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010

Virtualizar Desktop

Estou precisando da ajuda de quem conhece virtualização. Eu quero virtualizar meu desktop mas não quero instalar o VirtualBox no Windows, e tampouco fazer o mesmo só que por cima de um Linux qualquer.

Lendo o tutorial em Como instalar o VMware ESXi : Blog do Vicente vi que o VMWare ESXi era perfeito para o que eu quero: um sistema operacional só com a parte de virtualização, que praticamente não "comerá" recursos do hardware, free, e que tenha uma instalação fácil, e essa é muito fácil. Mas um detalhe importante deixa o VMWare ESXi fora de jogo: não permite rodar fisicamente no servidor o console de uma máquina virtual, somente permitindo acesso via rede.

O meu objetivo é dividir meu computador em 2 máquinas virtuais: uma com Linux (CentOS ou Ubuntu) e a outra com o Windows 7. A máquina Linux ficaria ligada 100% do tempo para rodar algumas rotinas de monitoramento e backup, e a máquina Windows seria ligada quando fosse usar os seus programas.

Então eu precisaria de algo como um VMWare ESXi (S.O. leve com virtualização embutida) que tenha a possibilidade de rodar o console de uma das duas máquinas virtuais utilizando fisicamente o teclado/mouse/vídeo do servidor.

Bom, nem sei se isso existe, mas não custa perguntar.

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Não ecziste.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Já estava desconfiando desta resposta. Procurei detalhes sobre o Xen Server e também vi que ele não tem console para rodar a máquina virtual a partir do servidor. Aliás, achei os dois (VMWare ESXi e Xen Server) muito fáceis de instalar e configurar as máquinas virtuais. Se um dia for fazer VPS certamente irei utilizar um desses.

Então vou adaptar a minha dúvida a situação real. Faço uma pergunta: eu teria mais performance rodando o VirtualBox (ou outro sugerido por vocês) no Windows ou no Linux?

Outra dúvida importante: qual dos dois sistemas operacionais, Windows e Linux, gasta menos energia elétrica em um desktop (dados de servidores também servem como resposta)?

Minha máquina é um Phenon II X3 (triple core) 710, com 2GB DDR3 mas sendo providenciado upgrade para 6GB ainda hoje.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por tekobr Ver Post
    Já estava desconfiando desta resposta. Procurei detalhes sobre o Xen Server e também vi que ele não tem console para rodar a máquina virtual a partir do servidor. Aliás, achei os dois (VMWare ESXi e Xen Server) muito fáceis de instalar e configurar as máquinas virtuais. Se um dia for fazer VPS certamente irei utilizar um desses.

Então vou adaptar a minha dúvida a situação real. Faço uma pergunta: eu teria mais performance rodando o VirtualBox (ou outro sugerido por vocês) no Windows ou no Linux?

Outra dúvida importante: qual dos dois sistemas operacionais, Windows e Linux, gasta menos energia elétrica em um desktop (dados de servidores também servem como resposta)?

Minha máquina é um Phenon II X3 (triple core) 710, com 2GB DDR3 mas sendo providenciado upgrade para 6GB ainda hoje.
    Porque complicar?
    Para o que necessita VirtualBox pode fazer muito bem.
    Em cima do windows instalar o VirtualBox e criar quantas máquinas precisar com Sistema Operacional diversos, RAM e HD que deseja e seja feliz.

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    VDI - Xen Desktop

Guru Junior
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    tekobr

Se for virtualizar pelo windows, use o vmware. Para mim ele aguenta mais.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Eu quero ter o melhor conjunto em relação a performance, e também economia de energia por deixar o computador o dia inteiro ligado. Então acredito que o que consome menos recursos de hardware consuma menos energia no final. Não é complicar, e sim não desperdiçar.

Vou dar uma pesquisada sobre esse "VDI - Xen Desktop". O VMWare Player eu baixei ontem e vou testá-lo rodando com o Windows.

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Eu quero ter o melhor conjunto em relação a performance, e também economia de energia por deixar o computador o dia inteiro ligado. Então acredito que o que consome menos recursos de hardware consuma menos energia no final. Não é complicar, e sim não desperdiçar.

Vou dar uma pesquisada sobre esse "VDI - Xen Desktop". O VMWare Player eu baixei ontem e vou testá-lo rodando com o Windows.
    olha tenho aqui uma maquina (SIM/e7300 Intel/4GB mem/500GB hd, deste de 1000+ comprado Submarino e/ou Magazine Luiza chamado pelo pessoal aqui do forum de CCE...), ligado a mais de um ano, desligado o monitor e ligado qdo necessário, com Virtualbox rodando.
    Tem mais de 30 vm instalado, mas ligado mesmo somente algumas.
    Consumo de energia é mínima.
    Uso para tudo em testes de linux/windows.
    Utilidade: teste de distribuições e sistemas operacionais, teste de software desenvolvido por nos, teste de software de terceiros para não utilizar maquinas de trabalho, estudo etc.

Não sei se Virtualbox é melhor ou pior que outras tecnologias, mas é uma mão na roda, o único problema é que periodicamente tem sempre uma versão nova, ai upgrade nele.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Testei o VMWare e não gostei de algumas coisas nele, principalmente da hora da instalação ele pedir acesso especial ao disco. Tenho muita coisa aqui no meu computador sem backup e não quis arriscar. Vou testar a última versão do VirtualBox.

riopardo, qual sistema operacional vocês usam nessa máquina para rodar o VirtualBox?

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Testei o VMWare e não gostei de algumas coisas nele, principalmente da hora da instalação ele pedir acesso especial ao disco. Tenho muita coisa aqui no meu computador sem backup e não quis arriscar. Vou testar a última versão do VirtualBox.

riopardo, qual sistema operacional vocês usam nessa máquina para rodar o VirtualBox?
    win xp mas já usei no win 7 sem nenhum problema...

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem