Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010

Passando aqui apenas para lembrar sobre o BACKUP!

É pessoal, estamos bem próximo de mais um final de ano...Acredito que aqui no forum temos empreendedores que conseguiram atingir suas metas e/ou está tudo dentro do esperado...outros por falta de oportunidade e/ou planejamento talvez não conseguiu ter exito nesse ano...

Mas meu tópico não é pra falar disso, e sim de um assunto que as vezes fica de lado e sempre acaba fazendo vitimas.

A pouco recebi em meu email um alerta do google, mas na verdade era uma reclamação no reclameaqui:

http://www.reclameaqui.com.br/106651...dagem-do-nada/

Pelo que li e pelas características do problema, aparentemente um defacer invadiu a revenda do rapaz e o provedor não tinha o backup.

Achei até curioso a razão pela qual a empresa não tinha o backup, mas acho que não vem ao caso (principalmente se tiver no contrato).

A questão é que ninguém tinha backup e o prejuízo foi geral.

Por isso, quem estiver lendo esse post agora, independente da situação atual do seu empreendimento, revise seus backups, se não tiver backups, não deixe pra amanhã, faça quanto antes, tire um dia e faça um backup e mantenha em seu poder, não confie cegamente no provedor.

Se utiliza um script ou plugin fazendo isso, verifique, restaure contas de teste e veja se tudo funciona de forma esperada.

Se você tem backups em seu poder, suba um backup de teste e verifique se não está corrompido.

As vezes o backup não é levado a sério...pra quem pensa dessa forma, considere que seu site ou revenda, cloud, vps ou servidor dedicado é um patrimônio virtual e se ele deixar de existir (supondo que gere renda), você poderá deixar de obter essa renda...

oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Realmente backup é algo vital, e toda a atenção é pouca.
    Chuva, como você tem feito os backups?
    To fazendo local de forma incremental, e depois coloco externo.
    Incremental o backup é mais rápido e diminui a carga, tenho uns 600GB de dados então demora bem se for fazer compactado além de subir muito o load do I/0.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Então Seto,

Atualmente eu uso o backup interno do cpanel incremental e o cpremote que faz um backup externo incremental.

Só que tenho tido alguns problemas esporádicos com o cpremote que demanda revisar a configuração vez em quando porque ele para de funcionar do nada.

Apesar desse problema, o cpremote usa até 10% da carga do servidor para fazer o backup, o primeiro backup é tenso, mas depois, quando precisa fazer apenas atualização incremental é praticamente imperceptível.

Acho estranho o próprio cpanel não ter nada nativo nesse sentido até hoje (não fazer backup incremental externamente)

http://features.cpanel.net/responses...ensive-backups

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    Então Seto,

Atualmente eu uso o backup interno do cpanel incremental e o cpremote que faz um backup externo incremental.

Só que tenho tido alguns problemas esporádicos com o cpremote que demanda revisar a configuração vez em quando porque ele para de funcionar do nada.

Apesar desse problema, o cpremote usa até 10% da carga do servidor para fazer o backup, o primeiro backup é tenso, mas depois, quando precisa fazer apenas atualização incremental é praticamente imperceptível.

Acho estranho o próprio cpanel não ter nada nativo nesse sentido até hoje (não fazer backup incremental externamente)

http://features.cpanel.net/responses...ensive-backups
    Entendi. O cPanel você faz incremental local, e o cpremote envia o backup incremental do cPanel para o externo, certo?

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Por isso deixo claro que a única responsabilidade de backup é do cliente.
    É impossível para provedor que trabalhar com servidores virtuais(não é o caso do tópico) fazer backup de 100gb, 200gb, 1TB de dados sem custos. O cliente que sabe o valor de seus arquivos, ele contrata um serviço de backup local na própria empresa e até outro externamente, para aqueles que buscam maior segurança.

Uma pergunta ao pessoal aqui que oferecem revenda hospedagem; Vocês fazem backup de todas as contas sem custos, ou já incluem este custo no valor do plano?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por Seto_Ichitaka Ver Post
    Entendi. O cPanel você faz incremental local, e o cpremote envia o backup incremental do cPanel para o externo, certo?
    Supondo que tu tenha digitado errado ali, pra não haver dúvidas:

Interno incremental via cpanel
    Externo incremental via cpremote

Quanto a pergunta do Marcos,

Nós oferecemos o backup como cortesia, e para diminuir o impacto na carga do servidor realizamos backups semanais e mensal.

E oferecemos serviço de backup adicional (serviço pago) para o cliente ter mais redundância dos dados da revenda.

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    chuva, como é o interesse do cliente em relação a backups adicionais pagos? (não estou especulando financeiramente/comercialmente.. somente curiosidade)

só para adicionar caldo a conversa: um cliente me procurou para limpar o seu site que era um joomla do século passado que foi invadido, como não havia backups a locaweb tinha um backup mensal e cobrou uma boa grana para restaurar pouco mais de 200mb de dados (mais de 2 reais/mb).

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por chuvadenovembro Ver Post
    Supondo que tu tenha digitado errado ali, pra não haver dúvidas:

Interno incremental via cpanel
    Externo incremental via cpremote

Quanto a pergunta do Marcos,

Nós oferecemos o backup como cortesia, e para diminuir o impacto na carga do servidor realizamos backups semanais e mensal.

E oferecemos serviço de backup adicional (serviço pago) para o cliente ter mais redundância dos dados da revenda.

Eu to usando o backup incremental do cpremote como local e externo, não to usando do cPanel porque sobe muito a carga do I/0.
    Você já teve algum problema com os backups do cpremote?

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Eis umas das minhas preocupações. Nem todos os meus clientes dão importância para isso, então, dentro do "não posso gastar mais" que eles alegam, opto pelo disco isolado e, se tiver máquina sobrando, fullbkp diário mesmo.

Já me incomodei muito com o cliente vindo reclamar do porque não tinha o backup da madrugada anterior, que o do final de semana era muito velho e todo aquele blablabla. Depois disso, eu aprendi a passar a bola pro cliente. Eu sugiro redundância de tudo que é lado, mas ele que decide como vai querer fazer.

Enfim, o lado do post é mais para vocês hehehe.
    Alexandre Silva Hostert

Veezon
    Gerenciamento de Servidores

http://veezon.com.br
    http://br.linkedin.com/in/alexandreveezon

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Eu faço backup diário dos meus clientes, mas se querem recuperação de dados eu cobro pelo backup.

Permissões de Postagem