Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 28
    Membro
    Data de Ingresso
    May 2011

Hospedagem dedicada ou VPS?

Bom Dia,

Meu nome é Vinícius, e como apresentação, posso dizer que tenho 16 anos, desenvolvo em php e objetive-c (mac os e iDevices) e administro uma empresa de desenvolvimento de sites com meus pais, que infelizmente está passando algumas "dificuldades" com algumas revendas aqui no Brasil.

Não vou citar o nome das revendas, para não causar transtornos, mas então, vamos direto à questão:

Nunca aluguei um servidor dedicado ou VPS, me interessei por um servidor i3 (htt p://ww w.singlehop.com/servers/S-I3540.p hp) naSinglehop (htt p://ww w.singlehop.com/servers/). Temos um pouco mais de 200 sites hospedados, e mais 43 na fila para serem desenvolvidos. Um servidor i3 daria conta do recado? A tentência, como toda empresa, é de crescer, mas acredito que o crescimento não seja tão rápido assim que seja necessário trocar de servidor todo mês, qualquer coisa, posso fazer um upgrade.

Mas afinal, eu posso ter acesso remoto ao dedicado ou VPS?
    Ou toda a configuração é via web, etc ?

Eu gostaria de poder acessar o servidor, tirar a maioria das limitações que as empresas de revenda nos impõem, trabalhamos com Joomla e Wordpress. Tanto em um servidor, quanto em um vps, eu teria acesso remoto e/ou por ssh ?

Em um dedicado, eu teria o processador todo para mim certo? Então eu também poderia criar VM's para separar os serviços, tipo, uma VM para email, outra VM para o apache e etc ??

Uma ultima questão, trabalhamos também com email marketing, e temos mais de 33 mil emais de pessoas da nossa cidade, todos cedidos voluntáriamente. Em 2 revendas, em empresas diferentes, levamos advertência por utilizar script php para, segundo elas, "praticar spam". Tendo um servidor smtp própio, terei problemas em realizar esse tipo de serviço?

Grande abraço a todos, peço desculpas antecipadas pelo número de dúvidas, =)

Edit¹: Ví aqui no forum uma ad da iWeb, i3 apartir de US$89 e tal, Smart Server seria um dedicado ou um VPS, na iWeb ?
    Última edição por viniciusmunich; 29-05-2011 às 05:17.

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Deixa eu tentar te ajudar. Para você administrar essa quantidade de sites toda em um dedicado, ou um VPS, você precisa conhecer um pouco como funciona tudo (linux centos e cpanel). Recomendo que você pegue um VPS com pelo menos 1GB de memória RAM e instale o cPanel nele. O cPanel possui várias rotinas automáticas que ajudam na manutenção do CentOS, isso ajuda muito quem não tem experiência. Depois jogue alguns dos seus sites nele e vá apanhando... ops! aprendendo a administrar o servidor. Depois você poderá partir para um dedicado.

Quanto a pegar um servidor e dividir em vários VPS e colocar os serviços individualmente nesses VPS, o cPanel não consegue trabalhar assim, tudo tem que ficar junto, exceto o MySQL. E virtualizar e gerenciar a virtualização requer um certo nível de conhecimento que certamente você não deve ter.

Em quase todos os servidores, sejam dedicados ou virtuais, você terá acesso via SSH. Já o acesso via navegador, vai depender de você contratar, ou a empresa que fornecer o seu servidor já incluir no pacote, um painel de controle de hospedagem, que neste caso recomendo o cPanel.

Quanto ao email marketing, contrate um plano como o TeContato da TeHospedo e não se preocupe com isso. Realmente todos os data centers pegam pesado nisso, e muitos desligam o servidor na hora e o cliente muitas vezes não tem direito ao backup!

Espero ter ajudado um pouco.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    vou tantar ajudar ou te confundir um pouco tambem!

Um servidor i3 daria conta do recado?
    Se ele vai dar conta ou não é dificil de dizer, pois existem sites que sozinhos consomem um servidor todo, mas se eles hoje estão em uma revenda, é "quase" certo que ele aguentará sim.

A tentência, como toda empresa, é de crescer, mas acredito que o crescimento não seja tão rápido assim que seja necessário trocar de servidor todo mês, qualquer coisa, posso fazer um upgrade.
    voce pode trocar ou pegar outro, lembre-se sempre do ditado: "não coloque todos os seus ovos na mesma cesta" - já imaginou voce com 500 clientes e seu servidor sai do ar? todos os 500 te ligando??

Mas afinal, eu posso ter acesso remoto ao dedicado ou VPS?
    Ou toda a configuração é via web, etc ?
    com certeza voce tera acesso SSH.

Em um dedicado, eu teria o processador todo para mim certo? Então eu também poderia criar VM's para separar os serviços, tipo, uma VM para email, outra VM para o apache e etc ??
    sim, mas como o tekobr falou isso seria um outro nivel de conhecimento, não sei o quanto voce ja sabe sobre administração de servidores, mas nos parece que voce esta pulando etapas demais...

Uma ultima questão, trabalhamos também com email marketing, e temos mais de 33 mil emais de pessoas da nossa cidade, todos cedidos voluntáriamente. Em 2 revendas, em empresas diferentes, levamos advertência por utilizar script php para, segundo elas, "praticar spam". Tendo um servidor smtp própio, terei problemas em realizar esse tipo de serviço?
    de novo o mesmo ditado: - "não coloque todos os seus ovos na mesma cesta"

mesmo seus emails sendo legitimos, alguem de mau humor pode acabar denunciando spam e se voce usar o mesmo smtp para as contas de email dos clientes e seu email marketing..... - olha que rolo vai dar se seu servidor cair em blacklist

pegue um VPS barato (existem varias dicas aqui no forum) só para este fim e "proteja" seus clientes.

Grande abraço a todos, peço desculpas antecipadas pelo número de dúvidas, =)
    estamos aqui para ajudar!

Ví aqui no forum uma ad da iWeb, i3 apartir de US$89 e tal, Smart Server seria um dedicado ou um VPS, na iWeb ?
    ele é um dedicado virtualizado te dando recursos de backup, reinstalação, etc, veja mais sobre ele neste outro topico:

http://www.webhostingtalk.com.br/for...r-da-iweb-359/

Agora, sobre isso:

Meu nome é Vinícius, e como apresentação, posso dizer que tenho 16 anos, desenvolvo em php e objetive-c (mac os e iDevices) e administro uma empresa de desenvolvimento de sites com meus pais, que infelizmente está passando algumas "dificuldades" com algumas revendas aqui no Brasil.

Não vou citar o nome das revendas, para não causar transtornos, mas então, vamos direto à questão:
    Se voce faz parte da equipe de desenvolvedores, avalie bem a decisão de voces, pois voces vão estar saindo totalmente do foco principal da empresa.

Administrar servidor requer muita dedicação e trabalho, isso poderá acabar te atrapalhando.

Será que voces não deveriam procurar uma parceria com uma empresa de hospedagens? Fazer uma consultoria sobre estas suas necessidades e de uma certa maneira tercerizar esta solução?

Outro ponto é: - se hoje voce tem uma revenda e voce quer ir para um dedicado, voce tambem poderia considerar um VPS gerenciado e não se preocupar com administração.

desulpe me meter, mas ja acompanhei casos de desenvolvedores que tentaram fazer isso, se atrapalharam e quando quizeram consertar ja haviam perdido varios clientes - meu objetivo aqui é apenas fazer voce pensar e analizar bem a decisão de voces, ok?

no mais, seja bem vindo!!
    Siga-nos em nosso twitter: @wht_brasil

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por Winger Ver Post
    vou tantar ajudar ou te confundir um pouco tambem!
    Eu também.

O custo de oferecer hospedagem compartilhada não é o custo de um servidor básico não gerenciado. Além de eventuais extras, como licença de software, memória ou HDs adicionais, placa RAID, IPs, etc você precisa também acrescentar os custos das licenças dos painéis de controle, backup NAS ou externo, DNS secundário(s), rotinas administrativas e de segurança, instalação e configuração inicial (performance, segurança) etc. Como esses custos praticamente são os mesmos para qualquer servidor, eles pesam relativamente muito mais se o equipamento é underpowered. A mágica está em selecionar equipamento com CPU, memória, HDs, nivel de redundância e backup, banda, que somados esses custos você tenha custo ótimo por site hospedado para um determinado nivel de serviço que se deseja prestar -- raramente as ofertas de servidores muito baratos e configuração padrão irão atender. Como o Winger sugeriu, uma parceria poderia ser mais vantajosa, porque o provedor/revenda especializada tem infraestrutura, competência, experiência e recursos necessários para prestar o serviço a um custo competitivo (talvez inferior ao seu custo, além de provável maior prioridade e facilidade no atendimento das demandas diretamente com os data centers) e você poderia dedicar os esforços e atenção ao seu core business. Por último, ter acesso ao servidor para configurações especiais não é recomendável para quem realiza desenvolvimento de sites para terceiros -- o seu produto idealmente deve rodar no usual de mercado (software, configuração, recursos)
    Última edição por 5ms; 29-05-2011 às 13:59.

Tem também toda a preocupação com a segurança do servidor, rotinas preventivas e atualizações.

Não sei o seu grau de conhecimento, mas caso ocorra algum problema no servidor, seus sites poderiam ficar offline e você teria que gastar muito mais com um gerenciamento em uma empresa especializada. Fora que pode sofrer ataques e pessoas má intencionadas.

Acho que se webhosting não for seu foco principal, deveria deixar para alguém especializado. Como já falaram, parcerias.

Membro
    Data de Ingresso
    May 2011
    É, parece que acabei embolando um pouco, agradeço a todas as respostas, mas gostaria de por ênfase em algumas :

Um servidor i3 daria conta do recado?
    Se ele vai dar conta ou não é dificil de dizer, pois existem sites que sozinhos consomem um servidor todo, mas se eles hoje estão em uma revenda, é "quase" certo que ele aguentará sim.
    A maioria dos sites são de micro e pequenas empresas, tais como a "drogaria da esquina", a "mobiliária da beira da lagoa" e por aí vai. Temos poucos sites de médias e grandes empresas, e que mesmo assim, não consomem muito.

"não coloque todos os seus ovos na mesma cesta"
    Esse ditado realmente vale a pena destacar

Em relação ao email marketing, não vale a pena arriscar, o ideal é contratar um serviço especializado mesmo.

Outro ponto é: - se hoje voce tem uma revenda e voce quer ir para um dedicado, voce tambem poderia considerar um VPS gerenciado e não se preocupar com administração.
    O que seria um VPS gerenciado? Meu medo em pegar um VPS é de que ele não aguente todos os sites, e venha a causar reclamações por parte dos cliêntes. Poderiam me sugerir algumas empresas boas, com um CxB agradável?

Como o Winger sugeriu, uma parceria poderia ser mais vantajosa, porque o provedor/revenda especializada tem infraestrutura, competência, experiência e recursos necessários para prestar o serviço a um custo competitivo
    A questão é que já tivemos problemas com diversas revendas, incluindo Uol Host, HostMídia e Locaweb (principalmente em relação à emails). Estava pensando se, tendo um vps, por exemplo, teriamos mais liberdade para gerênciar, e talvez não teriamos tantos problemas, visto que, um servidor p/ revenda é dividido pra 20 revendedores, e se um consumir d+, acaba atrapalhando o outro..

Não sei o seu grau de conhecimento, mas caso ocorra algum problema no servidor, seus sites poderiam ficar offline e você teria que gastar muito mais com um gerenciamento em uma empresa especializada. Fora que pode sofrer ataques e pessoas má intencionadas.

Acho que se webhosting não for seu foco principal, deveria deixar para alguém especializado. Como já falaram, parcerias.
    Eu realmente não tinha pensado por esse lado..
    Na questão de parcerias, quais empresas vocês me recomendariam ?
    Estava olhando a King Host, mas tenho medo de me desepcionar novamente com um serviço mal prestado...

Em relação ao cPanel, conheço somente por via de revendas, um vps na Singlehop, ou iWeb, já tem ele incluído na mensalidade, mas nunca tinha aprofundado nele "por dentro". Essa coisa de separar serviços em VM's, foi um amigo que sugeriu, e como eu tinha dúvidas se viria a funcionar, resolví perguntar.

Quanto ao sistema, tenho mais experiência em Mac OS e Windows, não me aprofundei muito em linux, somente trabalhei com o Ubuntu, mas como Mac e Linux seguem uma linha baseada no Unix, acho que não seria problema me adaptar.

Mais uma vez, obrigado por todas as respostas =)

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Citação Postado originalmente por viniciusmunich Ver Post
    A questão é que já tivemos problemas com diversas revendas, incluindo Uol Host, HostMídia e Locaweb (principalmente em relação à emails). Estava pensando se, tendo um vps, por exemplo, teriamos mais liberdade para gerênciar, e talvez não teriamos tantos problemas, visto que, um servidor p/ revenda é dividido pra 20 revendedores, e se um consumir d+, acaba atrapalhando o outro.
    Houston, we have a problem.

Eu estava comentando assumindo que a sua intenção era contratar serviços no exterior, desde que você citou SingleHop e iWeb.

Se você está pensando em VPS ou servidores no Brasil ... vai sentir saudade dessas revendas que listou. Você era feliz e não sabia.
    Última edição por 5ms; 30-05-2011 às 02:27.

Membro
    Data de Ingresso
    May 2011
    Sim, a minha intenção é contratar no exterior, visto que já me decepcionei de mais com serviços de revendas aqui no Brasil.
    Mas, como alguns disseram acima, que o ideal seria fazer uma parceria com alguma revenda aqui no Brasil mesmo, e que um VPS / Dedicado deixaria nosso principal foco..

Agora estou com esta dúvida, VPS / Dedicado no exterior ou alguma outra revenda aqui no Brasil?

Já tive muitos problemas com revendas aqui, e realmente gostaria de hospedar tudo no exterior e evitar que clientes que estavam hospedados na revenda da Locaweb fiquem ligando para reclamar que o email parou, ou quem estava na revenda da Uol Host ligar para dizer que o site está fora do ar, e por aí vai....

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Agora estou com esta dúvida, VPS / Dedicado no exterior ou alguma outra revenda aqui no Brasil?
    A sugestão foi fazer uma parceria com uma revenda, brasileira ou não, mas possivelmente usando data centers no exterior para obter melhor qualidade com menor custo.

evitar que clientes que estavam hospedados na revenda da Locaweb fiquem ligando para reclamar que o email parou, ou quem estava na revenda da Uol Host ligar para dizer que o site está fora do ar, e por aí vai....
    Você jamais vai evitar isso. Faz parte do negócio. O problema pode ser no data center, no meio do caminho, na conexão do usuário, ele sempre irá ligar para você enquanto não for "amestrado".

Ontem eu tive um alarme num servidor da Softlayer em Washington, DC. Para quem estava em Chicago, estava down. Para quem estava em NY, funcionando maravilhosamente bem. Se eu tivesse clientes pendurados, alguma dúvida que não estariam ligando/criando tickets?

Membro
    Data de Ingresso
    May 2011
    A sugestão foi fazer uma parceria com uma revenda, brasileira ou não, mas possivelmente usando data centers no exterior para obter melhor qualidade com menor custo.
    O que seria essa "parceria", exatamente?

Ontem eu tive um alarme num servidor da Softlayer em Washington, DC. Para quem estava em Chicago, estava down. Para quem estava em NY, funcionando maravilhosamente bem. Se eu tivesse clientes pendurados, alguma dúvida que não estariam ligando/criando tickets?
    Realmente =/

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem