Resultados 1 a 6 de 6
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010

Experiencia com substituição de Disco na OVH

Pessoal,

Essa semana tive problema de hd em um servidor de backup que tenho na ovh

Tudo começou com o log do rsync recebido via email informando que o processo de copia havia sido interrompido e vários arquivos eram somente leitura...

Acessei o servidor p/ dar uma olhada e qualquer coisa que eu fazia via ssh recebia avisos de arquivos que eram somente leitura.

Decidi reiniciar e pronto, não subiu mais heheheh

Como o servidor tinha apenas uma hd, perdi tudo obviamente...

Curioso que o modo rescue deles não identificou nenhum problema na hd

Infelizmente, nessa mesma semana tive um problema em um servidor de produção, mas esse tinham dois hd's

Esse servidor já estava acusando problemas via cpanel a alguns meses, mas eu não podia parar ele, porque sabia do risco de reiniciar pra realizar testes e não conseguir subir mais.

Me organizei, criei uma planilha com o tamanho que cada conta tinha e fiz um planejamento de ordem, servidores que seriam colocados...etc (Isso seria feito na semana do natal/ano novo), mas infelizmente o servidor infartou antes.

Como esse tinha raid, novamente fiz testes pelo modo rescue, não acusou nenhum erro após insistir 3x tentando reiniciar via painel de controle deles e a cada falha de reinicio em modo hd (sem netboot) finalmente alguém lá resolveu fazer um teste ou sei lá o que, identificou o problema, reportou por email pra mim e finalmente conseguiu subir o servidor.

Mas pra isso, foram gastos aproximadamente 6 horas de downtime (sem a substituição do hd)

Como o servidor subiu normal, como eu já estava organizado com a migração fiz a transf. de aproximadamente 350GB em 15 horas aproximadamente (ovh x ovh)

OBS: Parte do sucesso devo ao transfer do cpanel que faz multiplas transf. em vez de uma por uma como era no passado (principalmente quando enroscava e fazia transferência igual uma tartaruga)

Mas voltando a troca de hd.

No servidor de backup, solicitei a troca imediata da hd, sem agendamento, como meu inglês é meio ruim, o operador de suporte me perguntou pelo menos 3x se eu tinha certeza se podia trocar e que tudo seria perdido...bla bla bla por fim pediu pra eu informar o serial do hd que seria trocado (o servidor tinha apenas um hd) e quando fui responder, ele havia removido essa resposta do setor de ticket e dado inicio na substituição que aconteceu em 15min.

Acho importante informar que o primeiro ticket solicitando a troca de hd demorou algumas horas para ser respondido.

Como eu tinha um segundo ticket aberto paralelo agendando a substituição do outro hd, o técnico informou no meu outro ticket que eu deveria informar o serial do hd deste outro servidor.

Eles fornecem um how to para verificar o serial do hd e informar no ticket qual hd deve ser substituído (quando o técnico ve o problema de disco no servidor, ele informa por email qual é o hd)

Dear Customer,

The intervention on nsXXXXXX.ip-XXX-4-XXX.net has been completed.

This operation was closed at 2014-12-16 12:01:03

Here are the details of this operation:
    Hardware diagnosis
    Date 2014-12-16 11:18:28, hugo.XXXX made Hardware diagnosis:
    The server is up, but the /sda shows a lot of errors (the seagate drive)
    You should contact the support to have it replaced.

Ping OK

If you need any further information regarding this intervention, please do not hesitate to contact our technical support.

Regards,
    Pessoalmente achei que deveria ter algo prioritario para tratar de troca de hardware, tipo um link especifico, com campos pré-definidos, tu preenche, aceita termos, aceita risco de explosão do servidor, aceita formatação...etc manda bala e o técnico ja troca sem ficar fazendo um zilhão de perguntas antes (visto que cada resposta tem um delay)

Alguém já precisou trocar hd com eles, foi mais tranquilo?

oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Web Hosting Master
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    nossa, e tudo isso na OVH mesmo (não as linhas secundárias, sys, kemelda, etc etc...) ?

Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Já tive um problema próximo. Um desligamento da OVH quebrou um raid1. Eles não possuem esquema de recuperação (nem terceirizada). E criaram uma burocracia enorme para nos vender a HD. E mesmo após fechado a compra da HD demoraram duas semanas para liberar a invoice (e olha que ficamos ligando no call center deles).

Só que meu cliente não podia esperar tudo isso. Como eu sabia que o problema do corrompimento dos dados não foi de hardware, mas lógico, eu fiz o seguinte:
    Como eram dois discos de 2TB cada, e eles haviam sincronizado a corrupção de dados, eu formatei um deles e gerei uma imagem bit a bit do outro compactada (lia os bits e já compactava). 2TB viraram 875 GB aproximadamente.

Compramos um disco de 3TB aqui no Brasil e eu baixei a imagem de 875GB. Eu não tinha espaço para descompactar e travar, então, graças ao pipe do Linux, ao mesmo tempo que lia o arquivo, já extraia e já gravava.

O processo de ler e compactar levaram 3,5 dias. O processo de ler, extrair e gravar no disco levaram 4 dias.

Entregamos a uma empresa de recuperação e conseguimos quase tudo de volta. O difícil foi encontrar uma empresa que aceitasse o disco nesse método. A maioria simplesmente não acreditava que dava para fazer isso (risos) ou insistia que o problema era de hardware (mais risos). Eu não tentaria isso se eu não tivesse certeza de que o problema era estritamente lógico. Fora que nós estávamos pagando, a empresa só tinha que cumprir o seu papel.

Encontramos duas empresas em Curitiba que aceitaram fazer. Uma delas queria uma mini fortuna. A outra tentou recuperar com os dois pés atrás diante desse método, mas conseguiu parte dos dados.

Já com os dados em mão a OVH demorou ainda mais uma semana para liberar a invoice. Já tínhamos reinstalado o servidor quando saiu.
    Francisco P K, SysAdmin Linux apterix at gmail

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Citação Postado originalmente por inter Ver Post
    nossa, e tudo isso na OVH mesmo (não as linhas secundárias, sys, kemelda, etc etc...) ?
    OVH mesmo. (ovh.com/us)

Resumo da opera:

Servidor de backup: Hd trocada, formatei e mandei fazer backups novamente.

Servidor de produção: Cancelei o agendamento, solicitei a troca imediata do disco (depois que pedi até a troca, foram mais umas 3 horas)

Troquei o disco, talvez eu tenha feito alguma besteira nessa etapa:

http://docs.ovh.ca/en/guides-raid-so...sk-replacement

Tanto a ovh quanto a syslint dizem que os discos parecem estar vazios (ambos os discos) :P
    oGigante.com*• Revenda de Hospedagem Cloud Linux + WHMCS Grátis
    VWhost.com.br • Revenda de Hospedagem Linux Cpanel + CloudFlare
    Zocka.com.br • Hospedagem de Sites Cpanel + Construtor de Sites

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Eu já precisei trocar um HD na Hivelocity, foi trocado rapidamente e os operadores colocam o disco antigo em um case usb para a cópia de dados. Achei bem eficiente!

Aspirante a Evangelist
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Chuva também tive problemas como você na OVH do Canadá, logo de inicio ao receber meu servidor, já comecei a notar problemas no segundo hd.
    Também estou aguardando eles para fazerem a troca, mas acho que não vou continuar com eles quando começa assim é dor de cabeça.
    Carlos Nunes
    Analista de sistemas
    Desenvolvimento de Soluções para web.
    Criarnaweb E-Solutions
    www.criarnaweb.com.br
    https://br.linkedin.com/in/nunescarlos

Permissões de Postagem