Resultados da Enquete: Você já comprou carteira de clientes?

Votantes
10. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim, mas não compraria de novo.

1 10.00%
  • Sim, e compraria de novo.

3 30.00%
  • Não, e jamais compraria.

3 30.00%
  • Não, mas quero comprar.

3 30.00%
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14
    Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010

Question Comprar ou não comprar carteira de clientes?

Amigos,

Gostaria de ouvir experiências de vocês em relação a compra e venda de carteira de clientes.

Nossa unica experiência com compra não foi boa, compramos 36 clientes, começamos a contatar eles, por telefone para "dar as boas-vindas", logo de cara, 8 pularam fora alegando que eram clientes do "fulano" e não da empresa X que agora era Y.

Dos 36, 10 eram com pagamento anual, e haviam renovado a pouco tempo, permaneceram clientes, usaram nosso suporte, não reclamaram e quando enviamos a renovação - não renovaram.

Assim por diante até que menos de 10 ficaram conosco - e notem que mantivemos tudo, servidor, painel, preços, tudo mesmo.

Pesquisei um pouco sobre isso, e vi muitos problemas, e preferi ficar de fora, mas recentemente fomos sondados se tínhamos interesse em adquirir um carteira, até bem grande e estas dúvidas voltaram.

Acho estranho, pois quem quer vender, sempre alega falta de tempo, seja para tocar o negócio, estudar, casar, etc..., e para um deles oferecemos de então assumir a empresa, mantendo ela e dando o lucro liquido a esta pessoa por 1 ano - na verdade, estávamos dispostos a estender, por exemplo, o segundo ano com 50%, ou ainda algum outro valor, mas a pessoa literalmente riu! isso mesmo, riu.

ai, também comecei a rir e falei que então ele só podia estar de má fé, pois achar graça em ganhar sem trabalhar??

outro detalhe é que nenhum vendedor, considera de assinar um termo no qual se compromete a ficar pelo menos 5 anos afastado deste tipo de negócio, o que é super comum!

Enfim, por favor coloque aqui a sua experiência!

Moderador
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Ruka, esta é uma realidade. Vender e comprar clientes e depois "roubá-los" de novo, ou criar negócios paralelos ou com "laranjas' (assim esse termo de se afastar do mercado, mesmo assinado, não acaba valendo de nada).
    Eu acho que o que eu vou gastar, gasto em marketing para arrebatar os clientes diretamente. Eu mesmo já tive problema com vendedor (mas foi diferente do seu: o sujeito prometeu trazer uma carteira X de clientes, me fez assinar uma extensão de contrato com fornecedores, e na hora de concretizar a operação, o sujeito queria 50% de participação na minha empresa, sem pôr nada na mesa previamente (nem dinheiro, nem os clientes, nem equipamento, nem contratos). Obviamente, eu não podia fazer isso: eu já tinha construído um patrimônio de 10 anos de experiência no mercado e com uns tantos mil dólares em equipamento e clientes, seria palhaçada eu abrir mão de metade disso sem nenhuma garantia.
    Resultado? Me ferrei, tive de arcar com o contrato com o fornecedor e tive o maior prejuízo por 1 ano.

Super Moderador
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Minha única experiência não foi boa também não. E tambem fico sempre questionando o fato de que quem quer vender sempre quer a vista e pra ontem...

vamos ver se os outros membros conseguem mudar o panorama com seus depoimentos!

WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Ruka,

Eu já comprei algumas carteiras, a menor delas o vendedor tinha 70 clientes, na pratica haviam 36.

A maior, havia 350 na venda e 150 na pratica.

Em todas as minhas ofertas, eu já fazia uma previsão de clientes que sairiam do negocio.

Sinceramente, acho que é uma negociação tão complexa, que fazer o que o Cresci comentou talvez seja mais vantajoso.

Se você for avaliar bem, os riscos e todo o processo que envolve a transição dos clientes, poderia ter investido isso em marketing e ter resultados mais rápidamente.

Das negociações que eu fiz, apenas uma quase perdi tudo, pois o vendedor estava populando outro servidor, e se fazia passar por um dos clientes, minha sorte foi que descobri por meio de cabeçalho de email e registrei em uma delegacia por estelionato, depois disso ele resolveu cumprir com tudo que haviamos combinado.

Eu até votei que compraria novamente, mas hoje eu adotaria tantos critérios, que eu acho pouco provavel que o vendedor aceitaria hehehe

P/ mim, a negociação tende a complicar quando:

O host tem muitos depositos em conta.
    Pretende vender apenas os clientes (sem domínio)
    Quando não tem cadastro dos clientes.
    Quando deixa de prestar um bom suporte.
    Quando recebe, não paga o domínio e o cliente perde o domínio (infelizmente peguei 3 casos do genero)
    Quando o vendedor não quer assinar nenhum termo, não quer dar nenhum tipo de garantia.
    Quando o host não tem historico de emails de suporte.
    Quando o domínio do host (que será seu, não está em nome da pessoa que está vendendo)

Uma das cartelas que peguei, eu assumi todo o host...quando liguei para os clientes, tinha gente que não queria nem ouvi falar do nome do host pela má administração que o antigo dono tinha heheheh.

Em outras, tive que assumir reclamações no reclameaqui.

Em outras, ligar p/ celular do cliente do outro lado do brasil, p/ garantir que a partir daquele momento ele não teria mais o serviço suspenso sem motivo (cliente teve o site suspenso 3x ao mês...whmcs precisava de manutenção urgente hehehe)

Eu gostei de quase tudo que passei, valeu como experiencia, me diverti com muita coisa, pessoalmente p/ mim, eu acho que + valeu a pena porque eu soube contornar a maioria dos problemas que eu tive.

Confesso que até hoje eu me pergunto como poderia ter sido ter gasto com publicidade (digo uma boa publicidade, porque fiz campanhas no adsense e só perdi grana :P)

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    @chuvadenovembro

he he he, desta vez voce teve muito mais coisa para contar do que eu heim?

pelo que vejo então, é difícil mesmo e não parece existir um padrão, né?

será que conseguimos reunir uma espécie de tutorial sobre isso? poderíamos ir juntando as experiências de cada um para evitarmos de cairmos no mesmo erro!

Louco pelo WHT Brasil
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    rapaz eu ja comprei varias carteiras é sim isso sao fatos, na realidade, em media de cara vc tera uma perca quasi de 50% a o que é apresentado pelo vendedor da mesma, e mais uns 10% de renovaçoes.
    Webin Serviços de internet Ltda.
    Revendas de Hospedagem (USA e BR) com CloudLinux, WHMCS grátis, Construtor de sites, Softaculous, NGINX, DNS personalizados, CLUSTER de DNS.
    webinhost.com.br www.webinrevenda.com.br / www.webinidc.com.br

Sempre que eu vejo esse tipo de coisa, eu fico receoso, já fui vitima de uma venda de carteira e a experiência foi horrível.Tudo ficou ruim, a forma do suporte mudou e também achei ruim, acho que as pessoas se acostumam com aquela pessoa e depois não querem trocar, é a mesma coisa de dentista, você tem aquele que confia e sem aviso ele vende o consultório, você não vai querer outra pessoa mesmo sendo o mesmo consultório.

Quero ser Guru
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Citação Postado originalmente por dedibras Ver Post
    Sempre que eu vejo esse tipo de coisa, eu fico receoso, já fui vitima de uma venda de carteira e a experiência foi horrível.Tudo ficou ruim, a forma do suporte mudou e também achei ruim, acho que as pessoas se acostumam com aquela pessoa e depois não querem trocar, é a mesma coisa de dentista, você tem aquele que confia e sem aviso ele vende o consultório, você não vai querer outra pessoa mesmo sendo o mesmo consultório.
    como cliente já passei por isso duas vezes, e infelizmente nas duas a empresa que foi comprada piorou, na segunda, foi uma coisa impressionante, o comprador muito tudo, mas tudo mesmo, sistema de cobrança, datacenter, painel de controle, etc. - acompanhei por um outro forum e foi uma saida em massa. Se ele não trabalhava com aquele tipo de produto, porque comprou os clientes? Vai entender....

Membro
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Logicamente que antes de comprarmos uma carteira de cliente temos que estudar a empresa que vamos estar comprando e ver se vale apena e se realmente eles tem o que fala.

Nada hoje em dia deve ser feito sem contrato.
    Thiago Avelino

Novo Membro
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    O ponto chave de uma compra de carteira de clientes é a transição. Se ela não for bem feita, você corre o risco de perder todos os clientes de cara e os que permanecerem não renovarão no próximo vencimento. Deve ser algo gradual e não jogado na cara do cliente de uma vez.

Vocês viram quanto tempo o Real demorou começar a utilizar o nome Santander? Eu sou cliente e confesso que foi totalmente tranquila essa mudança.

Outro exemplo é a recente compra do grupo Lojas Maia pela Magazine Luiza. Até agora não foram feitas mudanças drásticas. Simplesmente adicionaram o nome "Magazine Luiza" abaixo das placas com o nome das lojas. E como forma de atrair novos clientes/compras e criar confiança para os clientes antigos, agora estão fazendo uma promoção onde toda semana (ou todo dia, não me recordo agora), um produto da loja é vendido por um preço bem inferior.

Antes de comprar uma carteira de clientes, analise a sua empresa em relação a que está vendendo a carteira:

- Você pode oferecer um serviço equivalente ou melhor?
    - Você oferece todos os meios de suporte utilizados na outra empresa?
    - Você oferece todos os métodos de pagamento utilizados na outra empresa?

Além disso, faça com que essa mudança tenha o mínimo de impacto para o cliente. De preferência, faça com que ele permaneça no mesmo servidor, sistema de cadastros etc. "Se vire nos 30" pra minimizar "trabalho" para o cliente.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem