Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,051

    Zebrinha no IPv6 da Online.net

    Como é do conhecimento dos clientes da Online.net, é necessário associar dinamicamente uma subnet IPv6 para obter conectividade. Uma das vantagens é que permite mover os endereços IPv6 de um servidor para outro simplesmente utilizando o identificador da subnet, sem precisar recorrer ao data center.

    Elegante, prático, mas nunca tinha precisado usar essa facilidade até ter decidido migrar um nameserver auth de um servidor (FR13, sala 3) para outro (FR15, sala 4). Como essas mudanças levam um tempo para propagar totalmente, usar o mesmo IP é interessante mesmo parcialmente -- no caso apenas o IPv6. Feita as devidas configurações, aparentemente funcionou imediatamente. Só que ocorreu um problema na desinstalação do "dibbler" no FR13 e não percebi. Para piorar a coisa, esqueci de remover o IPv6 da configuração de rede (/etc/network/interfaces). A pá de cal foi que ao testar ping de endereços IPv6 a partir do FR13 não tinha resposta, "comprovando" que estava sem acesso IPv6, e ping de servidores externos no IPv6 "movido" respondia ok.

    Assunto encerrado?

    Não exatamente. O monitoramento http/tcp a partir do FR15 de servidores IPv6 ficou "instável": a cada rodada, um grupo diferente de servidores não respondia, inclusive alguns servidores locais. Estive atribuindo à algum tropeço da Online.net quando dei de cara hoje com essa estatistica dos nameservers:



    O primeiro impacto foi: como poderia ter acessos IPv6 no nameserver FR13 nas últimas 24h se este foi removido há dias? O segundo foi o número de queries via conectividade IPV6 ser próximo.

    Em resumo, por erro meu, o mesmo IPv6 foi alocado nos dois servidores e ambos passaram a receber o mesmo tráfego.

    Desinstalado o "dibbler" no FR13 e removido o IPv6 da configuração, a "instabilidade" do FR15 com TCP via IPv6 "magicamente" desapareceu.

  2. #2
    WHT-BR Top Member
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    15,051
    PS: Obviamente não deveria ser permitido servidores usarem simultaneamente o mesmo IP

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •